CHILE ENTRA EM 'COMBATE' COM EUA PARA TESTAR AVIÕES
Fonte: ANSA

SANTIAGO DO CHILE, 9 ABR (ANSA) - Soldados das Forças Aéreas de Chile e Estados Unidos simularam um combate a fim de testar os 28 caças F-16 que o Chile comprou da Holanda e dos Estados Unidos no ano passado.

O treinamento, similar ao que os EUA realizaram no Peru, faz parte dos exercícios conjuntos do Newen, projeto organizado pelos dois países na Feira do Ar e do Espaço, a Fidae 2008.
Durante a simulação, três caças F-16 ficaram em "combate" por mais de seis horas com dois aviões F-15, de maior superioridade aérea. A simulação aconteceu sobre o mar, na costa de Quintero, a cerca de 120 quilômetros de Santiago. Os exercícios do Newen incluíram também manobras de reabastecimento de combustível no ar, feitas por um avião KC-10 pilotado por soldados da Força Aérea norte-americana.

O KC-10 é capaz de transportar 75 passageiros e uma carga de até 290 toneladas. É usado majoritariamente, porém, para abastecer outros aviões em vôo através de uma mangueira que pode chegar a oito metros de comprimento.
"O reabastecimento de combustível durante o vôo (que leva 30 segundos em aviões pequenos e 20 em grandes) requer destreza dos pilotos, e as atividades programadas pelo Newen ajudarão a melhorar a preparação dos pilotos chilenos para operar os F-16 ao redor do mundo", disse à ANSA o coronel James Russel, diretor de operações da 12ª Força Aérea dos Estados Unidos.

O Newen também promoveu exercícios de resgate médico, em que os aviões chilenos e norte-americanos simularam busca de pessoas feridas em combate.
Segundo Russel, as atividades buscam "o intercâmbio de experiências táticas e técnicas entre os dois países para que trabalhem da melhor maneira em uma eventual catástrofe real".