Elas são conhecidas como 'crazy rasberry ants' e já se espalharam por cinco condados na área de Houston
The New York Times
Fonte: Estadão
Tendo destruído os canos de um centro de tratamento de esgoto, as formigas estão marchando agora em direção ao Centro Espacial Johnson da Nasa e ao aeroporto William P. Hobby, deixando oficiais do estado em pânico. "Elas são coisinhas pequenininhas e correm por toda partes", disse Patsy Morphew, residente da cidade de Pearland.
Ela passa horas varrendo formigas para fora do quintal e as tirando de dentro da piscina aos baldes. "Há milhares e milhares delas. Se você já viu um carro correndo, é como elas são. Elas estão indo muito rápido. É uma coisa maluca."
Maluca é a palavra certa. As formigas são conhecidas como crazy rasberry ants (formigas rasberry malucas): malucas porque elas parecem se mover de forma desordenada, diferente das marchas em fila de outras espécies e rasberry devido a um exterminador pioneiro, Tom Rasberry, que primeiro as identificou como um problema.
Tom Rasberry com as crazy rasberry ants. Foto: AP
As formigas - também conhecidas como paratrenicha species near pubens - já se espalharam por cinco condados na área de Houston. Cientistas não têm certeza de onde elas se originam, mas elas parecem se relacionar com um tipo de formigas do Caribe. "Nesse ponto seria praticamente impossível erradicar as formigas porque elas já se dispersaram demais", disse Roger Gold, o epidemiologista da Universidade A&M do Texas. Ele acrescentou que o único ponto positivo da invasão foi que as formigas rasberry comeram as fire ants, que picam humanos durante o longo verão do Texas.
Infelizmente, as formigas também gostam de sugar a umidade das plantas e de se alimentar de insetos precisos (como as joaninhas). Elas também picam humanos - embora não doa como a picada das fire ants.
Talvez sua característica mais marcante, no entanto, seja que elas são atraídas por equipamentos elétricos. Especialistas em controle de pestes dizem que estão sendo inundados com chamadas de residências e empresas, agora que a estação quente e úmida começou, com literalmente bilhões de formigas comendo fiações em todo o estado. Pior, as formigas se recusam a morrer quando atingidas pelo veneno. Mesmo matar a formiga rainha da colônia não resolve o problema, porque as colônias têm múltiplas rainhas. O Departamento de Agricultura do Texas disse que está trabalhando com pesquisadores da Universidade A&M e da Agência de Proteção Ambiental para encontrar maneiras de parar o avanço das formigas.
0 Comentários