Interesse francês, inclui o Beriev BE-200 e Mi 26
Fonte: Aerea Militar e redorbit.com

Numa reunião ocorrida na passada Quarta-feira em Moscovo, a ministra francesa da defesa, Michele Alliot-Marie, afirmou que a França está interessada na aquisição de helicópteros pesados, em aeronaves de reconhecimento e aeronaves não tripuladas.

A França, considera que os russos são uma possibilidade, não só para aquisição, como eventualmente para o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de aeronaves da próxima geração.

Entre as afirmações mais significativas está a do ministro dos estrangeiros da França, Philipe Doust-Blazay, que afirmou que o governo francês considera a possibilidade de adquirir aeronaves anfíbias russas para o combate a incêndios florestais.

Entre os aviões anfíbios de fabrico russo, o interesse francês é especialmente direccionado para o Beriev BE-200 bi-turbina [1], que pode ser utilizado tanto para combate a incêndios (transporta 12 toneladas de água ou produto equivalente) como para transporte militar, ambulância ou mesmo transporte civil comercial, onde não houver aeroportos disponíveis.

O interesse francês, poderá também estender-se a helicópteros pesados, campo onde a industria aeronáutica russa se parece especializar, nomeadamente com helicópteros como o MI-26, que tem uma capacidade de transporte idêntica à de um C-130 Hercules.

Os franceses não se esqueceram no entanto de deixar recado, referindo que também seria interessante se a Rússia adquirisse aeronaves de transporte civis da família Airbus.