Depois de desativar operações com seus caças Denel Cheetah C/D, africanos querem iniciar conversão para novo equipamento.
Hercules Araújo
Fonte: Airway
A Força Aérea da África do Sul formalmente aceitou seus primeiros 26 caças de combate Saab Gripen C/D para introduzir em seu esquadrão em 30 de abril aproximadamente um mês depois de aposentar sua última unidade de Denel Cheetah C/D. As novas unidades serviram ao 2º Esquadrão que finalizou as operações com os Cheetah na base aérea de Makhado, a unidade de dois assentos SA01 irá operar a partir da base de Overberg nos próximos dois anos, dando suporte ao desenvolvimento de trabalhos de testes com software além de testes com armas para a nova frota de caças.
A aeronave completou em novembro uma campanha de testes de desenvolvimento no país que totalizou 199 sortidas desde agosto de 2006. A África do Sul irá receber seus próximos dois modelos biplace no final do ano, com todas as entregas efetuadas pela Saab para seu primeiro cliente internacional agendadas para serem finalizadas durante 2012. A aceitação formal do Gripen SA01 foi agendada para acontecer em 7 de abril, mas foi adiada a pedido do cliente.
Fonte Areamilitar
O primeiro dos 26 Gripen encomendados pela África do Sul, à sueca Saab, foi entregue no passado fim-de-semana à força aérea daquele país, depois de ter passado pelo programa de adaptação aos requisitos da força aérea daquele país.
Os novos aviões foram encomendados como substitutos dos Atlas-Chetaah, derivados dos Mirage-III e fabricados na própria África do Sul com o apoio técnico de Israel.
O Gripen, é o mais sofisticado avião de combate ao serviço a sul do Sahara e supera em muitos aspectos os F-16 Block.40 que estão ao serviço no Egipto.
A entrega da aeronave, ocorre depois de um longo período de adaptação de novos sistemas ao JAS-39, pois embora a África do Sul tenha optado por adquirir uma aeronave estrangeira em vez de assumir os custos de construir uma pequena série de aviões próprios, tentou manter o máximo possível de industrias ligadas à tecnologia aeroespacial, pelo que os novos JAS-39C/D sul africanos, estarão equipados com vários sistemas de concepção local e utilizarão armamentos igualmente desenvolvidos no país.
A antiga ATLAS, que agora faz parte do consórcio DENEL, passou também a fabricar componentes para o Gripen. Por isso, as aeronaves já fornecidas para a Hungria, por exemplo, estão equipadas com um trem de aterragem fabricado na África do Sul.
A aquisição do Gripen pela força aérea sul africana permitiu ainda a várias industrias da África do Sul a possibilidade de aceder através da Saab a um mercado muito mais vasto, que de outra forma não estaria ao alcance da empresa sul africana.
Entre os sistemas que são adaptados para utilização pela África do Sul, estão além do trem de aterragem ventral, os sistemas de transmissão e intercomunicação de dados, os mísseis ar-ar de curto e de médio alcance.
O total de contrapartidas que a economia sul africana receberá até o projecto terminar em 2012, atingirá cerca de 800 milhões de dólares.
Aeronaves como o Gripen, juntamente com a aquisição das fragatas (classificadas como corvetas) da classe Meko, posicionam a África do Sul como nação dominante na região sul de África, onde o único país com alguma capacidade militar de relevo, Angola, se afunda cada vez mais numa crise que se estende a todos os ramos das forças armadas.
Hercules Araújo
Fonte: Airway
A Força Aérea da África do Sul formalmente aceitou seus primeiros 26 caças de combate Saab Gripen C/D para introduzir em seu esquadrão em 30 de abril aproximadamente um mês depois de aposentar sua última unidade de Denel Cheetah C/D. As novas unidades serviram ao 2º Esquadrão que finalizou as operações com os Cheetah na base aérea de Makhado, a unidade de dois assentos SA01 irá operar a partir da base de Overberg nos próximos dois anos, dando suporte ao desenvolvimento de trabalhos de testes com software além de testes com armas para a nova frota de caças.
A aeronave completou em novembro uma campanha de testes de desenvolvimento no país que totalizou 199 sortidas desde agosto de 2006. A África do Sul irá receber seus próximos dois modelos biplace no final do ano, com todas as entregas efetuadas pela Saab para seu primeiro cliente internacional agendadas para serem finalizadas durante 2012. A aceitação formal do Gripen SA01 foi agendada para acontecer em 7 de abril, mas foi adiada a pedido do cliente.
Entregue o primeiro Gripen sul africano
Aeronave da Saab, é a mais sofisticada de África
Aeronave da Saab, é a mais sofisticada de África
Fonte Areamilitar
O primeiro dos 26 Gripen encomendados pela África do Sul, à sueca Saab, foi entregue no passado fim-de-semana à força aérea daquele país, depois de ter passado pelo programa de adaptação aos requisitos da força aérea daquele país.
Os novos aviões foram encomendados como substitutos dos Atlas-Chetaah, derivados dos Mirage-III e fabricados na própria África do Sul com o apoio técnico de Israel.
O Gripen, é o mais sofisticado avião de combate ao serviço a sul do Sahara e supera em muitos aspectos os F-16 Block.40 que estão ao serviço no Egipto.
A entrega da aeronave, ocorre depois de um longo período de adaptação de novos sistemas ao JAS-39, pois embora a África do Sul tenha optado por adquirir uma aeronave estrangeira em vez de assumir os custos de construir uma pequena série de aviões próprios, tentou manter o máximo possível de industrias ligadas à tecnologia aeroespacial, pelo que os novos JAS-39C/D sul africanos, estarão equipados com vários sistemas de concepção local e utilizarão armamentos igualmente desenvolvidos no país.
A antiga ATLAS, que agora faz parte do consórcio DENEL, passou também a fabricar componentes para o Gripen. Por isso, as aeronaves já fornecidas para a Hungria, por exemplo, estão equipadas com um trem de aterragem fabricado na África do Sul.
A aquisição do Gripen pela força aérea sul africana permitiu ainda a várias industrias da África do Sul a possibilidade de aceder através da Saab a um mercado muito mais vasto, que de outra forma não estaria ao alcance da empresa sul africana.
Entre os sistemas que são adaptados para utilização pela África do Sul, estão além do trem de aterragem ventral, os sistemas de transmissão e intercomunicação de dados, os mísseis ar-ar de curto e de médio alcance.
O total de contrapartidas que a economia sul africana receberá até o projecto terminar em 2012, atingirá cerca de 800 milhões de dólares.
Aeronaves como o Gripen, juntamente com a aquisição das fragatas (classificadas como corvetas) da classe Meko, posicionam a África do Sul como nação dominante na região sul de África, onde o único país com alguma capacidade militar de relevo, Angola, se afunda cada vez mais numa crise que se estende a todos os ramos das forças armadas.
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