Evangelho (João 14,6-14)

Sábado, 3 de Maio de 2008

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acre¬di¬¬ta em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

SANTO DO DIA - Santos Filipe e Tiago

Santos Filipe e Tiago Filipe de Betsaida, na Galiléia, foi um dos primeiros discípulos chamados por Cristo. Da mesma cidade de Pedro e André; talvez fosse pescador também. Bem no início de sua vida pública, Jesus, ao se encontrar na Galiléia com Filipe, dirige-lhe imediatamente o chamado: "Segue-me" (Jo 1,43).

No relato da milagrosa multiplicação dos pães, é a Filipe que Jesus pergunta: "Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?" e Filipe responde: "Duzentos denários de pão não lhes bastam para que cada um receba um pedaço do pão" (Jo 6,5-7).