Evangelho (João 17,11b-19)

Quarta-Feira, 7 de Maio de 2008
7ª Semana da Páscoa

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.
13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.

SANTO DO DIA - Bem-Aventurada Catarina Tekakwitha

Bem-Aventurada Catarina Tekakwitha O nosso Papa João Paulo II bateu o recorde em número de canonizações e beatificações, e assim tem demonstrado que é possível ser santo em todos os tempos, assim como em várias idades, raças, e culturas, como é o caso da indígena Catarina Tekakwita é um chamado de Deus a todos.
Catarina foi uma pele-vermelha da América do Norte que levou muitos indígenas para Deus. A mãe de Catarina foi inicialmente evangelizada por missionários, juntamente com a tribo, mas aconteceu que foi raptada na guerra e levada por uma outra tribo, onde uniu-se ao chefe, e desta forma nasceu Catarina. A bem-aventurada de hoje conheceu através da mãe a Jesus e mesmo depois de perdê-la por doença, não deixou de seguir a Cristo.
Ao ir morar com a tia pagã, sofreu pressões, mas sabendo de missionários na região foi sedenta de Deus ao encontro destes que a acolheram, catequizaram-na e a batizaram incorporando-a no Corpo Místico do seu Amado. A bem-aventurada Catarina consagrou sua virgindade e todo o seu ser ao Cristo, por isso foi importante para a conversão de muitos irmãos da mesma raça, isto até os 24 anos quando entrou no Céu depois de dizer: "Jesus, eu te amo!".