Evangelho (Marcos 8,34–9,1)

Sexta-Feira, 16 de Maio de 2008
6ª Semana Comum

Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.
36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos".
9,1Disse-lhes Jesus: "Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder".


São Simão Stock

São Simão Stock Celebramos neste dia a vida de santidade de um santo muito amado na Ordem Carmelita e na Igreja Católica. São Simão Stock que nasceu numa religiosa família do século XII, a qual sempre-o motivou para uma carreira que proporcionasse glórias humanas, porém o coração de Stock se inclinava para uma carreira diferente: servir a Deus, para a glória de Deus.
São Simão Stock retirou-se para uma floresta perto de Oxford, e nela começou a viver sua vida consagrada ao Senhor, e isto de forma muito criativa, pois num tronco fez sua morada, daí vem o nome Stock. Tentado muitas vezes pelos demônios, pelas críticas, calúnias e pela própria condição de pecador, na perseverança foi conquistando graça sobre graça através de sua vida de oração, penitência e amor.
Acostumado a descer nas aldeias para visitar pobres e doentes, além de evangelizar, São Simão sentiu-se impulsinado para entrar na Ordem Carmelita que começava na Inglaterra, desta forma pôde não só ir para a Terra Santa, mas também encabeçar o movimento dos Carmelitas do Oriente para o Ocidente. São Simão que viveu até os 82 anos, recebeu a visita de Nossa Senhora que lhe conferiu o escapulário como sinal da salvação, guarda dos perigos, paz e proteção da vida daqueles que lutam para viver o Evangelho. Chegou a Superior da Ordem, porém o menor, devida a humildade.