Depois de um acordo entre suecos e norte-americanos que levou um submarino da classe Gotland para os Estados Unidos, para que a marinha daquele país pudesse testar as capacidades dos novos submarinos munidos de sistemas de propulsão independente do ar, agora chegou a vez de passar para o patamar seguinte.

A marinha dos Estados Unidos, em colaboração com a marinha da Itália, vai agora ter a oportunidade de testar as capacidades dos submarinos do tipo U-212 da marinha da Itália, considerados os mais sofisticados e silenciosos submarinos convencionais ao serviço no mundo.

Com este objectivo saiu de Itália neste fim-de-semana o submarino italiano Salvatore Todaro, que estará fora da sua base de Taranto durante seis meses.

A missão, destina-se também a medir as capacidades e a tester os sistemas do submarino U-212 e também será uma operação que servirá para a marinha italiana testar as capacidades deste equipamento.

Anteriormente, um submarino alemão do mesmo tipo, efectuou uma viagem entre a sua base em Kiel e a base de Rota no sul de Espanha. A viagem foi realizada apenas com recurso ao sistema de propulsão independente do ar e segundo foi divulgado o submarino nunca chegou a emergir durante cerca de duas semanas. A marinha da Coreia do Sul que está agora a incorporar submarinos que utilizam o mesmo tipo de tecnologia, refere capacidade para permanecer debaixo de água com recurso ao sistema AIP de até 3 semanas.

Interesse norte-americano

Nos últimos tempos, várias matérias publicadas em meios de comunicação norte americanos especializados em questões militares, têm posto em causa a preferência norte-americana por uma frota exclusivamente composta por submarinos nucleares, olhando para este tipo de submarino como uma opção para missões defensivas e de patrulhas de águas quer próximas quer a grandes distâncias.

Segundo dados não confirmados, os primeiros testes feitos com os submarinos suecos terão demonstrado que os submarinos com sistemas de propulsão independente do ar eram bastante mais silenciosos que o que os operadores dos sistemas de sensores norte-americanos esperavam.
O empréstimo do submarino sueco foi prolongado durante mais tempo que o esperado.

Embora não tenham capacidade para atingir distâncias grandes a grande velocidade [1], como os submarinos de propulsão nuclear, os submarinos com sistema AIP são muito mais silenciosos que os submarinos nucleares, pelo que para missões de defesa, aparecem como uma arma mais eficiente, não só pelo seu silêncio mas também pelo seu custo, pois com o dinheiro que compra um submarino nuclear será possível adquirir três modernos submarinos com propulsão AIP.


Ver matéria também AIP posto à prova


[1] - um submarino deste tipo atinge 20 nós utilizando motores a diesel e 5 nós quando recorre à propulsão AIP, contra velocidades entre os 25 e os 30 nós de submarinos nucleares)