Massa conquista a pole para o GP da Turquia
Fonte: F-1 na Web - Diego Menegon
O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, conquistou, nos instantes finais da classificação, a pole position para o GP da Turquia da Fórmula 1, prova que acontece às 9h00 deste domingo, no circuito de Istambul.
Com a marca de 1:27.329, Massa superou Heikki Kovalainen, da McLaren, em 191 milésimos. O companheiro de equipe do finlandês, Lewis Hamilton, sairá na terceira colocação do grid.
Nos últimos segundos da sessão, Kimi Raikkonen, da Ferrari, estava prestes a melhorar o tempo de Massa, quando teve problemas e perdeu a velocidade de seu carro, deixando a pole na mão do brasileiro. O atual campeão largará em quarto.
Em seguida, aparecem a BMW-Sauber, com Robert Kubica em quinto, e a Red Bull, com Mark Webber em sexto. Fernando Alonso (Renault), Jarno Trulli (Toyota), Nick Heidfeld (BMW-Sauber) e David Coulthard (Red Bull) completaram os dez primeiros.
O brasileiro Rubens Barrichello, da Honda, conseguiu inverter a situação: nos treinos livres no Istambul, sempre ficou uma posição atrás de seu companheiro de equipe, Jenson Button, mas na classificação terminou em 12°, uma colocação à frente do inglês. Nelsinho Piquet não foi bem e vai largar em 17º.
Massa conquista terceira pole consecutiva na Turquia
F-1
Da Redação UOL
Felipe Massa conquistou a pole position no circuito de Istambul, na Turquia. O piloto da equipe Ferrari marcou sua melhor volta em 1min27s617. É a terceira vez consecutiva que o brasileiro irá alinhar na frente nesta pista.
Neste ano, é a terceira pole de Massa e a 12° na carreira dele. Em três etapas disputadas no traçado turco, quem alinhou na posição de honra sempre venceu, inclusive isso aconteceu com o próprio Felipe nas duas edições passadas desta prova.
Na segunda colocação, sai Heikki Kövalainen, que ficou quase dois décimos atrás do tempo do brasileiro. O finlandês, da McLaren, só foi liberado para correr na Turquia nesta quinta, depois de se apresentar recuperado do acidente na última prova, na Espanha.
O inglês Lewis Hamilton, vice-líder do mundial, irá alinhar em terceiro lugar. O líder do campeonato, o finlandês Kimi Räikkönen, companheiro de Felipe Massa, teve que se contentar com o quarto posto no grid. Em quinto aparece a BMW com o polonês Robert Kubica.
A surpresa fica por conta do australiano Mark Webber, que colocou a Red Bull em sexto. O bicampeão Fernando Alonso, da Renault, segue mostrando as evoluções da escuderia francesa e consegue o sétimo posto. O italiano Jarno Trulli, da Toyota, mais uma vez, ficou no top ten, com a oitava marca.
Brasileiros
O brasileiro Rubens Barrichello, que segundo suas contas supera neste final de semana o recorde de corridas de 256 GP's de Riccardo Patrese, lamentou não ter passado para a terceira sessão do treino. O piloto da Honda foi o 12°, um lugar na frente do seu companheiro Jenson Button.
"A equipepensava que os dois carros estariam na terceira parte da classificação. Tive um problema no ajuste do balanço do carro. Por isso, a diferença de 0s4 para entrar nos dez melhores", explicou Barrichello.
Já Nelsinho Piquet, o estreante da Renault, apareceu apenas em 17°, uma posição aquém das expectativas. A frustração foi evidente nos boxes do time.
O Grande Prêmio da Turquia, a quinta etapa desta temporada da Fórmula 1, tem largada prevista para as 9 horas deste domingo com transmissão ao vivo para todo o Brasil.
Confira os tempos do treino de classificação na Turquia:
Terceira Sessão
1. Felipe Massa - Ferrari - 1min27s617
2. Heikki Kövalainen - McLaren - 1min27s808
3. Lewis Hamilton - McLaren - 1min27s923
4. Kimi Räikkönen - Ferrari - 1min27s936
5. Robert Kubica - BMW - 1min28s390
6. Mark Webber - Red Bull - 1min28s417
7. Fernando Alonso - Renault - 1min28s422
8. Jarno Trulli - Toyota - 1min28s836
9. Nick Heidfeld - BMW - 1min28s882
10. David Coulthard - Red Bull - 1min29s959
Segunda Sessão
11. Nico Rosberg - Williams - 1min27s012
12. Rubens Barrichello - Honda - 1min27s219
13. Jenson Button - Honda - 1min27s298
14. Sebastian Vettel - Toro Rosso - 1min27s412
15. Timo Glock - Toyota - 1min27s806
Primeira Sessão
16. Kazuki Nakajima - Williams - 1min27s547
17. Nelsinho Piquet - Renault - 1min27s568
18. Sebastien Bourdais - Toro Rosso - 1min27s621
19. Adrian Sutil - Force India - 1min28s325
20. Giancarlo Fisichella - Force India - punido*
*Fisichella marcou o tempo de 1min27s807, que daria a ele o 19° lugar. Mas, como o italiano recebeu uma punição com a perda de três posições no grid, o piloto caiu para 20°.
VÍDEO: Tudo sobre o GP da Turquia:
Video: Volta virtual do GP da Turquia:
Minha previsão para a corrida: O Räikkönen deve vencer. O Felipe vai ter que correr muito. E porque? Porque o Räikkönen se classificou em primeiro para a ultima fase do treino e teve a preferencia em escolher a estratégia de corrida. Ele quase certamente tem mais combustivel que o Felipe. O Barrichello deve beliscar um pontinho se tudo correr bem (pq essa é uma corrida que tradicionalmente tem muitas quebras) e o Ângelo Piquet deve rodar de novo para baixar mais ainda a bola e amadurecer mais. Espero alguma coisa do Couthard ou do Trulli que se classificaram bem e de forma concistente desta vez.
0 Comentários