Representação artística de acidente com o T-25

Avião da FAB faz pouso de emergência no Paraná

Segundo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, aeronave bateu em um pássaro.
Piloto foi levado a hospital de Foz do Iguaçu com ferimentos no rosto.
Do G1, em São Paulo, com informações da TV Paranaense

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) fez um pouso de emergência no aeroporto de Foz do Iguaçu (PR), nesta quarta-feira (12). Segundo o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo da cidade, ele teve problemas depois de bater em uma ave. O piloto sofreu ferimentos no rosto e recebeu orientação para pousar em Foz do Iguaçu, onde foi encaminhado a um hospital. O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo da cidade informou que os dois aviões estavam em missão de treinamento no Paraná e voavam para Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Avião da FAB realiza pouso de emergência em Arroio do Sal

Aeronave partiu de Florianópolis com destino à Base Aérea de Canoas

Fonte: Zero hora

A pane no motor de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo T-25 Universal, obrigou piloto e co-piloto a fazerem um pouso de emergência em Arroio do Sal, no litoral norte do Rio Grande do Sul, por volta das 17h desta quinta-feira.

De acordo com o Centro de Formação Aeropolicial do Brasil (CFAer) da Brigada Militar do litoral, a aterrissagem foi feita em uma zona pantanosa, distante da cidade. Ninguém ficou ferido.

Em nota, a FAB disse que a aeronave de matrícula FAB-1869, da Base Aérea de Canoas, decolara de Florianópolis com destino a Canoas. De acordo com a FAB, os pilotos, tenente Campos e tenente Honorato passam bem e já estão sendo levados para a cidade de Canoas. As informações iniciais davam conta de que o avião teria partido de São Paulo.

A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

O T-25 é um monomotor a hélice desenvolvido no final da década de 60. Atualmente, é utilizado na instrução básica de cadetes da Academia da Força Aérea e utilizado em inúmeras bases como aeronave padrão para o adestramento de pilotos. Tem 8,6 metros de comprimento,11 metros de envergadura e lugar para duas pessoas.


Nota da FAB sobre o ocorrido:

Nota de Acidente Aeronáutico

A Força Aérea Brasileira informa que, por volta das 17h do dia 22 de maio de 2008, a aeronave T-25, matrícula FAB-1869, da Base Aérea de Canoas, que decolara de Florianópolis com destino a Canoas, teve de fazer um pouso forçado em virtude de uma falha no motor. O procedimento de emergência foi realizado com êxito, em área descampada, ao sul da cidade de Torres, próximo à Estrada do Mar, não tendo ocorrido danos a terceiros. Os pilotos, Ten. Campos e Ten. Honorato passam bem e já estão sendo levados para a cidade de Canoas. A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA