Em atenção às recentes solicitações da Imprensa sobre a aquisição de um novo Navio de apoio à Pesquisa na Antártica, participa-se os seguintes esclarecimentos:
Atualmente, a Marinha do Brasil (MB) possui apenas o Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel” para apoiar as atividades desenvolvidas pelo Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR. Trata-se de um navio construído em 1981 e incorporado à MB em 1994, cuja previsão para retirada do serviço ativo é 2016.
Em fevereiro de 2008, por ocasião da visita do Excelentíssimo Senhor Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva à Estação Antártica “Comandante Ferraz” (EACF) e ao NApOc “Ary Rongel”, foi-lhe apresentada a necessidade de haver um navio específico para as pesquisas realizadas na Região Antártica, que servisse, também, como um substituto eventual do atual navio de apoio.
Ratificado o pleito pelo Presidente da República, a MB realizou o processo de pesquisa, no mercado nacional e internacional, de um navio que pudesse ser adquirido por oportunidade e atendesse aos requisitos e expectativas atuais, além de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas futuras. O navio selecionado foi o “Ocean Empress”, tendo a Marinha iniciado o processo de obtenção.
Informações Gerais
O navio foi construído na Noruega, em 1988, tendo sofrido uma alteração estrutural em 2001. Atualmente está sendo operado pela “ASK Subsea Ltd” e encontra-se no estaleiro “BREDO”, em Bremerheven, Alemanha, onde está realizando uma série de reparos e obras voltados para a conversão em Navio de Apoio “OFFSHORE”.
Características do Navio “Ocean Empress”
• Deslocamento (toneladas): 5.450 - plena carga;
• Dimensões - comprimento x boca x calado (metros): 93,4 x 13,4 x 6,2;
• Velocidade - cruzeiro (econômica) / máxima (nós): 10 / 13;
• Autonomia : 90 dias;
• Tripulação: acomodação em cabines com banheiros para 49 pessoas;
• Propulsão: possui dois eixos acionados por um MCP cada;
• Geração de energia: dois geradores de eixo 1464kW/440V/60Hz trifásicos e um DGE de 1030kW;
• Equipamentos especiais: sonar direcional e sistema de posicionamento dinâmico; e
• Será dotado de convés de vôo e hangar, o que o permitirá operar sem restrições com helicópteros.
Preço – R$ 71,5 milhões.
Inspeção Técnica
Foi realizada uma inspeção técnica no Navio “Ocean Empress”, no porto de Bremerhaven, Alemanha, no período de 9 a 11 de abril do corrente ano. Por ocasião dessa inspeção, foram constatadas as boas condições estruturais de casco, conveses, superestruturas, máquinas, sistema de propulsão e equipamentos, apesar dos 20 anos de atividade do navio.
Cabe ressaltar os aspectos mais importantes das modificações propostas pela Marinha:
• Construção de um convés de vôo, para operar com helicóptero, com dimensões de 15 x 13,4m, a ser instalado na seção de ré do navio, acima do convés já existente;
• Construção de um hangar, com vão livre de 3,7 m de altura, para acomodar 2 helicópteros;
• Um compartimento de cerca de 13 x 5 m , para instalação de laboratórios seco e molhado, localizado abaixo do convés de vôo; e
• Instalação de laboratórios para pesquisa científica, conforme seguinte distribuição: 3 laboratórios secos, com 50 m² cada; e 2 laboratórios molhados, com 20 m² cada. Dois laboratórios secos deverão dispor de repetidoras de ecobatímetro, giro e GPS.
Tempo estimado para a prontificação do navio
Ainda não há um cronograma estabelecido para o recebimento, mas é estimado em dois meses o tempo necessário para a conclusão do projeto proposto pelo proprietário, adequando o navio aos requisitos apresentados pela MB, e mais três meses para implementação das modificações.
Saiba mais sobre o PROANTAR
Fonte: https://www.mar.mil.br
Marinha compra navio para base antártica
Lula autorizou gasto de R$ 71,5 mi em 70 dias e Ocean Empress deve chegar no fim do ano
Tânia Monteiro e Rui Nogueira
Fonte: Estadão
Nunca antes a Marinha havia sido atendida com tanta rapidez: entre o pedido e a decisão de comprar passaram-se apenas 70 dias. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou nesta semana a Marinha a fechar a compra, por R$ 71,5 milhões, do segundo navio de apoio oceanográfico ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Foi comprado o Ocean Empress, barco norueguês que deve chegar ao Brasil no fim do ano.
A Marinha fez o pedido de um novo navio para o Proantar durante a visita oficial do presidente da República à Estação Antártica Comandante Ferraz, entre 17 e 19 de fevereiro, para comemorar o 25º aniversário da primeira expedição brasileira ao continente gelado. Lula visitou também o único navio de apoio em operação, o Ary Rongel, e considerou que o programa precisava de um barco específico para as pesquisas, servindo, ao mesmo tempo, como substituto eventual do Rongel.
Ainda na Antártica, foi autorizada a pesquisa no mercado nacional e internacional e, no último dia 19 de abril, durante a solenidade pelo Dia do Exército, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, comunicou a Lula que o comando da Marinha já havia selecionado o navio. "Quanto mais o Brasil investir em infra-estrutura de pesquisa na região antártica, mais o País sinaliza que não tem pretensões territoriais de nenhuma natureza sobre o Pólo Sul e maior é o reforço de que o continente deve ser espaço global e científico", disse o ministro Nelson Jobim. "O presidente Lula viu o aperto dos cientistas no Ary Rongel", completou.
Seguindo essa orientação - e porque aumentarão o trânsito de pesquisadores e o transporte da infra-estrutura de apoio às pesquisas -, o Ministério da Defesa deve fechar em breve um acordo com o Chile para contribuir na manutenção e reequipamento das bases de Punta Arenas e Eduardo Frei, que o Brasil usa como escala para ir à Estação Comandante Ferraz e chegar ao Ary Rongel.
O Ocean Empress foi feito na Noruega em 1988. É sete anos mais novo do que o Ary Rongel, construído em 1981 e incorporado à Marinha em 1994. O Rongel deve deixar de operar em 2016. O Empress prestava serviços à ASK Subsea Ltda. e está num estaleiro na Alemanha, onde vai ser submetido a uma adaptação para operar no Programa Antártico. A vistoria feita entre os dias 9 e 11 de abril considerou em "boas condições estruturais" o casco, os conveses, as máquinas e todo o sistema de propulsão. Vai receber um convés de vôo, para a operação de helicópteros, um hangar com vão livre para o estacionamento de até dois helicópteros e toda a infra-estrutura para a instalação de laboratórios de pesquisa científica.
Enquanto o Rongel desloca até 1.982 toneladas, o Ocean Empress transporta 5.450 toneladas. O Rongel tem 75,3 metros de comprimento, 13 metros de boca e 6,20 metros de calado - contra 93,4 metros de comprimento, 13,4 metros de boca e 6,2 metros de calado do Empress.
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