http://www.saabgroup.com/NR/rdonlyres/BA3DF85D-7D9F-4F98-A210-772DE9B15E8E/1013/060126_IRIST_3.jpg
DEFESA@NET 09 Junho 2008
Dieh BGT 03 Junho 2008

Diehl BGT Defence


África do Sul Aquire o IRIS-T na espera do A-Darter


UBERLINGEN, Germany --- O IRIS-T missil ar-ar de curto alcance (SRAAM) da Diehl BGT Defence, uma subsidiária da Diehl Defence,foi selecionado pela South African Air Force (SAAF) para equipar os caças Gripen.

O IRIS-T foi escolhido para armar os Gripen da SAAF como uma solução interina até que o míssil que está sendo desenvolvido localmente – A-Darter – esteje operacional.

A organização de aquisições da África do Sul (South African Acquisition Organization - Armscor) colocou um contrato para a aquisição do IRIS-T na segunda metade de Maio de 2008. Durante o transcorrer de 2009, o míssil IRIS-T estará totalmente operacional com os caças Gripen da South African Air Force. A África do Sul é o segundo cliente internacional deste programa e mísseis. A Áustria selecionou o míssil IRIS-T ao fim de 2005 com as entregas realizadas em 2007.

O míssil IRIS-T, estado da arte na categoria SRAAM tem uma performance inigualável, entrou em serviço operacional nas Forças Aéreas da Alemanha. Grécia, Itália, Noruega, Espanha e Suécia no final de 2005. O IRIS-T é um programa no qual participam seis nações com a liderança técnica da Alemanha. A Diehl BGT Defence é a contratista principal. A Força Aérea da Suécia também arma com o míssil IRIS-T os seus caças Gripen.

Há hoje cerca de 4.000 mísseis encomendados. Além do Gripen, o míssil IRIS-T foi integrado aos caças Eurofighter (Typhoon), F-16, F-18 e o Tornado.

Gripen da Força Aérea da Suécia voando com o IRIS-T

Defesa @Net

Fotos do A-Darter apresentado na LAAD 2007

O acordo para desenvolvimento conjunto do míssil A-Darter, entre Brasil e a África do Sul foi anunciado pelo então Comandante da Aeronáutica em 2005. o acordo andou de forma rápida pela parte do Brasil disponibilizando os recursos necessários em tempo recorde. Porém dificuldades pelo lado da África do Sul, entre elas uma profunda reestruturação do Grupo Denel levou todo o ano de 2006 a um avanço mínimo no programa.

No início de 2007 tanto o Grupo Denel teve encaminhada uma solução com a reestruturação implementada pelo CEO Shaun Liebenberg, como o aporte de recursos do governo da África do Sul ao programa A-Darter.

Defesa @ Net

Denel Firma Acordo de Mísseis com o Brasil - A-Darter
http://www.defesanet.com.br/zz/fab_a-darter_e.htm

Brasil investirá U$ 52 Milhões no míssil A- Darter - Defesa @ Net 30 Janeiro 2006
http://www.defesanet.com.br/fab/a-darter_1.htm

Brasil desenvolve míssil com a África do Sul - Conforme a previsão inicial, o A-Darter poderá entrar em operação até 2015
http://www.defesanet.com.br/fab/a-darter_4.htm

CTA coordena projeto de novo míssil com a Africa do Sul - Vale Paraibano 12 Fevereiro 2006
http://www.defesanet.com.br/fab/a-darter_3.htm

Brasil Planeja Investir no desenvolvimento de míssil da África do Sul - Artigo publicado por Defesa@Net no dia 07 Dezembro 2005

Acordo sobre o Missil Ar-Ar A-Darter Próximo da Assinatura - Artigo publicado por Engineering News - África do Sul 24 Fevereiro 2006
http://www.defesanet.com.br/fab/a-darter_2.htm



A Saab testa com sucesso a integração do IRIS-T com o Saab Gripen

A Saab testou com sucesso o míssil sueco IRIS-T testando a sua integração com o caça sueco Gripen.

Segundo Henrik Hojer da Saab Aerossytems: “Os testes foram um marco importante para o programa Gripen. O IRIS-T é um programa de colaboração com vários países europeus na área dos mísseis, onde a Saab tem um papel de liderança na integração com sistemas futuros de mísseis“.

O míssil IRIS-T é uma arma ar-ar desenvolvida para os caças de próxima geração substituirá na Europa o míssil Sidewinder num futuro próximo. O seu desenvolvimento está a decorrer simultaneamente na Alemanha, Grécia, Itália, Suécia, Noruega e Espanha e quando a sua produção estiver no auge estimasse que mais de quatro mil unidades tenham sido construídas.

Fonte: SpaceWar




IRIS T em video: