O Federal Bureau of Investigation (FBI), em português Escritório Federal de Investigação, é o órgão federal dos Estados Unidos sem correspondente no Brasil. Comumente é comparado de forma errônea a Polícia Federal brasileira, entretanto, as atribuições de ambos são completamente distintas. Sua sede se localiza em Washington.
O Federal Bureau of Investigation foi criado em 26 de julho de 1908 pelo Promotor Público Charles Joseph Bonaparte, no governo de Theodore Roosevelt. O nome inicial do órgão foi "Bureau of Investigation (BOI)", sendo que a partir de 1935, passou a ter o nome atual. A polícia federal dos Estados Unidos conta hoje com trinta mil funcionários e atua em sessenta países.
Ganhou fama mundial a atuação do diretor J. Edgar Hoover, de 10 de maio de 1924 a 1972, e, portanto, durante 48 anos. No entanto, após a morte de Hoover, o prazo do mandato de diretor foi reduzido a um máximo de dez anos. O diretor atual é Robert S. Mueller III, desde setembro de 2001.
Também deve ter sua eficiência o aperfeiçoamento do processo de levantamento de informações. Destaca-se também o fato de que, hoje em dia, compartilhamentos de informações são usuais entre o FBI e a CIA. Como política de combate à corrupção interna, exige-se dos agentes declarações de bens e de rendimentos, como também são submetidos a testes com detector de mentiras, considerados, aliás, eficientes. Um exemplo de capacidade do judiciário dos Estados Unidos foi o fato de ele ter conseguido acabar com famílias mafiosas (a Cosa Nostra) que reinavam no crime organizado no país.
0 Comentários