Peça que se soltou do Dc-10 da Continental motivou o acidente com o Concorde da Air France


Continental vai ser processada

Fonte: Gazeta Mercantil Paris, 4 de Julho de 2008 - Um juiz francês ordenou que a Continental Airlines, transportadora de carga americana, e mais cinco pessoas sejam processadas pelo acidente com um concorde da Air France que matou 113 pessoas. O juiz disse que os réus, incluindo o homem que supervisionou o desenvolvimento do avião supersônico franco-britânico, sejam processados por carnificina involuntária. O concorde caiu e explodiu minutos depois da decolagem no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, em julho de 2000. Segundo os investigadores, o avião pegou fogo depois que um dos pneus foi perfurado por um pequeno pedaço de metal que caiu de um vôo do Continental que, ao decolar, lançou escombros nos tanques de combustível do avião com asas em delta. Os promotores dizem que o pedaço de titânio foi encaixado de forma incorreta no DC10 da Continental. Esse compartimento não poderia ser feito de titânio, mas sim de alumínio. A Continental negou a responsabilidade pelo acidente e vai combater as acusações. (Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 10)(Reuters)

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Início da decolagem

The runway just after Concorde took off on it
Pista de decolagem após a decolagem do Concorde

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Local da queda
França indicia empresa aérea por acidente de Concorde
França indicia empresa aérea por acidente de Concorde

O acidente matou 113 pessoas - quatro delas estavam em solo

Fonte: BBC Brasil via Midia com

A Justiça francesa indiciou a companhia aérea americana Continental e cinco pessoas por causa do desastre com um Concorde em julho de 2000 perto de Paris que matou 113 pessoas.

Os cinco réus são dois funcionários da Continental Airlines (um mecânico e o chefe da manutenção), dois da fabricante do Concorde, Aerospatiale, (o diretor do primeiro programa do Concorde e seu ex-engenheiro-chefe), e o ex-diretor técnico do departamento de aviação civil da França.

A iniciativa se segue a uma recomendação de promotores feita em março.

A Continental, acusada de homicício culposo, condenou com veemência a decisão da Justiça francesa, dizendo que ela seria "totalmente injustificável".

O julgamento deverá ocorrer no ano que vem e pode durar de dois a três meses, de acordo com autoridades francesas.

Metal e borracha

O avião se incendiou ao decolar do aeroporto Charles de Gaulle, depois que os seus pneus foram perfurados por um pedaço de metal na pista deixado por um DC-10 da Continental.

Pedaços da borracha dos pneus romperam os tanques de combustível do avião.

Há alegações de que o metal era titânio e normas de segurança determinam que a peça deveria ter sido feita de alumínio, que é mais mole e tem menor probabilidade de furar pneus.

Argumenta-se ainda que os tanques de combustível do Concorde tinham um defeito de design que os tornaram mais passíveis de danos.

O desastre iniciou o processo que levou à retirada de serviço de todos os modelos do supersônico.


Acidente em video: