The image “http://www.falcoes.net/servico1-1.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.
Embraer anuncia fábrica em Portugal
Unidade custará 148 milhões e produzirá peças para aviões

Jair Rattner e Leonencio Nossa - Estadão


A Embraer anunciou ontem em Lisboa que vai investir 148 milhões na construção de duas fábricas em Portugal. O anúncio foi uma cerimônia política, com a presença do primeiro-ministro português, José Sócrates, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que procurou dar indicações de que Portugal está saindo da crise por meio do investimento em tecnologia.

Localizadas em Évora, a 220 quilômetros a oeste de Lisboa, uma das fábricas vai produzir estruturas metálicas e a outra materiais compósitos, utilizados na construção de aviões. Com produção prevista para começar em 2009, serão gerados 570 empregos diretos numa das regiões mais deprimidas de Portugal.

Na fábrica de estruturas metálicas o investimento será de 100 milhões e na de materais compósitos de 48 milhões. O prazo previsto para realizar o investimento é de seis anos.

Segundo o primeiro-ministro português, demorou quase dois anos para conseguir levar a fábrica para Portugal. O objetivo do governo português é a criação de um setor industrial de produção aeronáutica com tecnologia avançada no país.

Os materiais das novas fábricas serão vendidos para as unidades de produção de aviões da empresa. "Os investimentos representam mais um avanço estratégico no processo de crescimento e internacionalização da empresa", afirmou Frederico Fleury Curado, presidente da Embraer. No entanto, ele não deu uma resposta à pergunta sobre se a Embraer vai ou não ter uma linha de montagem de aviões em Portugal.

É a segunda vez que a Embraer investe no país. Em 2004, a Embraer criou com a EADS - acionista da Airbus - uma empresa que adquiriu 65% das ações das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, empresa estatal ligada à força aérea que se dedica à reparação de aviões que estava sendo privatizada.

The image “http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fb/Insigne-AAF.PNG” cannot be displayed, because it contains errors.

As OGMA vão fazer manutenção em aviões da força aérea argelina

Fonte: QUINTUS

Um dos contratos mais importantes assinados na recente cimeira luso-argelina terá sido o celebrado entre as OGMA e a Força Aérea Argelina segundo o qual a empresa portuguesa de manutenção aeronáutica OGMA (detida parcialmente pela EADS europeia e pela brasileira Embraer em 65% e pelo governo português em 35%) vai fazer trabalhos de manutenção sobre os aviões militares da força aérea da Argélia.

http://www.herkynoseart.com/images/7681.jpg

O contrato de 100 milhões de euros e vai garantir uma relação contratual de cinco anos entre as OGMA e a força aérea da Argélia, a qual assim se irá juntar à Líbia e à Tunísia, países onde as OGMA operam já desde à décadas, tendo sido assinado em Janeiro um novo contrato com a Líbia de manutenção dos 4 Hercules C130 deste país do norte de África por 35 milhões de euros.

Image:Su-30MKA.JPG


A notícia não indica exatamente que modelos argelinos é que serão mantidos nas oficinas da empresa… Mas no seu inventário constam aparelhos tão notáveis como MiG-25, MiG-29, os excelentes Su-30 e os novos Yak-30… Sendo estes contratos assinados normalmente por aparelhos, de quais estaremos aqui a falar? Serão novamente os C130H que as OGMA assinou com a Líbia e que mantem também na FAP? Ou… será que podemos sonhar em manter Sukhoi-30MKA?

Fontes:

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=349878&visual=26&rss=0
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=336083
http://diario.iol.pt/sociedade/ogma-socrates-avioes-argelia-contrato/960483-4071.htmlhttp://www.areamilitar.net/imprensa/imprensa.aspx?nrnot=100http://dn.sapo.pt/2008/01/04/dnbolsa/ogma_ganha_contrato_para_manutencao_.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Algerian_Air_Force