Índia terá submarino nuclear em 2009

The image “http://philip9876.files.wordpress.com/2007/11/akula.jpeg” cannot be displayed, because it contains errors.
Fonte: Blog NAVAL

A Índia receberá um submarino nuclear russo da classe ”Akula-II, em setembro de 2009, equipando sua marinha com uma máquina de guerra subaquática silenciosa e letal, a fim de reforçar sua capacidade de combate em águas azuis.

O submarino, batizado como INS Chakra, foi arrendado por 10 anos com opção de compra, e vai ajudar a Índia a preencher o lacuna provocada pelos atrasos no projeto do seu próprio submarino nuclear de ataque.

Três tripulações indianas para o submarino nuclear já foram treinadas no centro de formação em Sosnovy Bor, perto de St. Petersburg. Este centro também será utilizado para a formação das tripulações dos submarinos nucleares indianos ATV, projeto atualmente em fase avançada de desenvolvimento.

Apesar de algumas fontes terem dito que a Índia financiou a conclusão da construção de um submarino projeto 971 “Shchuka B” (codinome “Akula” na OTAN), no valor de US$ 650 milhões, em acordo assinado em 2004 como parte do pacote Gorshkov, o custo de locação do Chakra não foi revelado.

O “Akula” é o mais silencioso submarino de ataque russo e foi batizado Chakra como seu antecessor. Em janeiro de 1988, o submarino nuclear K-43 do projeto 670 (codinome “Charlie” na OTAN), foi arrendado pela Marinha Indiana e rebatizado como INS Chakra, operando até março de 1991, quando sob a pressão intensa dos EUA, o presidente soviético Mikhail Gorbachev se recusou a prorrogar o arrendamento.

Embora os submarinos classe “Akula-II” possam ser equipados com mísseis de cruzeiro nucleares Kh-55 Granat com raio de ação de 3.000km, da mesma classe do TomahawkKlub, com 300km de alcance, já que armas com alcances superiores a esse não podem ser exportados pela Rússia, devido a acordos de controle de armas, pois a mesma é signatária do tratado MTCR. A
versão indiana será armada com mísseis antinavio 3M-54

http://www.digital-art.dk/pictures/akula_m.jpg

A Índia vai receber em 2009 o seu primeiro submarino nuclear de ataque “Akula”


Fonte: Quintus

(Submarino nuclear russo de Ataque “Akula” in http://www.militarypictures.info)

A Rússia está a construir um submarino nuclear de ataque Akula (Project 971) para a Marinha da União Indiana. O submarino deverá ter custado qualquer coisa como 600 milhões de dólares e está a ser construído nos estaleiros Amur, na região de Khabarovsk.

232323.jpg

(O estaleiro Amur, na região de Khabarovsk, onde o submarino está a ser construído)

O submarino deverá ser entregue em 2009 e espera-se que a esta unidade seja mais tarde adicionada uma outra, também construída na Rússia, posteriormente e corresponde ao mesmo tipo de sistema de armas que o Brasil está a pensar produzir localmente, sem recurso a parceiras externas… Não seria mais razoável, procurar estabelecer contactos com a Rússia e adquirir um Akula, sem reactor, e instalar depois neste um reactor brasileiro? E isto porque não parece crível que os russos cedam a sua tecnologia de reactores a terceiros, já que nem o fizeram à Índia, um dos seus aliados mais fiéis um dos maiores destinos de exportação para as suas armas…

Fonte: DSI DÉFENSE & SÉCURITÉ INTERNATIONALE - N°30 - OCTOBRE 2007


Akula-II em video: