Fonte: Diário do Nordeste
"A esquina do Mar" deverá receber, além do Centro de Convenções, equipamentos turísticos e de lazer (Foto: Cid Barbosa)
Secretário diz que equipamento não trará agressão ambiental, já que ´nada será feito sem estudo aprofundado´
O novo Centro de Convenções de Fortaleza, que será erguido futuramente na Praia Mansa, deverá aproveitar as belezas naturais do lugar, porém, sem degradar o meio-ambiente. É o que afirmou, ontem, o secretário de Turismo do Estado do Ceará, Bismark Maia. ´É desejo desse secretário e do governador Cid Gomes preparar aquela área para receber mais do que um Centro de Convenções, com equipamentos de lazer e turísticos também´, afirma. ´Mas, nada será feito sem que haja um estudo ambiental bem feito e aprofundado´, reitera Bismark.
O titular da pasta de Turismo, encontra-se na Europa participando do lançamento da edição de julho da revista de bordo da TAP. A publicação traz reportagem de capa divulgando o Ceará como destino turístico promissor. Por telefone, Bismark reforçou o desejo do Governo de abrigar na ´nobre esquina do mar´, como se refere à Praia Mansa, o novo empreendimento. ´Sempre afirmamos que esse Centro de Convenções deveria estar na frente do mar, que é a nossa maior potencialidade´, diz.
O novo point
O secretário disse ainda que a área nobre localizada no Mucuripe, por ser privilegiada geograficamente, ´precisa ser melhor aproveitada a favor dos fortalezenses e dos cearenses´. ´Fortaleza comporta novos points e a Praia Mansa é um novo point´, afirma. Bismark destacou também que os donos de comércios situados no entorno da Praia Mansa devem ser beneficiados com a implantação de um complexo turístico e de negócios. ´A partir do momento que conseguirmos a concessão da área, os proprietários de pequenos e médios estabelecimentos vão poder usar os seus imóveis para outros investimentos´, prevê. r
O terreno
Bismark destaca a intermediação que vem sendo feita pela Secretaria Especial de Portos, do Governo Federal, e reafirma o que a edição de 8 de julho do Diário do Nordeste, havia noticiado. ´O ministro Pedro Brito [dos Portos]já está articulando desde o ano passado a concessão do terreno.
Segundo o chefe da Casa Civil do Estado do Ceará, Arialdo Pinho, oficialmente, ´a solicitação do terreno foi feita por Pedro Brito há 90 ou 120 dias atrás´. Arialdo, porém, não soube precisar o tamanho da área que receberá o novo equipamento de Convenções, tão ansiado pelo Ceará.
´LOCALIZAÇÃO INTERESSANTE´
Líder do Governo apóia escolha da área
O líder do Governo na Assembléia Legislativa (AL) do Ceará, deputado Nélson Martins (PT), apoia a escolha da Praia Mansa para receber o novo Centro de Convenções do Ceará. ´É uma boa área, bonita e com localização interessante´, afirma.
´Desde o Governo do Tasso existe o projeto para a construção do novo Centro. Na época, até chegaram a fazer estudos que analisaram a viabilidade de algumas áreas, e se chegou a conclusão de que a Praia Mansa seria o lugar ideal´, recorda Nélson. O petista informou que, quanto a possíveis agressões ambientais que o empreendimento possa trazer na área, os cearenses podem se tranqüilizar. ´Não será feito nada que não esteja de acordo com a legislação´, enfatiza.
Agregando valor
O líder do Governo na Assembléia ressalta que a decisão de se construir um terminal para receber navios transatlânticos no Porto do Mucuripe, deverá agregar ainda mais valor ao novo equipamento de convenções. ´A transferência do parque de tancagem para o Pecém também ajudará a firmar o Porto do Mucuripe como turístico´, afirma.
Nélson também acredita no potencial que o novo pavilhão de feiras e eventos trará para o Estado - antigo pleito do trade turístico cearense - e que será instalado na Avenida Washington Soares.
´Para dar um novo impulso, já estamos buscando junto ao BNDES R$ 100 milhões para as obras do pavilhão´, ressalta o representante de Cid.
Lívia Barreira
Especial para Economia
0 Comentários