Ana Paula Arósio
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ana Paula iniciou sua carreira de modelo[1] aos doze anos de idade, quando foi descoberta por uma caça-talentos em um supermercado; sua estréia se deu através da Agência Stilo, coligada da Agência Galharufas e coordenada pelo fotógrafo Paulo Sadao. Depois de aparecer em centenas de capas de revistas e comerciais de televisão, partiu para a carreira de atriz, o que aconteceu com o filme ítalo-brasileiro Forever, do diretor Walter Hugo Khouri, com participação de Ben Gazzara.
Suas primeiras aparições em telenovelas ocorreram no SBT. Foram três produções[2] a partir de 1994: Éramos Seis, Razão de Viver e Os Ossos do Barão. O estrelato veio em 1998, quando protagonizou a minissérie da Rede Globo Hilda Furacão[3], da autora Glória Perez.
A seguir, atuou em duas telenovelas da mesma emissora, Terra Nostra e Esperança, ambas do autor Benedito Ruy Barbosa e com foco na imigração italiana no Brasil[4]. Além disso, fez outras minisséries e diversas participações especiais na televisão, ao mesmo tempo em que desenvolvia uma carreira também no teatro. Sua peça mais importante foi Casa de Bonecas[5], de 2002.
Em 2004, ganhou[6] o prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo filme Celeste & Estrela, de Betse de Paula, no 3º Festival de Cinema de Varginha.
Em 2005, atuou no filme[7] O Coronel e o Lobisomem, do diretor Maurício Farias, ao lado de Selton Mello e Diogo Vilela, uma co-produção da Natasha Filmes, de Paula Lavigne. Sua primeira telenovela contemporânea[8] foi Páginas da Vida, do autor Manoel Carlos, exibida entre 2006 e 2007. Até então, só havia feito telenovelas de época.
Em 2007, Ana Paula foi escolhida[9] a nova garota-propaganda da marca Avon. Em 2008, ela mais uma vez protagoniza[10] uma novela de época, Ciranda de Pedra, que é uma releitura da novela de 1980.
Carreira:
Na televisão
- Telenovelas
- 2008 - Ciranda de Pedra - Laura Prado
- 2006 - Páginas da Vida - Olívia Martins de Andrade
- 2003 - Celebridade - Alice (participação especial)
- 2002 - Esperança - Camille
- 1999 - Terra Nostra - Giuliana Esplendore
- 1997 - Os Ossos do Barão - Isabel Taques Redon
- 1996 - Razão de Viver - Bruna Loureiro
- 1994 - Éramos Seis - Amanda
- Minisséries
- 2005 - Mad Maria - Consuelo
- 2004 - Um Só Coração - Yolanda Penteado
- 2001 - Os Maias - Maria Eduarda da Maia
- 1998 - Hilda Furacão - Hilda
No cinema
- 2005 - Celeste & Estrela - recepcionista de aeroporto
- 2005 - O Coronel e o Lobisomem - prima Esmeraldina
- 1991 - Per sempre/Forever - Berenice
No teatro
- Casa de Bonecas, como Nora Helmer, com direção de Aderbal Freire Filho
- O Diário de Adão e Eva, com Marcos Palmeira e direção de Antônio Abujamra
- Harmonia em Negro, com Cássio Scapin e direção de Del Rangel
- Fedra, com direção de Antônio Abujamra
- Batom, com Fúlvio Stefanini, Luis Gustavo e Elaine Cristina
0 Comentários