Fonte: JB

Jornal do Brasil: Quinta-feira, 13 de agosto de 1964
O novelista Ian Fleming, criador do personagem James Bond, o Agente Secreto 007 da Inteligência Britânica, morreu aos 56 anos de idade, vítima de uma crise cardíaca, nas Ilhas Sanduíche, território britânico no Atlântico Sul, onde passava férias em companhia da mulher e do filho.

http://img.dailymail.co.uk/i/pix/2008/02_01/ianflemingDM0102_468x440.jpg

Ian Lancaster Fleming nasceu em 28 de maio de 1908. Depois de estudar em Eaton, ingressou no Real Colégio Militar de Sandhurst, que logo abandonou por um curso destinado à formação de futuros diplomatas. Mais tarde abandonou a diplomacia e ingressou no jornalismo, destacando-se como correspondente estrangeiro em Moscou e, em seguida, como repórter do Times de Londres.

Druante a II Guerra, Ian Fleming foi assistente do Diretor do Serviço de Inteligência da Marinha Britânica, quando dirigiu um curso destinado a treinar comandos encarregados de eliminar agentes estrangeiros em território inimigo. Dessa experiência nasceu a idéia do herói. Fleming, antes de criar seu personagem fez uma pesquisa sobre qual tipo de herói agradaria mais ao público, dosando, com num laboratório, as percentagens de violência, sexo, inteligência, refinamento, coragem, sadismo e aventura, todos componentes da sua criação.

Em 1950, quando se encontrava na sua ilha particular da Jamaica, Ian Fleming escreveu o primeiro livro da série James Bond: Cassino Real, que alcançou imediato êxito.
Jornal do Brasil: Quinta-feira, 13 de agosto de 1964

Alguns livros depois, o sucesso de James Bond já ameaçava a personalidade do seu criador. Como James Bond, Ian Fleming era um homem de gostos requintados, que só vestia roupas sob medida, sapatos feitos à mão, e freqüentava a alta sociedade britânica.

Minucioso como o agente 007

Jornal do Brasil: Quinta-feira, 13 de agosto de 1964
James Bond surgiu na vida de Ian Fleming quando este, casado e aos 43 anos, percebeu o terrível tédio da vida matrimonial. James Bond foi a solução dos seus problemas. Forte, possante, cínico, duro, desejado, eternamente vigoroso, o Agente Secreto 007 levou Ian Fleming consigo através de tantas aventuras, em disparado galope para os sucesso. Nada era escrito ao acaso, e Fleming se tornava aos poucos perito em armas, lutas corporais, técnicas amorosas e costumes tradicionais de outros países. Produziu um livro por ano durante doze anos seguidos. Ian Fleming morreu e matou consigo a James Bond.