Fonte: cronospeed
O piloto brasileiro teve o seu primeiro contato com um automóvel de competição desde o acidente de 2006 que o deixou em coma após o seu monoposto da Champ Car ter colidido com um veado. O teste serviu para confirmar que recuperou todas as suas aptidões depois de ter passado por um período de extensiva recuperação física.
O teste foi realizado na nova pista de Eagles Canyon, nos arredores de Dallas, e Da Matta adaptou-se depressa ao novo carro, apesar de ter muito pouca experiência com "sports cars". O piloto brasileiro confirmou que "tenho as mesmas sensações que tinha antes e sei exatamente o que tenho de fazer para melhorar. Os meus tempos foram consistemente rápidos".
Existe uma forte probabilidade que Cristiano da Matta vá conduzir o segundo carro da Gainsco/Bob Stallings, ainda durante esta temporada da Grand-Am,juntando-se a Jimmy Vasser.
Preparação
Enquanto esteve longe das pistas, Da Matta continuou com sua preparação física , mais especificamente , no mountain bike, um esporte que ele é aficcionado e que lhe ajuda a desenvolver o reflexo, equilíbrio,resistência, determinação, dentre outras características fundamentais para qualquer atleta.
Da Matta, Oriol Servia e Bernardo Magalhães, multi campeão brasileiro de enduro
" Minha cidade, Belo Horizonte, é considerada a capital do esporte no país, e meus irmãos e amigos estão diretamente envolvidos com o esporte também. Desta forma tenho treinado com atletas que participam de competições o ano inteiro, mantendo o mais alto nível de preparo. Enquanto eu não for liberado para guiar participarei dos campeonatos de mountain bike, já que não envolve riscos tão grandes.", disse Da Matta em seu site pessoal.
Foto:DaMatta.com
Da Matta sofre grave acidente em testes
Piloto é operado para retirar hematoma do cérebro e está em coma induzido
Fonte: G1Fonte: GLOBOESPORTE.COM e agências de notícias
ELKHART LAKE, EUA - O brasileiro Cristiano da Matta (RuSport), campeão da Champ Car em 2002 e atual sexto lugar com 134 pontos, se envolveu em um grave acidente nesta quinta-feira durante uma sessão aberta de treinos livres realizados no Road America, em Elkhart Lake (EUA).
O piloto atropelou, em alta velocidade, um cervo (mamífero semelhante ao veado) que cruzou a pista. Da Matta foi levado imediatamente de helicóptero para o Theda Clark Medical Center, em Neenah, Wisconsin, e foi submetido a uma intervenção cirúrgica de emergência.
- Depois de chegar ao hospital, uma tomografia da cabeça mostrou que Cristiano sofreu um hematoma subdural. Ele foi levado urgentemente para a sala de operação, onde foi realizada uma cirurgia para a retirada do hematoma - explica o Dr. Chris Pinderski, diretor-médico da Champ Car, acrescentando que agora Da Matta está em observação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
No caso de Da Matta, se o hematoma foi uma área pequena e sua retirada aconteceu sem maiores problemas, ele dificilmente terá seqüelas. Agora, só resta esperar a recuperação, que a princípio não tem um tempo determinado. Neste momento, o piloto está em repouso, sedado, o que representa um coma induzido.
A equipe RuSport também anunciou que ela e o inglês Justin Wilson, companheiro de time de Da Matta, não irão participar o último dia de treinos da Champ Car no Road America, que será realizado nesta sexta-feira, dia 4 de agosto, em Elkhart Lake.
Da Matta, com 32 anos, foi campeão da Champ Car em 2002 e tem 12 vitórias na categoria. Após o título, Da Matta se transferiu para a Fórmula 1, onde defendeu a Toyota nos anos de 2003 e 2004. Mas depois de atritos na escuderia japonesa, o piloto voltou para os Estados Unidos, novamente na Champ Car, onde vem atuando desde o ano passado. No retorno, já correu pela PKV, pela Dale Coyne e agora pela RuSport.
0 Comentários