Segundo a RCN, um avião radar dos Estados Unidos apoiou a operação.
Betancourt, de 46 anos, foi resgatada em 2 de julho.
Um avião dos Estados Unidos deu apoio à operação de resgate de reféns que incluiu a franco-colombiana Ingrid Betancourt, em 2 de julho passado, afirmou o canal RCN.
A TV colombiana divulgou na noite desta segunda-feira imagens inéditas da operação de resgate de Betancourt, em uma operação de inteligência do Exército que contou com o apoio de um avião americano.
Nas imagens, divulgadas pela RCN TV, aparece o grupo de realizou o resgate, incluindo um homem com uma jaqueta da Cruz Vermelha e outro com um microfone da rede de TV regional Telesur, sediada na Venezuela.
De Tolemaida, o grupo seguiu para uma fazenda do departamento de Guaviare, onde acertou os últimos detalhes da operação, incluindo a posição dos reféns no helicóptero.
O vídeo também mostra o momento em que microfones e câmeras ocultas são colocadas na indumentária dos pilotos dos helicópteros.
Às 11h49 (13h49 Brasília) do dia 2 de julho, os helicópteros decolam da fazenda e seguem para o local acertado com os líderes rebeldes, onde é feito o resgate.
O vídeo mostra ainda que os líderes rebeldes 'Gafas' e 'César', carcereiros do grupo, são adormecidos com drogas e quando chegam a base militar, estão com pés e mãos amarrados e as calças abaixadas.
Betancourt, de 46 anos, foi resgatada com os reféns americanos Keith Stansell, Marc Gonsalves e Thomas Howes, e com 11 membros das forças de segurança colombianas.
0 Comentários