Como namorar no trabalho sem se complicar
Por Silvana Tavano
Fonte: Marie Clarie

Como namorar no trabalho sem se complicar
Mesmo não sendo motivo para demissão, como acontecia antigamente, namorar um colega de trabalho pode colocar você em situações delicadas. Para administrar a vida profissional sem arranhar o lado afetivo, anote as dicas da consultora Gláucia Santos, da Catho Online.

1. Não se exponha Esconder o relacionamento não é a melhor estratégia, principalmente se o namoro é sério. Por outro lado, não é o caso de exagerar -evite ficar rodeando a mesa dele e almoçar todos os dias (só) com ele, fazendo questão de mostrar a intimidade que vocês têm. 'Mantenha uma atitude mais reservada.'
2. Concentre-se no trabalho Apaixone-se, mas não fique no mundo da lua no escritório. É essencial manter rendimento e qualidade da produção, mais ainda quando há um chefe que percebe ou sabe do namoro.
3. Controle as emoções Está fora de cogitação protagonizar cenas de ciúmes, brigas ou crises afetivas no ambiente de trabalho. Respire, conte até dez e espere para discutir a relação fora da empresa.
4. Preserve a sua imagem Tudo bem: desta vez é pra valer. Mas quem já flertou com outros colegas tem que prestar atenção redobrada, porque essa atitude eventualmente favorece uma certa rivalidade entre os homens. Isso pode fazer bem para o seu ego, mas seguramente vai acabar prejudicando sua carreira.
5. Não dê motivo Alerta máximo se o namoro for com um superior -isso já é o bastante para aumentar a especulação em cima do caso. Seu comportamento tem que estar acima de qualquer suspeita de regalias, favorecimentos etc. 'Todo mundo respeita o relacionamento quando o casal sabe manter o profissionalismo.'

ENTRE EM CENA!
Que tal encarar aquela apresentação de trabalho sem tanto sofrimento? Dá, sim, para melhorar a dicção e aprender a falar em público com segurança e espontaneidade no curso de 'teatro para não-atores', promovido pela Academia do Palestrante (www.academiadopalestrante.com.br).

Era uma vez... uma profissional de sucesso
Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho são algumas das personagens de contos de fadas que podem ensinar preciosas lições para quem sonha com uma história profissional feliz, do começo ao fim. Essas heroínas inspiram as dicas que a especialista americana Cary Broussard dá em 'De Cinderela a Superexecutiva' (Rocco, 260 págs., R$ 34). Além das princesas do mundo do faz-de-conta, o livro também traz as histórias reais e motivadoras de mulheres altamente bem-sucedidas.

Fotos: Brian Velenchenko/Reprodução


Namoro no trabalho, como agir?

Fonte: Vila dois

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Uma pergunta básica pode responder tudo. Onde é que você passa a maior parte do seu dia? Provavelmente você respondeu: no trabalho. Então, nada mais natural que encontrar um namorado por lá mesmo...

A crescente participação da mulher no mercado de trabalho e a necessidade de passar mais tempo em um ambiente corporativo são fatores que têm contribuído para que os laços de amizade tornem-se relacionamentos amorosos.

No Brasil, grandes empresas começaram a adotar normas de conduta sobre o assunto. E, apesar de ser um tabu, ele passou a ser tratado com mais compreensão.

“O fato de termos contato quase todos os dias nos aproximou muito mais. Foram quase nove anos juntos antes de nos envolvermos. Passamos 13 anos juntos, mas não é fácil levar um relacionamento no ambiente de trabalho. Tem que valer muito à pena. Quando há uma briga, todos ficam sabendo. A minha vida se tornou pública e sem controle de fofocas”, diz a médica Antônia Oliveira.

O que os profissionais de Recursos Humanos destacam como fundamental é a discrição. Nos primeiros encontros, a relação deve ser secreta até para não ficar malvista se vier a se interessar por um segundo ou terceiro colega da empresa. "Festa da empresa não é lugar para começar um relacionamento. Nestas ocasiões, mesmo os casais já constituídos devem procurar se integrar com outras pessoas", afirma Juliana Andreas, responsável pelo RH de um hospital em São Paulo.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, não há legislação que proíba o romance no ambiente de trabalho. O que pode haver são regras determinadas pela própria empresa. Bom senso é o que vale !

Fonte - MBPress


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Namoro no trabalho pode dar certo

Mirian Zacarelli - Administradores.com.br

Segundo a executiva Mirian Zacarelli, são necessários, apenas, alguns cuidados e bom-senso do casal

O amor é um sentimento que pode aflorar em vários ambientes. É algo totalmente imprevisível, que começa em barzinhos, praia e na academia. Mas, e quando a paixão desponta no ambiente de trabalho? Várias mulheres já estiveram nessa situação e, com certeza, por medo de comunicar à chefia, ou até mesmo com receio da reação dos colegas, não conduziram a relação adiante e desistiram de seus companheiros.

Muitas vezes esse fato pode ocorrer, também, porque o casal está inseguro sobre o que sente e, por isso, não há coragem suficiente, da parte dos dois, para assumir o relacionamento diante dos outros funcionários e da empresa. Entre os parceiros românticos, os cuidados devem se manifestar de duas maneiras: por meio de uma base segura, na qual possam se sentir protegidos, e por um porto seguro, no qual eles estariam prontos para sustentar uma relação no trabalho, cercados de olhos curiosos e palpiteiros.

Por isso, controle de horários, brigas, conciliações, apelidos carinhosos, telefonemas do expediente demais intimidade devem ser descartados do dia-a-dia profissional. Usar o e-mail da empresa para marcar encontro e mandar recadinho, nem pensar. Outro ponto fundamental: toda e qualquer forma de ciúmes deve ser descartada quando houver convites de almoço com os demais colegas ou com a chefia.
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Segundo a executiva e palestrante Mirian Zacareli, diretora de Recursos Humanos de um grupo norte-americano de empresas de produtos químicos, NCH, onde atua há mais de 30 anos, sempre que se trata deste assunto, é importante que fique claro que depende mais do comportamento das pessoas envolvidas do que, propriamente, da empresa. "Se o casal tiver bons princípios, boa educação, amadurecimento suficiente para saber se comportar e respeitar os limites do relacionamento, para evitar conflitos de interesses, não deve haver nenhum impedimento. Aliás, há vários exemplos de namorados que se conheceram na empresa, casaram e constituíram famílias maravilhosas", afirma.

Mirian, que fez um curso nas ultimas semanas no Englishtown Corporate Language Training - Boston, MA- USA e também ministra palestras sobre "Novos desafios da gestão estratégica de Recursos Humanos", defende que ter um namoro no escritório, desde que haja bom-senso do casal, pode ser muito bom para os dois.

Segundo John Bowlby, psiquiatra e psicanalista inglês, todos, do berço ao túmulo, são mais felizes quando a vida oferece uma série de excursões, longas ou breves, a partir de uma grande conquista. "Se pensarmos nos discursos que as pessoas fazem ao aceitar um prêmio importante, veremos que sempre incluem uma palavra de gratidão para com aqueles que lhes oferecem uma base segura. Isso denota a importância crucial de nos sentirmos seguros e confiantes em nossa capacidade de vencer".

Donos do próprio negócio

Com o tempo e o amadurecimento da relação, o casal se fortalece estabelecendo planos para o futuro. Caso os parceiros tenham um mesmo interesse profissional, a vontade de montar um negócio próprio cresce com mais força. Poder contar, todos os dias, com uma pessoa de confiança para dividir tarefas e responsabilidades, fortalece qualquer relação. Muitas vezes o segredo é conciliar a amizade familiar com a responsabilidade profissional.

Entretanto, é aconselhável que sejam tomados alguns cuidados como estabelecer regras antes do sonho sair do papel. "Metas claras e decisões em conjunto, para evitar que equívocos de entendimento em negócios interfiram no relacionamento do casal, são fundamentais", afirma a executiva.


Sobre Mirian Zacareli

Sua carreira multifuncional foi desenvolvida, ao longo de mais de 30 anos, em um grupo norte-americano de empresas, NCH, de produtos químicos, onde atualmente a executiva exerce o cargo de Diretora de Recursos Humanos. Adquiriu, em outras funções, ampla experiência na área de administração geral, planejamento, produção, processo e controle, cultura organizacional, motivação, liderança, trabalho em equipe e vendas para clientes de grande porte. É pós-graduada em Administração de Marketing pela UNISO (Universidade de Sorocaba), Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UNISO, e conta com participação em vários cursos de extensão universitária e seminários de desenvolvimento profissional no Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Peru, Argentina e Chile. Recentemente, Mirian concluiu o curso na Busines na EF School, em Boston.