The image “http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/IM_ter/T95_001.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.
Forças Armadas Russas vão começar a receber o novo T-95 em 2009


Fonte: Quintus

A partir de 2009 as forças armadas russas vão começar a receber um novo MBT, o T-95. O T-95 será superior em todos os parâmetros aos tanques actualmente em serviço nas forças armadas russas. Ao contrário dos tanques actualmente em serviço (T-90, T-90S, T-80 e T-80S e outros modelos mais antigos) este será um veículo totalmente novo, não um desenvolvimento directo de modelos anteriores.

Os protótipos do T-95 estão actualmente a ser testados na fábrica russa Uralvagonzavod, conhecendo-se muit pouco sobre as suas características. Supõe-se que terá um
canhão de 152,4 mm, numa torre de controlo remoto, uma solução que pretende aumentar a sobrevivência da tripulação já que o compartimento da tripulação está separado do compartimento de munições. A tripulação deverá ser de 3 elementos, todos no próprio casco do veículo. O tanque pesará cerca de 50 toneladas, sendo exteriormente idêntico ao T-90, mas mais baixo e compacto

Anunciado pelo ministério da Defesa russo em 2000, o T-95 não deverá estar pronto em tempo útil, pelo que se espera que entretanto o T-90, seja adoptado como transição para o T-95. Contudo, estas informações são negadas por outras fontes que dão como certa a entrada em produção do T-95 já nos finais de 2008, havendo uma encomenda de 30 unidades do MBT e enviado para o Extremo Oriente para a 4ª divisão de tanques da Guarda, um sinal da importância estratégica que a Rússia dá à sua fronteira com a China.

EM VIDEO:



Fonte: ÁREA MILITAR

Fabricante: Uralvagonzavod - Russia
Tripulação:
Comprimento: 0 - Largura: 0M - Altura: 0M
Peso vazio: 47000Kg. - Peso preparado para combate: 50000Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Lagartas
Motor: Desconhecido Potência: 1250 cv
Velocidade máxima: : 75 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 50 Km/h
Tanque de combustível: N/disponívelAutonomia máxima: 500Km
N/disponivel
0M
0M

BlindagemMobilidade5
Sis. combate 2Com/electr.6
Potência de fogo contra:
Blindados 3Construções7
Pessoal3Aeronaves7


O «Object 775» ou projecto 775 está a ser desenvolvido nos urais, e é a última derivação do tanque T-90 que por sua vez deriva do T-72. A sua designação oficial não foi determinada e a referência T-95 parece ser especulativa.

Embora apresentado como um tanque novo, o T-95 conserva parte do sistema motriz dos carros de combate mais antigos, embora aparente ter uma torre completamente redesenhada, quebrando com a tradição dos tanque da antiga União Soviética.

Algumas vezes o T-95, é referido como «Black Eagle», mas esta designação parece ser a do tanque da concorrente Transmash de Omsk conhecido como projecto 640.

The image “http://www.salute.co.uk/imagemanager/p000111_2.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.
Deve ser notado que neste momento o T-95 é apenas um projecto e não parece ter seduzido as autoridades russas, que optaram por continuar a adquirir carros do modelo conhecido como T-90, fabricado também pela Uralvagonzavod.

Há varios esboços e projectos deste tanque e nada de definitivo quanto às suas características finais. Na generalidade, o T-95 aparece como um redesenho muito radical da tradicional configuração dos tanques soviéticos. A principal característica do projecto russo, que permite distinguir o T-95 dos seus antecessores é a pequena dimensão da torre, praticamente reduzida ao novo carregador automático, mais pequeno e capaz de disparar oito tiros por minuto.

T-95
O perfil frontal de um Abrams (à esquerda) e de um T-95
A torre do T-95 não é tripulada e é controlada automaticamente pelo sistema de controlo de tiro. Por ser muito mais pequena e muito mais leve, a torre também gira muito mais depressa, podendo fixar-se num novo alvo apenas escassos segundos depois de ter disparado contra outro.

Mas embora o projecto seja revolucionário não é definitivo, pelo que não pode ser descartada a possibilidade de que o T-95 possa vir a ser mais uma derivação do T-90S, eventualmente com uma torre modificada de reduzidas dimensões e com um canhão de maior calibre.

http://i13.photobucket.com/albums/a251/RIPper_SVK/afvs/T-95_1.jpg
Armamento:
Foram apontados váqrios armamentos principais para este tanque.
Ele poderá utilizar ou uma versão melhorada do canhão de 125mm comum nos tanques de fabrico sovietico como poderá incluir um novo canhão de 152mm com capacidade para disparar mísseis anti-tanque.
Outras referências falam em um canhão intermédio de calibre 135mm capaz de disparar projecteis a quase 2.000 m/s.

Ao contrário do que aconteceu com os anteriores carros de combate produzsidos pela Uralvagonzaavod, como o T-90 e o T-72, que eram versões mais baratas de outros tanques, o T-95 tem no seu custo o principal óbice à sua introduçao no exército da Rússia.
O seu principal concorrente, conhecido como Black Eagle, parece ser mais barato, ainda que menos revolucionário.

Informação genérica:
A família de tanques T-72, é uma familia de carros de combate da União Soviética, que esteve e ainda está disponível em inumeras versões.

Veículos desta familia são fabricados não só pela URSS/Rússia como também pela Polonia, India Republica Checa e antiga Jugoslávia, além da Ucrânia.

A versão mais recente do T-72 é conhecida por T-90.

A família T-72, tem muitos componentes comuns com a familia T-64/T80, pois o seu desenvolvimento foi uma tentativa de produzir um carro de combate com características e capacidades idênticas ao T-64/T-80, mas com um custo inferior.

Os carros de combate de origem chinesa da familia Type-80 são parcialmente baseados ou inspirados também no T-72.

A base do T-72 também parece ter influenciado tanque indiano Arjun.


O problema mais evidente nos carros de combate da família T-72, é a fraca blindagem e a colocação das munições, que provocam a explosão do tanque, e em muitos casos fazem «voar» a torre. Na imagem um M-84, versão Iugoslava do T-72 destruido na guerra na antiga Iugoslávia.