http://www.cobra.org.br/imagens/logo_cobra_fundotransparente.gif
Piloto de aeromodelo estava com documentação vencida, diz Confederação
Helicóptero de aeromodelismo atingiu e matou criança em Pernambuco.
Ele não tinha autorização para operar equipamento no local.

Do G1, em São Paulo

O piloto do helicóptero de aeromodelismo que atingiu e matou o menino Newton Flávio Edvaldo da Silva, de 5 anos, no domingo (17), na cidade de Altinho (PE), não tinha autorização para praticar o esporte, de acordo com a Confederação Brasileira de Aeromodelismo (Cobra). Segundo o presidente da Cobra, Neuly Nunes Cardoso, o piloto operava o equipamento com a documentação vencida e em local não autorizado pela entidade.

“É preciso que as pessoas entendam que o aeromodelismo não é um hobby, mas um esporte reconhecido e sua prática envolve responsabilidade. Todos os clubes conhecem as normas de segurança para o aeromodelismo, que são estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil”, afirma Cardoso.
Foto: Reprodução/TV Asa Branca
Aeromodelo que atingiu garoto de 5 anos foi apreendido pela Polícia Civil (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)

Ainda segundo o presidente, o piloto não possuía o seguro recomendado pela Cobra, que assegura a cobertura de danos contra terceiros, inclusive em caso de morte. Para realizar vôos de aeromodelos, além dos cuidados com a manutenção do equipamento e com a vigência da documentação, o piloto deve escolher um local autorizado pela confederação, que verifica condições de segurança para o público e para o próprio piloto.


Entenda o caso
O menino Newton Flávio Edvaldo da Silva, de 5 anos, morreu, na madrugada desta segunda-feira (18), após ser atingido por um helicóptero de aeromodelismo, em Altinho (PE), na tarde deste domingo (17). De acordo com a polícia, a criança estava assistindo a uma exibição da modalidade quando aconteceu o acidente.

Um rapaz de 33 anos, que estava pilotando o aeromodelo, teria dito à polícia que uma pessoa esbarrou nele, causando uma pane no controle remoto. Ele prestou depoimento e foi liberado. O helicóptero foi apreendido e levado para a delegacia regional também em Caruaru.