Lançamento de foguete pelo Irã
é 'preocupante', diz Casa Branca
País anunciou ter lançado foguete para pôr em órbita um 'satélite de teste'.
Segundo EUA, tecnologia pode também ser usada em mísseis balísticos.
"Esta iniciativa e as possibilidades de um uso duplo para seu programa de mísseis balísticos não está de acordo com as obrigações exigidas de Teerã pelo Conselho de Segurança da ONU", acrescentou Johndroe.
O Irã anunciou ter lançado com sucesso domingo um foguete de fabricação local, conseguindo pôr em órbita um "satélite de teste", um gesto que poderia exacerbar o clima de tensão já forte entre Teerã e o Ocidente por causa do programa nuclear iraniano.Fabricação iraniana
"O foguete Safir foi lançado com sucesso. Todos seus sistemas, principalmente de telecomando e de controle, são de fabricação iraniana", declarou Reza Taghipour, chefe da Organização espacial iraniana, à televisão de Estado.
"Assim, o caminho foi pavimentado para enviar no futuro um satélite de comunicação ao espaço", acrescentou a televisão iraniana mostrando imagens apresentadas como se fossem do lançamento do foguete.As potências ocidentais, com os Estados Unidos na liderança, temem que o Irã possa desviar seu programa nuclear civil para objetivos militares embora Teerã desminta que tenha tal intenção.
Teerã também se recusa a suspender seu programa de enriquecimento de urânio apesar de três resoluções e de sanções do Conselho de Segurança da ONU.
Irã diz ter colocado 1o satélite
em órbita com foguete próprio
Da Reuters - Por Parisa Hafezi - Via G1
A tecnologia balística usada para lançar satélites ao espaço também pode ser utilizada para lançar armas, embora o Irã diga que não planeja fazê-lo.
O Irã, envolvido em um embate com o ocidente por conta de suas supostas ambições nucleares, despertou preocupação internacional em fevereiro ao testar outro foguete feito no próprio país como parte de seu programa de satélites, o Explorer 1.
O presidente Mahmoud Ahmadinejad esteve presente ao centro espacial iraniano e fez a contagem regressiva, relatou a tevê estatal.
A tevê iraniana mostrou o foguete em seu lançador no deserto, mas não exibiu o lançamento propriamente dito. Poucos detalhes estavam disponíveis sobre o foguete ou sua carga.
O Irã possui mísseis que podem alcançar até 2,500 km, o que significa que poderia atingir Israel ou bases militares americanas no Golfo Pérsico.
Irã testa foguete
para levar satélite ao espaço
Analistas dizem que mesma tecnologia pode ser usada em mísseis.
O Irã anunciou neste domingo que lançou com sucesso seu primeiro foguete capaz de colocar em órbita um satélite artificial.
A TV iraniana exibiu imagens do lançamento e disse que ele foi bem-sucedido. Posteriormente, fontes do governo e militares confirmaram o lançamento.Segundo analistas, a mesma tecnologia usada no foguete recém-lançado poderia ser usada para construir mísseis, mas o Irã nega ter esse tipo de interesse bélico.
Há anos Teerã investe em seu programa espacial, enquanto a comunidade internacional manifesta preocupação com outro aspecto de seu desenvolvimento tecnológico, o na área nuclear.Estados Unidos
Vários países, especialmente os Estados Unidos, têm procurado convencer o Irã a abandonar seu programa nuclear, temendo que o país tenha como objetivo desenvolver armas atômicas.Mas o Irã alega que o programa tem apenas fins pacíficos e insiste que irá continuar, apesar de sanções internacionais.
O porta-voz da Casa Branca Gordon Johndroe disse que o lançamento do foguete foi preocupante e representa um desrespeito aos compromissos que o Irã tem em relação à ONU.Em fevereiro, o país asiático enviou uma sonda ao espaço, também como parte dos preparativos para lançar um satélite de fabricação nacional.
Antes, em outubro de 2005, um satélite iraniano fabricado na Rússia, o Sina-1, foi colocado no espaço por um foguete da Rússia.Irã inaugura primeiro centro espacial e planeja lançar satélite
País do Oriente Médio já fez teste com foguete usando a nova base.
Governo iraniano diz que desenvolvimento é apenas para pesquisa.
O Irã inaugurou nesta segunda-feira (4) seu primeiro centro espacial, visivelmente rudimentar a julgar pelas imagens mostradas na televisão, com o qual pretende lançar um satélite ao espaço, trazendo mais tensão para a já complicada relação do país com as potências ocidentais. "Devemos ter uma presença ativa e eficaz no espaço", declarou o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, durante discurso transmitido pela televisão estatal.
O lançamento seria feito perto de Semnam, norte do Irã, onde fica o centro de testes de mísseis iraniano. Um segundo foguete, semelhante ao primeio, seria utilizado para lançar o satélite de investigação Omid, o que deve acontecer aurante o próximo ano iraniano, que começa em 21 de março.
O Irã, que costuma anunciar com com estardalhaço qualquer avanço em matéria de armamento sofisticado, confirmou em fevereiro de 2007 ter superado com sucesso o ensaio de seu primeiro foguete espacial, que alcançou uma altitude de 150 km, distância ainda insuficiente para pôr um satélite em órbita.
0 Comentários