The image “http://www.descubrame.com.br/tgvicosa/imagens/pythonbrasil.png” cannot be displayed, because it contains errors.

O embarque do 1º Escalão verde-amarelo, sob o comando do general Zenóbio da Costa, no navio norte-americano General Mann encerra uma longa espera dos brasileiros para finalmente engajarem-se na batalha contra Itália, Alemanha e Japão. Quando, em dezembro de 1942, Getúlio Vargas anunciou que o Brasil não se limitaria ao fornecimento de materiais estratégicos para os países aliados e à simples expedição de contingentes simbólicos ao front, muitos duvidaram.

Fonte: sgguerra.webcindario.com

Força Expedicionária Brasileira - FEB

Primórdios da Guerra

A 2ª grande guerra foi iniciada, em 1 de setembro de 1939 pela Alemanha, quando Hitler, ordenou a invasão da Polônia. Em 23-05-1942 o Brasil assinou o acordo de Washington, o qual estava previsto o fornecimento de matéria-prima aos Estados Unidos. O Eixo Roma-Berlim havia tomado a França, Bélgica, Holanda Luxemburgo, Polônia , Dinamarca, enquanto a Inglaterra amargava o desespero com o fracasso da retirada de Dunquerque. Em Stalingrado os alemães sofreram uma grande derrota, fato que fez com os aliados aumentassem as esperanças, com o novo rumo que a guerra poderia tomar. Havia 11 milhões de norte americanos mobilizados.

O Brasil é um só

O Brasil se mantinha neutro, mas continuava com o fornecimento de matéria prima aos USA. Nossas costas passaram a ser visadas pelos submarinos alemães, que começaram a torpedear nossos navios. Após o cruel afundamento do navio Afonso Pena, nas costas da Bahia, e dos navios, Aníbal Benévolo, Baependi, Araraquara, Itagiba e Araras, a 8 milhas da costa de Sergipe, e do navio Parnaíba, nas proximidades na ilha de Trinidad, entre 15 e 16-08-1942, o Governo Brasileiro declarou guerra aqueles países, em 22-08-42, para lavar a nossa honra e a soberania ultrajadas.

O Brasil Vai a Guerra

Foi a campanha submarina do Eixo, que nos levou ao estado de guerra em 22-08-42,e a declaração de guerra em 30-08-42. Abria-se uma nova fase da nossa História , na qual a FEB está inserida. A revolta do povo contra a campanha submarina do Eixo em nosso litoral, foi fator decisivo para a marcha dos acontecimentos e para atenuar, futuramente, os graves problemas advindos da organização e da preparação da FEB.

A 09-08-1943 foi dirigida uma consulta ao General Mascarenhas de Moraes se aceitaria comandar a tropa que seguiria e ele aceitou, apesar da idade, 60 anos e outras razões. Iria comandando a 1ª Divisão de Infantaria do Exército, composta de 254 oficiais e 4.834 praças. O 6º Reg. Infantaria-Caçapava, 11º Reg. Inf. De S. João Del Rey- 1º grupo de Obuzes Duque de Caxias, Quitaúna S. Paulo- 9º Btl. Engenharia de Combate de Aquidauana S. Paulo. No dia 24/05/1944 a divisão foi apresentada em público ao Presidente Vargas, com as armas que possuía

A 30-06-1944, embarcaram 6.000 homens, no navio americano General Mann . À noite o Presidente Vargas esteve no navio e falou a todos, pelo microfone do navio, emocionado:

"-Soldados da Força Expedicionária!

O chefe do governo veio trazer-vos uma palavra de despedida em nome de toda a Nação brasileira.Sei quanto nos custa, a todos, este momento transcendente em que vos separais dos vossos lares , do calor e do carinho dos entes amados. O destino vos escolheu para a missão histórica de fazer tremular, nos campos da luta, o pavilhão auriverde e responder com a presença do Brasil às ofensas e humilhações que nos tentaram impor. Dedicai-vos de corpo e alma à vossa gloriosa missão. A nação vos seguirá com o pensamento ungido pelas mais fervorosas preces à Deus, certa de que a vitória será ao apanágio das vossas armas. O governo não se descuidará um instante , no desvelo pelas vossas famílias. Estejais tranqüilos. E com emoção que aqui vos deixo os meus votos de pleno êxito. Não é um adeus, é antes um até breve quando ouvireis a palavra da Pátria agradecida-."

Organização da FEB

A FEB foi organizada nos moldes americanos, com tropa de todas as armas, serviços e demais unidades de apoio logístico. Os seus integrantes foram originários de todos os Estados do Brasil. A FEB foi constituída de uma Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE) e de unidades não Divisionários. A 1ª DIE foi comandada, pelo general MASCARENHAS DE MORAIS, e era a força de operações de combate.

Contava com a Infantaria Divisionária (composta de três regimentos, 1º R.I. (Regimento Sampaio) , 6º R.I. e 11º R.I.), comandada pelo General EUCLIDES ZENÓBIO DA COSTA). A Artilharia Divisionária (composta de quatro Grupos de Artilharia e uma esquadrilha de ligação e observação), comandada pelo General OSWALDO CORDEIRO DE FARIAS

O Embarque

Com exceção de 111 militares, dos quais 67 enfermeiras, que viajaram de avião, os demais compenentes, foram conduzidos para o Porto de Napoles em navios de transporte de tropas americanos, entre 2 de julho de 1944 e 8 de fevereiro de 1945, constituindo cinco escalões, que foram desta maneira distribuidos:

Primeiro Escalão 5.075

Segundo e Terceiro Escalões 10.375

Quarto Escalão 4.691

Quinto Escalão 5.082

Total 25.334

FEB em Combate

Na Itália , A FEB incorporou-se ao IV Corpo de Exécito Americano, dando inicio as suas operações de combate no principio de setembro de 1944, no setor do rio Arno no norte de Pisa. Lutou contra tropas altamente experientes; a maioria delas transferidas do front russo; e em terreno montanhoso, com ardor e patriotismo. Suportou as inclemências do tempo, inclusive os rigores do inverno sobre os Apeninos, com temperatura de 20 graus negativos.

Dominando os adversários, com perdas de vidas, colheu louros de glórias para o Brasil. Nos últimos dias de sua ofensiva, cercou e aprisionou a 148ª divisão de Infantaria Alemã e a Divisão ITÁLIA, italiana. Alcançou o vale do rio Pó e dirigindo-se ao noroeste da Itália, estabeleceu a ligação com o Exército Francês na cidade de Susa, que fica próximo a fronteira ítalo-francesa, no dia 2 de maio de 1945, data do término da guerra na Itália.

As principais vitórias da FEB foram assinaladas em : Massarosa, Camaiore, Monte Prano, Monte Acuto, San Quirico, Gallicano, Barga, Monte Castello, La Serra, Castelnuovo, Soprasso, Montese, Paravento, Zocca, Marano Su Panaro, Collecchio, Fornovo


EM VIDEO: