Fonte: JB
Bill Clinton resolveu agir com a força de 27 mísseis Tomahwk Cruise no primeiro ataque e 17 no segundo ataque contra alvos militares no Iraque, para mostrar para Saddam Hussein que “há um preço a pagar” por sua incursão militar contra um dos grupos curdos no norte do país. Os ataques foram em represália pelo avanço iraquiano sobre a zona de segurança estabelecida no norte do país, onde vive a minoria curda.
Saddam governou o Iraque com mão de ferro e envolveu o país em duas guerras. Bombardeou o povo curdo com gás venenoso em 1980 e 1990 invadiu o Kuwait, no sentido de controlar o Golfo Pérsico.
Bagda foi novamente atacada pelos EUA em 1998. Em março de 2003 as forças militares dos EUA apoiadas pela Inglaterra, sob acusação de que o regime iraquiano estaria produzindo armamento nuclerar, bombardearam o Iraque com o intuito de matar Saddam Hussein.
Saddam foi capturado em dezembro de 2003 e depois de julgado e condenado à morte pelo massacre de 148 civis xiitas em 1982, considerado um crime contra a Humanidade pelo Alto Tribunal Iraquiano. Sadam também era acusado pelo genocídio de milhares de curdos, com a utilização de armas químicas, em 1988. Foi enforcado em dezembro 2006.
0 Comentários