Azul batiza primeira aeronave
Erica Ribeiro - O Globo
Os executivos da companhia aérea Azul fizeram, nesta quarta-feira, o batismo da primeira aeronave configurada da empresa no pátio do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, no Centro do Rio.
A apresentação da aeronave faz parte de uns dos procedimentos para que a companhia aerea, que prevê o inicio das operações no início de 2009, para que receba a certificação de transporte aéreo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), segundo o presidente do conselho da Azul, David Neeleman. A expectativa da empresa é de que a certificação saia em pouco mais de 30 dias.
A companhia reviu seus planos e deverá iniciar operações com cinco aeronaves. Até o final do ano de 2009 a companhia planeja ter uma frota de 16 aviões, todos fabricados pela Embraer. O avião Embraer 190 apresentado nesta quarta-feira foi arrendado da companhia norte-americana Jet Blue da qual Neeleman foi um dos donos e atualmente faz parte do conselho.
Companhia aérea Azul tem interesse em aeroportos do país
Da Reuters - Via G1 - Por Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A companhia aérea Azul, subsidiária da norte-americana JetBlue, pretende estrear suas operações no Brasil em dezembro e já manifesta interesse na privatização dos aeroportos Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, e de Viracopos, em Campinas (SP), segundo afirmou nesta quarta-feira o empresário David Neeleman.
A empresa poderia buscar parceiros internacionais para participar da licitação dos dois aeroportos que pode ocorrer ano que vem.
"Há muitos empresas internacionais que gostariam de ter esses aeroportos. Vão ter muitas pessoas querendo entrar", disse Neeleman a jornalistas após a cerimônia de batismo do primeiro avião da empresa.
A JetBlue tem experiência na administração privada de aeroportos, afirmou o executivo. A companhia construiu terminais temporários em Long Beach, na Califórnia, e no JFK, em Nova York.
"Lá como cá o provisório ficou quase como definitivo", declarou o diretor de marketing da Azul, Gianfranco Beting. "Se derem oportunidade vamos analisar a possibilidade de tirar os gargalos logísticos que existem no Brasil", acrescentou o executivo.
A Azul vai receber até o fim do ano cinco aviões Embraer para iniciar suas operações no Brasil. Até o ano que vem, a empresa espera estar operando com 16 aviões sendo que a carteira de contratações firmes da companhia prevê 36 aeronaves para os próximos anos. O pedido de cerca de 1,4 bilhão de dólares pode chegar a 3 bilhões de dólares se as 40 opções de compra forem exercidas pela empresa aérea.
As rotas da nova companhia ainda não foram definidas, mas a empresa pretende usar o aeroporto de Santos Dumont (no Rio de Janeiro) como uma das suas bases. A companhia negocia também com a Infraero ficar com o hangar da Vasp em Congonhas, em São Paulo.
"Identificamos 27 mercados com grande potencial no Brasil e apenas 20 por cento contam com o serviço", declarou Neeleman.
O executivo disse que no futuro a Azul pretende operar no "filé mignon" aéreo brasileiro, a ponte-aérea Rio-São Paulo, mas o foco inicial são empresas com médio e grande porte que não são bem atendidas.
"A ponte é o quarto melhor mercado do mundo com um fluxo de 6 mil passageiros indo e 6 mil vindo por dia em 78 vôos", declarou Neeleman. "Não é bom ter um aeroporto central como Congonhas (em São Paulo) com 90 por cento nas mãos de duas empresas", disse o executivo em referência às companhias TAM e Gol . "A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) disse que tem plano para outros competidores e a gente quer slots em Congonhas", acrescentou Neeleman.
O executivo informou, sem dar mais detalhes, que a Azul recebeu um investimento adicional de 50 milhões de dólares e garantiu que nenhum dos investidores, a maioria fundos de investimento, foi abalado pela crise no mercado financeiro internacional.
Crise nos EUA não deve afetar setor aéreo, crê presidente da Azul
Do Valor OnLine - Via G1
RIO - O presidente da Azul Linhas Aéreas, David Neeleman, não acredita que a crise dos mercados americanos vá afetar o setor aéreo. Segundo ele, com a turbulência financeira e a conseqüente queda no preço do barril de petróleo, as ações de empresas aéreas começaram a subir uma vez que o combustível é o principal custo das companhias.
"Acho que foi um caso único de ações com bom desempenho neste momento", avaliou Neeleman, que participou hoje do batismo da primeira aeronave da companhia, um Embraer 190.
O executivo também acredita que o mercado de aviação no Brasil seguirá aquecido. Ele observou que o aumento da renda no país e passagem de 20 milhões de brasileiros da classe D para a classe C abrem um leque maior de passageiros potenciais. "O que temos que fazer é mostrar a essas pessoas que elas também podem viajar de avião", afirmou.
Neeleman frisou ainda que nenhum dos investidores da Azul, que aportaram recentemente mais US$ 50 milhões na empresa, têm posições no mercado subprime ou corre o risco de ser afetado pela crise americana.
Foto: Ricardo Moraes/AP |
Azul tem US$ 200 milhões em caixa, diz Neeleman
Erica Ribeiro - O Globo
RIO - O presidente do conselho de administração da Azul, David Neeleman, disse, durante evento no Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, que a empresa recebeu na semana passada mais de US$ 50 milhões de seus investidores, totalizando assim um caixa de US$ 200 milhões para o início de suas operações previstas para janeiro de 2009.
Segundo Neeleman, o montante é considerado o maior investimento em uma companhia aérea no mundo em fase de início de operação. O maior investimento registrado foi na companhia norte-americana Jet Blue, dona da Azul, que no início de suas operações tinha US$ 100 milhões em caixa.
Durante a apresentação da primeira aeronave padronizada da companhia, o vice-presidente de marketing Gianfranco Beting, disse que a empresa, diante das discussões sobre o modelo de concessão para aeroportos brasileiros, tem interesse na exploração da estrutura aeroportuária no país.
- A Azul já se coloca à disposição, se nos for dada a oportunidade de participar do processo, vamos nos apresentar no momento certo e no fórum adequado - disse o executivo, comentando que a experiência da Jet Blue em administração de terminais de passageiros nos EUA seria aplicada no Brasil.
Os executivos da companhia aérea Azul fizeram, nesta quarta-feira, o batismo da primeira aeronave configurada da empresa no pátio do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, no Centro do Rio. A apresentação da aeronave faz parte de uns dos procedimentos para que a companhia aérea, que prevê o inicio das operações no início de 2009, receba a certificação de transporte aéreo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), segundo o presidente do conselho da Azul, David Neeleman. A expectativa da empresa é de que a certificação saia em pouco mais de 30 dias.
A companhia reviu seus planos e deverá iniciar operações com cinco aeronaves. Até o final do ano de 2009 a companhia planeja ter uma frota de 16 aviões, todos fabricados pela Embraer. O avião Embraer 190 apresentado nesta quarta-feira foi arrendado da companhia norte-americana Jet Blue da qual Neeleman foi um dos donos e atualmente faz parte do conselho.
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