Fiat Mille: Nem Giugiaro acreditaria que fosse durar tanto tempo
Nem o designer, nem a empresa italiana poderiam supor que o Uno (que passou a se chamar Mille), estaria fazendo sucesso após 24 anos
Fonte: MSN Auto - Texto: AutoInforme - Fotos: Divulgação
Contratado para desenhar o Uno, em 1983, o famoso designer de automóveis Giorgetto Giugiaro recebeu da Fiat uma tarefa ousada: teria que fazer um carro cujo desenho durasse dez anos no mercado sem que a empresa precisasse fazer alterações.
Assim nasceu o Uno, um carro revolucionário para a época e que, realmente, durante dez anos se manteve inalterado e fazendo sucesso em vários países. Mas num deles a expectativa foi muito além da conta.
E com o mesmo desenho, a mesma cara, apenas pequenas mudanças para sinalizar ao mercado que o produto ainda está vivo e que a empresa não tem a menor intenção de tirar o carro de linha.
Agora a Fiat deu um novo fôlego à sua galinha de ovos de ouro. O Mille 2009 teve um acerto no motor, ganhou pneus que provocam menos atrito e passou a ter um econômetro no painel, para ajudar o motorista a controlar o pé no acelerador e economizar até 10% de combustível.
Pouco investimento para um produto que poderia estar morto, mas no entanto tem um desempenho formidável de vendas, com mais de onze mil unidades mensais, superado por apenas três concorrentes, mais modernos, que recebem mais investimentos e que exigem gastos enormes em publicidade para se manter em pauta. Coisa que o Mille não precisa.
0 Comentários