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Invasão da Itália

O primeiro embate na Itália

Fonte: adluna

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Invasão aliada da península italiana:

Ataque inglês pelo sul (Calábria)


Poucos dias depois do desembarque aliada na Sicília, o Primeiro-Ministro britânico Winston Churchill entrevistou-se em Londres com o Secretário da Guerra americano Henry Stimson. Churchill, decidido partidário da invasão do território continental italiano, explicou, mais uma vez, as múltiplas razões que o inclinavam a apoiar essa tática. Já em carta ao Marechal Smuts lhe expressara os alcances do seu ambicioso plano: “Não só devemos tomar Roma e marchar rumo ao norte, tanto quanto seja possível na Itália, mas também a nossa mão direita deve ir em auxílio dos patriotas dos Balcãs. Tenho confiança em que se obterá um resultado favorável e farei tudo o que estiver ao meu alcance para conseguir a aprovação dos nossos aliados”. Estes mesmos argumentos foram transmitidos a Stimson, não só por Churchill, mas também por Eden, ministro da guerra britânico, que declarou claramente que a guerra não deveria limitar-se à Itália, mas estender-se também à Iugoslávia e à Grécia.



Stimson aventou que, se fosse empreendida essa operação, seria impossível efetuar a invasão do continente europeu, num prazo razoavelmente curto, por meio de um desembarque nas costas francesas. Churchill, por sua vez, afirmou que a invasão deveria se efetuar apenas quando os britânicos e americanos estivessem em condições de realizá-la e não quando a pressão das exigências russas os fizessem sentir-se obrigados a efetuá-la. O primeiro-ministro inglês sustentou, em seguida, que uma tentativa prematura poderia redundar numa verdadeira catástrofe.



Entrementes, o General Eisenhower, a quem Roosevelt e Churchill haviam dado carta branca para decidir qual seria o passo seguinte, após a conquista da Sicília, estudava as possibilidades alternativas, para chegar ao objetivo que lhe haviam indicado: eliminar a Itália como força combatente.


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Decide-se o ataque à Itália


A 28 de junho de 1943, Eisenhower enviara um informe às autoridades militares em Washington, expondo os seus pontos de vista. Caso a invasão da Sicília se desenrolasse favoravelmente, e o Governo italiano não demonstrasse claramente o seu desejo de abandonar a luta, efetuaria a invasão do território continental, desembarcando tropas na região da Calábria. Esta operação seria secundada, se necessário, por outros dois desembarques, um mais ao norte, e outro na Sardenha.



O Estado-Maior-Conjunto aliado aprovou, a 17 de julho, o plano de Eisenhower e expressou, também, o seu interesse num possível desembarque efetuado diretamente em Nápoles.



Aprovou-se, nessa mesma ocasião, e com o objetivo de permitir a Eisenhower levar adiante os seus projetos, o envio ao setor do Mediterrâneo de 66.000 soldados de reforço. Os americanos, porém, deixaram claramente estabelecido que esse constituiria o último contingente de tropas de importância que enviariam a esse setor. Recusaram-se portanto a atender o pedido dos britânicos no sentido de que outros 50.000 homens engrossassem as forças do Mediterrâneo, e se mantiveram firmes na sua posição de enviar sete divisões aliadas, após a conquista da Sicília, para a Inglaterra, com o objetivo de começar o adestramento para a operação Overlord (invasão da França).



Churchill, por sua vez, procurou impedir o transporte das tropas, como os americanos exigiam, porém nada conseguiu. O Alto-Comando americano não alterou os seus propósitos. Tanto Marshall como Eisenhower achavam que as operações na Itália deveriam ser de alcance estritamente limitado. O objetivo imediato da invasão seria ocupar a grande base aérea de Foggia, ao sul da península, para localizar ali as esquadrilhas de bombardeiros aliados que se destinariam a golpear o setor sul da Alemanha. O segundo objetivo, de alcance estratégico, consistia em obrigar os alemães a empenhar na luta, em defesa de Roma e dos centros industriais do norte da Itália, a maior quantidade de tropas possível. Isso seguramente acarretaria a necessidade de retirar unidades da zona do Canal da Mancha, onde os Aliados pensavam em desembarcar no ano seguinte.



Por volta de 20 de julho tornou-se evidente que os italianos ofereceriam escassa ou nula resistência a uma invasão da península. Eisenhower resolveu então suspender o ataque contra a ilha da Sardenha e empregar o 5o Exército americano do General Clark, designado para essa operação, na invasão direta do território continental italiano. Desta decisão surgiu um novo plano inteiramente novo. As forças inglesas desembarcariam, como já estava previsto, na extremidade da “bota”. O 5o Exército de Clark, por sua vez, desembarcaria ao norte, na zona de Nápoles, nas praias de Salerno. Este desembarque recebeu o nome de Avalanche. A 25 de julho de 1943, produziu-se a queda de Mussolini. Com a instauração do governo do Marechal Badoglio, os italianos iniciaram as negociações para depor as armas, fato que abriu perspectivas favoráveis nos planos aliados de invasão. O Estado-Maior-Conjunto decidiu então aprovar os projetos Avalanche e Baytown (desembarque do 8o Exército de Montgomery no extremo sul da península).



Conferência de Quebec



Por iniciativa de Churchill, que empreendeu viagem através do Atlântico, efetuou-se na cidade de Quebec, no Canadá, uma importante reunião, da qual participaram o primeiro-ministro inglês, o Presidente Roosevelt, e altos chefes militares ingleses e americanos. O objetivo da entrevista era determinar, de maneira definitiva, a estratégia a seguir, num futuro imediato, tendo em vista uma rápida derrota das forças do Eixo. A conferência, cognominada de Quadrant, efetuou-se entre os dias 12 e 24 de agosto de 1943.



Enquanto Churchill se encontrava ainda em viagem, o Presidente Roosevelt combinou com seu chefes militares insistir com o primeiro-ministro, em que o plano de invasão do continente europeu através do Canal da Mancha fosse levado à prática o mais cedo possível. Paralelamente, não se deveria avançar além de Roma - achava o Alto Comando americano - até que se concretizasse o ataque à França.



No decorrer da reunião, Churchill opôs novamente uma série de críticas à posição americana de concretar o esforço máximo na preparação da invasão da França. O primeiro-ministro inglês, todavia, concordou que se iniciasse sem demora a prontidão das forças. Concordou também com a data prevista: maio de 1944. O consentimento de Churchill ficava estritamente ligado à evolução militar, caso na época houvesse condições favoráveis. Para o primeiro-ministro era imprescindível que a aviação alemã fosse debilitada ao máximo, antes da operação. Também não poderia existir na zona costeira do norte da França uma força superior a 12 divisões móveis alemães. As exigências de Churchill eram, efetivamente, fundamentadas, posto que os alemães, obrigados pelo avanço russo, se veriam compelidas a deslocar para a frente do leste a quase totalidade de suas unidades. Por outro lado, as divisões alemães que custodiavam a “Muralha do Atlântico” eram constituídas, em sua maioria, por tropas de segunda classe. Também, grande quantidade de prisioneiros de guerra (russos, poloneses, etc.) haviam sido designados para o serviço das baterias antiaéreas e trabalhos de manutenção.



Nas discussões que se travaram, Churchill tentou, mais uma vez, que os americanos emprestassem maior importância ao teatro de guerra do Mediterrâneo. Porém, depois de três dias de acalorados debates entre os chefes militares, resolveu-se definitivamente que o plano Overlord, (Invasão da França através do Canal da Mancha) tivesse prioridade absoluta sobre as demais operações. Com relação ao Mediterrâneo, mantinha-se em pé o plano de Eisenhower: desembarcar no sul da Itália, avanço para Roma, e conquista da Sardenha e da Córsega.



Aprovaram-se também outras medidas de grande importância. Dar-se-ia o máximo apoio ao plano Point-Blank) ofensiva combinada anglo-americana de bombardeio aos cetros vitais da Alemanha); autorização a MacArthur para continuar as suas operações ofensivas rumo às Filipinas; ocupação das ilhas Gilbert, Marshall e Marianas, no Pacífico; ofensiva no norte da Birmânia, para reabrir a rota para a China; instalação de bases aéreas na China, para serem usadas pelas B-29 (“super-Fortalezas Voadoras”, cuja construção então se iniciara). A conferência de Quebec chegou assim ao fim, depois de autorizar a realização de medidas militares que seriam vitais e decidiriam o destino da guerra.



A última tentativa de Churchill



No dia 8 de setembro de 1943 anunciou-se oficialmente a capitulação da Itália. No dia seguinte, teve lugar uma reunião na Casa Branca em Washington. Foi assistida pelo Presidente Roosevelt, Winston Churchill, e pelos altos chefes militares aliados. O primeiro-ministro britânico decidiu aproveitar o auspicioso clima criado pela rendição italiana, para fazer uma última tentativa em favor de seus planos ofensivos no Mediterrâneo. Com sua verbosidade habitual, leu um extenso memorando, no qual resumia os seus argumentos a respeito da luta no Mediterrâneo. Acreditava o primeiro-ministro que, como ações imediatas, seria necessário incorporar as forças militares italianas do lado aliado, suavizando os termos do armistício. Também, as tropas aliadas, uma vez ocupada Nápoles, deveriam avançar o mais possível para o norte, pressionando os alemães contra os Alpes. Deveriam também efetivar um acordo entre as tropas italianas que permaneciam nos Bálcãs e os movimentos locais de guerrilheiros. Isso permitiria o estabelecimento de cabeças-de-ponte nas costas iugoslavas, das quais as tropas aliadas, enviadas da frente italiana, poderiam avançar para o norte, rumo à Hungria, à Bulgária, à Áustria e à Tchecoslováquia. Assim, pela primeira vez, Churchill expôs claramente ante os americanos o vasto alcance de sua estratégia no Mediterrâneo.

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A ofensiva aliada, que se iniciara como uma operação limitada contra a Itália, passaria a converter-se num movimento decisivo que levaria os soldados americanos e britânicos ao coração da Europa. À luz dos acontecimentos posteriores pode-se deduzir como era extraordinária a visão de Churchill. De fato, se o seu plano tivesse sido adotado, os países da Europa oriental teriam tido um destino muito diferente do que lhes tocou no após-guerra.



Churchill ampliou a sua argumentação com um vaticínio sumamente auspicioso. A seu ver a ação dos Aliados nos Bálcãs provocaria, assim como na Itália, a defecção da Bulgária, Romênia e Hungria da causa do Eixo, fato que, muito provavelmente, impulsionaria finalmente a Turquia a tomar partido na guerra junto com os Aliados.



As palavras de Churchill, porém, caíram no vazio. Os chefes militares americanos já haviam resolvido qual a estratégia que segundo o seu critério, era a única que permitiria concretizar, a curto prazo, e de forma total, a derrota da Alemanha: invasão em grande escala, através do norte da França e avanço direto rumo ao centro vital da Alemanha (zona do Rhur). Esta empresa só se poderia alcançar utilizando como base a Inglaterra, posto que as ilhas britânicas eram o único ponto apto para efetivar a concentração de uma tal massa de homens e materiais, e servir, inclusive, posteriormente, como centro de abastecimento.



Assim se concluíram as conversações entre os principais líderes aliados. Como assinalou o Secretário de Guerra americano Stimson, o “plano Overlord a partir desse momento se convertia definitivamente na carta de triunfo dos Aliados”. Paralelamente, a luta na Itália passava a converter-se no que as tropas chamaram “a guerra esquecida”.


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Preparativos para o desembarque



Enquanto essas reuniões ocorriam, na Sicília e na África do Norte ultimava-se a elaboração dos planos e a concentração de forças.



A operação Avalanche (ataque contra Salerno) seria efetuada pelo 5o Exército do General Clark, que incluía o 6o Corpo americano (divisões de infantaria 34a, 36a, 1aa Aerotransportada) e o 10o Corpo Britânico (divisões de infantaria 46a, 56a e 7a blindada). blindada e 82



A operação Baytown (desembarque no extremo da península) dirigida por Montgomery, seria realizada pelo 13o Corpo de Exército (divisões 5a britânica e 1a canadense).



Eisenhower decidiu também ocupar o porto de Tarento, desembarcando ali a 1a Divisão Aerotransportada britânica.



A efetivação dos movimentos aliados oferecia, apesar de sua superioridade em homens e material, riscos consideráveis, especialmente na zona de Salerno. Embora as praias fossem especialmente aptas para um desembarque, as montanhas vizinhas que poderiam ser utilizadas pelos alemães para localizar suas baterias, significavam um grande risco e anulavam a vantagem da amplidão da praia. Se os Aliados ficassem bloqueados na cabeça-de-ponte, os alemães poderiam transferir rapidamente suas forças do norte e do sul e lançar ao mar as tropas de Clark.



Sob o comando do Marechal Kesselring, os alemães contavam, no sul da Itália, com três divisões Panzer, duas Panzergrenadier e duas de pára-quedistas. Estas forças contavam, também, com forte proteção aérea.



Ante as evidentes dificuldades que poderiam surgir, o General Clark estudou a possibilidade de desembarcar no norte de Nápoles, e não na baía de Salerno, pois ali o terreno era plano e não existia nenhuma barreira montanhosa que bloqueasse o avanço para o interior. Porém, os chefes da aviação aliada argumentaram que os caças careciam de suficiente raio de ação para operar nessa zona. Portanto, finalmente, decidiu-se correr o risco de levar adiante o desembarque em Salerno. A operação se empreenderia a 9 de setembro. Lançar-se-ia às praias cerca de 125.000 soldados. Clark, por sua vez, planejara lançar os pára-quedistas ao norte da cabeça-de-ponte, sobre as margens do rio Volturno, com a missão de dinamitar as pontes desse rio e bloquear os caminhos, a fim de impedir que as forças alemães estacionadas na zona de Roma convergissem sobre Salerno.



A 23 de agosto, Clark e Montgomery celebraram a última reunião com Eisenhower, Alexander, Spaatz, o Almirante Cunningham e o Marechal-do-Ar Tedder, para dar os toques finais nos planos da invasão. Aprovou-se o projeto operativo de Clark, especialmente no tocante ao lançamento de pára-quedistas da 82a Divisão. Decidiu-se também, definitivamente, com a aprovação de Montgomery, que a investida do 8oo Exército de Clark, em Salerno. Exército contra o extremo da península seria uma manobra de distração. O ataque principal estaria a cargo do 5



No último momento, a 3 de setembro, dia fixado para o ataque das tropas inglesas no extremo sul, produziu-se uma inesperada alteração nos planos. Nesse dia, de fato, o general Castellano, delegado do Marechal Badoglio, comunicou aos Aliados a resolução do seu governo de formar o armistício, apondo, em seguida, a sua rubrica no mesmo. Anunciou, porém, a grande preocupação que existia em Roma acerca da atitude que, na emergência, os efetivos alemães tomariam, quando cinco dias depois, se desse publicidade ao texto da capitulação. Eisenhower resolveu então apoiar os italianos lançando a 82a Divisão Aerotransportada sobre Roma. E comunicou essa resolução ao General Clark, o qual, profundamente contrariado, compreendeu que a decisão de Eisenhower jogava por terra o plano de anular, com os pára-quedistas, as pontes do Volturno. Disse então ao seu superior: “Tirar-me a 82a no momento de começar a luta é como cortar o braço esquerdo”. Apesar dos seus protestos, Clark não conseguiu que Eisenhower voltasse atrás em sua decisão (A 82a Divisão Aerotransportada, no entanto, acabou não sendo lançada sobre a capital da Itália. Foi empregada, posteriormente, para reforçar a cabeça-de-ponte de Salerno).


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A ofensiva aérea



Com o fim de abrir caminho às forças de invasão, a aviação aliada efetuou uma série de devastadores e ininterruptos ataques contra o território continental italiano. Estas ações tinham por objetivo principal, em primeiro lugar, anular a capacidade da aviação alemã. Para tanto, os bombardeiros pesados haviam já iniciado com muita antecedência o ataque aos aeródromos inimigos situados na Itália meridional e central. Por volta de 18 de agosto o objetivo havia sido praticamente alcançado. Com exceção da grande base de Foggia, a aviação americana e britânica havia arrasado a quase totalidade dos campos de aterrissagem da Itália meridional. Resolveu-se então, destruir Foggia. A 25 de agosto, 140 caça-bombardeiros P-37 efetuaram uma incursão contra o aeródromo de Foggia, destruindo os aviões estacionados em terra e causando grandes estragos nas instalações. Em seguida, e pelo espaço de 30 minutos, 136 Fortalezas-Voadoras B-17 lançaram 240 toneladas de bombas explosivas e de fragmentação, arrasando os edifícios da base e destruindo mais de 60 aviões alemães. Este reide teve decisiva influência no curso das operações, pois eliminou praticamente a aviação de caça do Eixo do teatro de operações.



Conseguida a supremacia aérea, os bombardeiros aliados foram dirigidos contra o sistema de comunicações inimigo, com o propósito de retardar o movimento das reservas até a zona de luta e isolar os futuros campos de batalha.



A maior parte dos abastecimentos e reforços alemães que chegavam à Itália meridional deviam atravessar, no seu trajeto para o sul, por via férrea, os grandes centros ferroviários de Roma, Nápoles e Foggia. Conseguindo-se a destruição dos pátios de manobras desses centros, o transporte de homens e materiais se veria seriamente comprometido. Decidiu-se, portanto, que os bombardeiros atacariam esse alvos. Cumprindo este plano, as esquadrilhas aliadas realizaram desde 18 de agosto até a véspera do desembarque mais de 4.500 incursões contra as linhas de comunicações do inimigo, lançando perto de 6.500 toneladas de bombas. O reide mais devastador foi realizado contra os pátios de manobras da estação de Foggia; 162 Fortalezas-Voadoras e 71 Liberators lançaram uma chuva de 600 toneladas de bombas sobre o objetivo. Os caças e a artilharia antiaérea alemã ofereceram encarniçada resistência à incursão e conseguiram abater cinco bombardeiros e avariar outros 17. A missão porém, coroou-se de pleno êxito. Para isso contribuiu um segundo ataque realizado nessa mesma noite, por várias esquadrilhas de bombardeiros Wellington, da RAF.



Como resultado do ataque se conseguiu cortar todas as linhas férreas que uniam Foggia com Nápoles e Bari. Destruíram-se centenas de vagões e locomotivas e causaram-se graves danos ao pátio de manobras e às fábricas vizinhas. As Fortalezas-Voadoras estenderam os seus ataques ao norte da Itália, para interromper as comunicações da Alemanha com a península.



No dia 31 de agosto, 152 B-17 bombardearam Pisa, onde lançaram 450 toneladas de bombas. O ataque se prolongou posteriormente a Bolonha e Pescara. Finalmente, às vésperas do desembarque aliado, se efetuou uma incursão contra a linha vital do Passo de Brennero, que, através dos Alpes, unia a cidade de Innsbruck, em território alemão, com Bolzano, na Itália. Vinte e quatro B-17 destruíram uma das pontes que conduziam ao sul, sobre o rio Iscara. Posteriormente, outras 19 Fortalezas-Voadoras inutilizaram outras duas pontes sobre o rio Afígio.



Desta forma, a rota do Passo de Brennero, a mais curta e direta entre a Itália e a Alemanha, ficou temporariamente bloqueada, no momento crítico da invasão. Enquanto os bombardeiros pesados realizavam suas operações de longo alcance, os médios concentravam os seus ataques nos pátios de manobras ferroviárias da Itália meridional. O alvo mais bombardeado foi Salerno, cujas estações ferroviárias foram objeto de cinco devastadores ataques pelos Wellington e Mitchell. Caça-bombardeiros P-40 e Mosquitos britânicos fustigaram continuamente os trens, veículos em marcha, estações ferroviárias e concentrações de tropas.



Nos primeiros dias de setembro, a aviação aliada havia cumprido a missão que lhe fora confiada. Com seu incessante bombardeio, forçou a Luftwaffe a abandonar a Itália meridional, causando-lhe paralelamente enormes perdas. Para se ter uma idéia do domínio aéreo aliado na península, basta saber a cifra de aviões alemães que a Luftwaffe chegou a lançar diariamente contra as formações inimigas: 50 a 100 aparelhos, no máximo.



A força aérea aliada concretizou a destruição das linhas de comunicações, a tal ponto que os movimentos ferroviários ao sul de Nápoles ficaram praticamente paralisados. Este fato obrigou os alemães a efetuar os seus transportes, em sua quase totalidade, por meio de veículos motorizados, com o que aumentou a drenagem de suas escassas reservas de combustível. Deste modo, as unidades motorizadas de combate (divisões Panzer e Panzergrenadier) tiveram também mais limitadas as suas possibilidades de ação para enfrentar o ataque aliado.



As zonas de combate, graças à ação da aviação, ficavam assim isoladas. Agora cabia às forças terrestres concluir o trabalho que as aéreas haviam começado.


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Assalto à Calábria



Na noite de 1o de setembro de 1943, o Marechal Kesselring ordenou às unidades da 29a Divisão Panzergrenadier que estavam localizadas na ponta da “bota” italiana, na zona de Reggio Calábria, que se retirassem imediatamente para o norte, no maior segredo. O chefe alemão, ante os informes do seu serviço de exploração, que confirmavam o iminente ataque das forças britânicas concentradas do outro lado do Estreito de Messina, resolveu assim evitar a investida inglesa.



Kesselring presumia já que o ataque principal aliado se dirigiria à zona de Nápoles, único porto de importância em condições de assegurar o abastecimento das unidades anglo-americanas em vasta escala. Decidiu portanto, concentrar suas forças nas proximidades desse porto e cobrir sua retirada do sul mediante manobras de contenção e dinamitação de pontes e estradas na zona montanhosa do extremo sul da península. Esta guerra “se sapadores”, de que os alemães eram hábeis cultores, lhe permitiria conter o avanço das forças inglesas que desembarcaram na Calábria e ganhar tempo suficiente para lançar o grosso de suas unidades contra o segundo desembarque aliado, que, sem dúvida, se efetuaria mais ao norte. As medidas adotadas pelo chefe alemão eram as únicas acertadas e possíveis na emergência.



Montgomery, por sua vez, foi informado do recuo dos alemães, por “comandos” desembarcados na costa da Calábria. Apesar disso, os planos britânicos de ataque não sofreram alteração alguma. Assim, na tarde de 2 de setembro, foram concentradas nas costas sicilianas, no Estreito de Messina, mais de 600 peças de artilharia, para cobrir, com seu fogo, o desembarque das tropas inglesas nas costas da Itália continental. Numerosas esquadrilhas de caça-bombardeiros, unidades da esquadra e embarcações armadas com lança-foguetes foram mobilizadas para apoiar o ataque. A operação foi preparada como se fosse encontrar na margem oposta uma resistência fortíssima.



Às 4h30 da madrugada de 3 de setembro, a artilharia britânica abriu fogo e o manteve, violentíssimo, durante meia hora. Após o bombardeio, os destróieres e barcos lança-foguetes se aproximaram dos pontos de desembarque na costa, as localidades de San Giovanni e Reggio, lançando um dilúvio de projéteis. Esta ação não recebeu resposta alguma. Uma testemunha desse episódio, sintetizou-o numa só frase: “Nenhum canhão respondeu ao bombardeio inglês”. Desta maneira se iniciou o insólito desembarque. Deslocando-se através das tranqüilas e ensolaradas águas do Estreito de Messina, 300 embarcações de desembarque de todos os tipos transportaram num incessante ir e vir, através do Estreito, as forças, armas e equipamentos do 13o Corpo de Exército. A 5a Divisão britânica desembarcou nas praias de San Giovanni; a 1a canadense, por sua vez, o fez em Reggio. Em nenhuma das duas cabeças-de-ponte se encontrou resistência, nem campos de minas, que dificultassem o desembarque. Praticamente a operação se efetuou sem sofrer nenhuma baixa.



Pouco depois das 9 da manhã, o General Montgomery cruzou o Estreito e chegou à costa em um veículo anfíbio. Ali foi recebido pelas tropas com entusiásticas aclamações. Antes da meia-noite de 3 de setembro, as forças britânicas haviam transposto os planaltos, prolongamentos das praias, e se internaram em direção ao norte.



O avanço continuou sem achar praticamente oposição alguma. Os vôos realizados pelos aviões de reconhecimento e pelas esquadrilhas de caças revelaram que na zona não existiam forças inimigas dispostas a enfrentar o ataque. Para Montgomery era evidente já que o plano de Kesselring consistia em recuar suas forças e organizá-las numa segunda linha, retardando o avanço britânico mediante dinamitações e ações de retaguarda.



Durante os dias 4 e 5 as tropas efetuaram contínuos progressos em ambas as margens da ponta da “bota” italiana, apesar dos obstáculos interpostos no seu caminho pelos sapadores alemães. Em sucessivos choques com as unidades de retaguarda, mais de 2.000 soldados italianos haviam caído prisioneiros. A aviação realizava intensos ataques contra os centros de comunicações de Catanzaro e Cosenza, que dominava as vias de retirada dos alemães para o norte. A Luftwaffe, por sua vez, não ofereceu, praticamente, nenhuma resistência. Alguns aviões alemães tentaram fustigar a concentração de barcos aliados, porém foram logo rapidamente repelidos pelos caças e pela artilharia antiaérea. Foram derrubados sete aviões alemães.



Assim, enquanto as forças do 5o Exército do General Clark iniciavam seu deslocamento por mar rumo às praias de Salerno, dos portos da Sicília e da África do Norte, as tropas de Montgomery continuavam o seu lento avanço na zona da Calábria, através de caminhos montanhosos, convertidos num verdadeiro labirinto pelas dinamitações efetuadas pelos sapadores alemães.



No dia 8 de setembro de 1943, o avanço foi acelerado, quando uma brigada inglesa transportada de Messina desembarcou, nas primeiras horas da manhã, ao norte da localidade de Pizzo, na costa ocidental da península. O desembarque encontrou escassa resistência alemã, no primeiro momento. Posteriormente, no entanto, a cabeça-de-ponte estabelecida pelos britânicos foi submetida a um violento fogo de artilharia e morteiros, das colinas próximas. Imediatamente, várias esquadrilhas de aviões caça-bombardeiros P-40 sobrevoavam os redutos inimigos e calaram o fogo da artilharia. Na costa oriental, os alemães se retiravam da cidade de Catanzaro, fustigados pelos ataques da aviação aliada que, em vôo rasante, atacava sem cessar as colunas alemães.



Ao cair da tarde de 8 de setembro, as forças do 8o exército se aproximaram de Catanzaro e, no dia seguinte, ocuparam-na.



Enquanto se sucediam os acontecimentos citados, os bombardeiros americanos e britânicos redobraram os seus ataques no norte, para reduzir as defesas alemães na zona de Salerno, onde o desembarque aliado já era iminente. Simultaneamente, 130 Fortalezas-Voadoras B-17 atacaram, de surpresa, a localidade de Frascati, onde se encontrava instalado o posto de comando do Marechal Kesselring. Lançaram sobre a localidade 389 toneladas de bombas. O devastador ataque causou numerosas baixas entre a população civil italiana e destruiu grande parte da cidade. Kesselring, porém, escapou à morte.



Entrementes, para apoiar a ação de Montgomery, Eisenhower determinou a ocupação do porto de Tarento mediante uma operação audaciosa. Na tarde de 9 de setembro o encouraçado britânico Howe e quatro cruzadores, conduzindo a bordo as tropas da 1a Divisão Aerotransportada britânica, se internaram no canal de acesso ao porto de Tarento.



Enquanto avançava para o caís, a formação britânica cruzou com navios de guerra italianos que acabavam de abandonar o porto e se dirigiam para Malta, para entregar-se aos Aliados. Nesse momento, porém, os ingleses não estavam seguros de que os italianos cumpririam os termos do armistício e temiam que oferecessem batalha. Caso ocorresse isso, a situação dos barcos britânicos estaria muito difícil, dado que estavam carregados de tropas. Assim, durante longos minutos se manteve a tensão, enquanto os navios se cruzaram. Porém, nada aconteceu. As belonaves italianas continuaram navegando e se perderam ao longe. Um infeliz incidente, contudo, ensangüentou a jornada. Um cruzador britânico, ao chegar ao porto, chocou-se com uma mina e foi a pique em poucos minutos, arrastando consigo mais de 200 soldados.



Com a ocupação de Tarento, os Aliados ganharam um importante centro portuário, para assegurar o abastecimento em grande escala de suas forças. De fato, as tropas de Montgomery só haviam sido abastecidas até aquele momento através das praias de invasão do extremo sul da Calábria, fato esse que contribuíra para agravar a lentidão do avanço. Agora, de Tarento, as tropas aerotransportadas britânicas, às quais logo se somariam as da 8a Divisão hindu e as da 78a de Infantaria britânica, poderiam deslocar-se aceleradamente até as retaguardas das tropas alemães que, nesse instante, se dispunham a enfrentar o ataque aliado na zona de Salerno. Ali teria lugar o encontro decisivo que, definitivamente, resolveria a sorte da campanha no sul da Itália.



O Marechal Kesselring, chefe das forças alemães, já havia determinado a concentração de todas as suas unidades nas proximidades das praias de Salerno, abandoando o extremo sul da península. Para conter as colunas de Montgomery somente ficavam unidades de contenção e grupos de retaguarda. Toda a costa do mar Adriático, desde Brindisi até Bari, estava livre de alemães, fato que facilitaria a sua rápida ocupação pelos ingleses, uma vez que estes conseguissem abandonar o labirinto montanhoso da Calábria. Esta perspectiva incitou as tropas britânicas a redobrar os seus esforços no sentido de acelerar o avanço para o norte. Soldados e sapadores, trabalhando febrilmente, estenderam improvisadas pontes e removeram os escombros que bloqueavam as estradas, numa tentativa de abrir caminho para as colunas mecanizadas. Tanques, caminhões, veículos com lagartas, deslocando-se com dificuldade, continuaram assim a sua lenta marcha pelo extremo da “bota” italiana.



Anexo



As divisões alemães e italianas

Em princípios de 1943, os armamentos das divisões alemães e italianas eram os seguintes:

Divisão italiana

Infantaria: 264 fuzis-metralhadoras; 60 metralhadoras; 126 morteiros de 45; 48 morteiros de 81; 24 peças de calibre 47 e antitanques.

Artilharia: 36 peças de calibre 75 a 100; 8 peças de calibre 20 e 18 metralhadoras.

Divisão alemã

Infantaria: 450 pistolas-metralhadoras; 372 metralhadoras leves; 112 metralhadoras pesadas; 81 fuzis antitanques; 84 morteiros de calibre 50; 50 morteiros de calibre 81; 16 peças de calibre 20; 75 peças antitanques de calibre 37; 18 peças de calibre 75 para infantaria; 6 peças de calibre 149 para infantaria; 6 caminhões blindados.

Artilharia: 48 peças de calibre 105 e 149; 24 metralhadoras leves.

A superioridade da divisão alemã cm relação à italiana era de 616 armas automáticas, 36 peças de artilharia e 132 armas antitanques.





Forças alemães na Itália

Depois de 25 de julho, os alemães, suspeitando de uma iminente reviravolta da situação na Itália, haviam transportado para a península novas unidades operativas. Entre as medidas tomadas pelo comando alemão para enfrentar uma possível eventualidade se contavam:

1) Reagrupamento das forças alemães da Itália meridional e central em dois corpos de exército: o 14o e o 76o que mais tarde, em agosto, foram subordinados ao 10o Exército.

2) Chegada à Itália da 26a Divisão Blindada (oeste de Bari); da 3a Divisão Panzergrenadier (Orvieto) e da 2a Divisão de Pára-quedistas (Roma).

3) Organização dos preparativos de combate da 90a Divisão Panzergrenadier destacada na Sardenha.

4) Envio da brigada de assalto “Reichsfuhrer” à Córsega.

5) Formação do grupo de exércitos “B”, sob o comando do Marechal Rommel, para proteger a retaguarda das tropas alemães da Itália meridional e central.

De acordo com um plano preparado havia há tempos, as unidades operativas alemães foram se espalhando gradualmente no território italiano, de maneira tal a poder neutralizar energicamente, no momento azarado, as forças italianas em condições de operar. Este plano, denominado com a palavra convencional Eixo, tinha por objetivo impedir qualquer ato hostil das forças armadas italianas contra as alemães e, também, assegurar a posse dos principais portos e dos mais importantes centros de comunicações. O plano enfeixava as seguintes medidas:

1) Subordinação de todas as unidades dependentes do Comando Superior do Sul (Itália central e meridional) ao comando do grupo de exércitos “B” que teria que esperá-las sobre a linha Viareggio-Pistóia-Pesaro.

2) Retirada das tropas da Calábria e de Puglie, depois de haver desarmado as unidades italianas e ter destruído as comunicações.

3) Recebimento das forças em retirada da Calábria por parte das unidades operativas ao norte de Nápoles.

4) Vigilância das divisões italianas sediadas na zona de Roma por parte do 11o Corpo de Exército aéreo (próximo a Roma) e da 2a Divisão de Pára-Quedistas; caso fosse necessário, eliminação das mesmas, para assegurar a posse das Colinas Albanesas que serviriam como base (depósitos de abastecimentos) para a retirada das forças alemães do sul.

5) Cooperação da 3a Divisão Panzergrenadier na missão da 2a Divisão de Pára-Quedistas. A 3a Divisão Panzergrenadier, que tinha um destacamento para proteger o Comando Superior do Sul, devia subordinar ainda dois grupamentos complementares à 15a Divisão Panzergrenadier e à 16a Divisão Blindada.

6) Transferência da Sardenha à Córsega da 90a Divisão Panzergrenadier e transporte a cargo da marinha alemã. A brigada SS Reichsfuhrer, destacada no sul da Córsega, devia receber esta divisão e depois evacuá-la da ilha, rumo à península, por via marítima e aérea. Nos primeiros dias de setembro a situação das forças terrestres alemães era a seguinte:

Na Itália meridional:

a) Comando do 10o Exército:

76o Corpo de Exército - 29a Divisão Panzergrenadier, no sul da Calábria e 26a Divisão Blindada em Catanzaro-Cassano

14o Corpo de Exército - 16a Divisão Blindada, na zona de Salerno e Blindada Hermann Goering ao norte de Nápoles, e 15a Divisão Panzergrenadier, na zona de Formia.

b) Subordinadas ao comando alemão do sul:

1a Divisão de Pára-Quedistas (menos um regimento) na zona ao sudeste de Tarento

Na Itália central:

Subordinada ao 11o Corpo de Exército: 2a Divisão Pára-Quedista, na zona Frascati-Albano-Valletri e 3a Divisão Panzergrenadier, próximo a Orvieto.

Na Sardenha e Córsega:

90a Divisão Panzergrenadier, na zona central da Sardenha e Brigada reforçada Reichsfuhrer, na zona central da Córsega.

Na Itália setentrional:

a) 51o Corpo de Exército alpino (Borgo Val Faro) - 65a Divisão de Infantaria, em Parma e Passo de Cisa e 305a Divisão de Infantaria, na zona ao norte de Cisa.

b) 87o Corpo de Exército (Acqui) - 76a Divisão de Infantaria, na zona de Nova Ligúria e 94a Divisão de Infantaria, na zona de Alexandria.

c) Corpo de Exército (SS) Hauser (sul do lago de Garda) - Divisão SS Adolf Hitler, na zona de Turim-Milão-Piacenza; Divisão SS Das Reich, na zona de Bolonha; 71a Divisão de Infantaria, em Istria; 44a Divisão de Infantaria, na zona de Verona-Vicenza-Trevisto; 24a Divisão Blindada, na zona Bolonha-Modena-Firenze; Brigada Doehle, formada por unidades de reserva do exército no Alto Adigio.

No Alto Adigio, além disso, havia unidades SS, escola de Alta Montanha e polícia.

Ao todo:

6 Divisões de Infantaria

2 Divisões de Pára-Quedistas

6 Divisões de Panzergrenadier e SS

4 Divisões blindadas

2 Brigadsas (uma de assalto e uma de montanha)

Em síntese:

A situação comparativa das forças era a seguinte: 18 divisões alemães e duas brigadas, frente a 15 divisões italianas e 4 grupamentos. Os destacamentos de costa e numerosas guarnições estavam, por sua vez, em situação de ser enfrentadas, em grande parte, por numerosas unidades ou destacamentos alemães não enquadrados nas unidades operativas.

À vantagem numérica, ainda se acrescentava a favor dos alemães o seu armamento e equipamentos superiores.





“... Levaria todos comigo...”

Fim de agosto de 1943. Nos acampamentos aliados, febrilmente, se ultimam os preparativos destinados a concretizar a invasão da Itália. Milhares e milhares de homens são adestrados diariamente, sem um minuto de repouso. Terão que enfrentar tropas aguerridas, como são as alemães, e o grau de preparação que tiverem será a sua melhor defesa.

Os chefes aliados, paralelamente, viajam sem descanso de um acampamento a outro. Sua presença alenta os homens; os comandantes sabem disso e diariamente andam de um campo para outro, reunindo as tropas, conversando com elas, e comunicando-lhes a irrestrita confiança que possuem no triunfo.

Montgomery, o alto chefe britânico que comanda o 8o Exército, dando vazão à sua habitual simpatia, percorre acampamento após acampamento, reunindo os homens e falando-lhes, meio a sério, meio brincalhão; o veterano chefe sabe que a guerra não é brincadeira de crianças e sabe que mostrar-se como um ser humano tem importância vital. Montgomery aplica a sua velha experiência e, quando caminha entre os homens, bate sem eu ombros, e o os chama pelo sobrenome. E é então que se produzem cenas como a que o velho chefe inglês viveu no acampamento da brigada de Malta: depois da chegada de Monty, os soldados são reunidos num amplo espaço aberto. Em formação, os combatentes assistem a uma breve cerimônia, durante a qual Montgomery distribui algumas condecorações. Em seguida sobre um jipe pede aos soldados que quebrem a formação e se reunam à sua volta. O chefe inglês repete os seus conceitos duas ou três vezes, fazendo significativas pausas. Deste modo, além de gravar nas mentes dos soldados a essência das suas palavras, dá a eles uma demonstração de absoluta convicção que tem de estar em posse da verdade. O tema mais importante de suas palavras é, invariavelmente, o seguinte: 1) Vocês são excelentes soldados. 2) O desembarque não será difícil. 3) A operação faz parte de um plano mundial, em que estão incluídos os bombardeiros e a ação da Rússia. Por último, ao terminar, Monty acrescenta as seguintes palavras: “Vocês todos se portaram tão bem que todos confiam nesta unidade. Gostaria de levar comigo esta brigada para onde quer que eu fosse”. Monty percebeu o efeito que esta frase causou no espírito dos homens e cuja reação se repetiria em todos os acampamentos que visitaria. Mentalmente, ao ouvir suas palavras, os homens se diziam: “Vai nos levar a todas as batalhas, daqui até Berlim”. E a conseqüência era a evidente frieza com que os homens acolhiam o seu elogio. Então, demonstrando os seus dotes de psicólogo, o veterano fez um silêncio e ajuntou: “Mas vocês não sabem onde eu vou... Pode ser até uma licença para ira à Inglaterra...”. A reação dos soldados foi imediata e se cristalizou numa gargalhada geral. Monty, habilmente, repetiu estas palavras nos outros acampamentos, conseguindo a mesma reação.





A travessia do Estreito

O jornalista britânico Alan Moorehead, relata a invasão das forças do 8o Exército de Montgomery, através do Estreito de Messina.

“A Hora Zero foi fixada para uma hora antes do amanhecer de 3 de setembro, aniversário da entrada da Inglaterra na guerra. Precedeu o desembarque um canhoneio de 500 peças de artilharia através do Estreito durante meia hora, na escuridão da noite só se via os clarões amarelados. Estávamos nas montanhas de Messina e os canhões disparavam da região das oliveiras. Partindo das casas camponesas do lado ocidental do Estreito, as granadas, depois de percorrerem rapidamente uma milha ou duas, caíam nas casas camponesas do lado oriental. Avisara-se aos camponeses sicilianos: “Abandonem suas casas, porque as explosões vão quebrar os vidros das janelas e alguém pode se machucar”. Porém não se moveram até ouvir os primeiro tiros, quando fugiram gritando. Na outra margem do Estreito, a população civil, que esperava o ataque, se refugiara nas quebradas e cavernas dos montes, enquanto os seus lares eram destruídos. Ali não havia alemães para atingir. A retaguarda inimiga se retirava no extremo da Itália, dinamitando as pontes à sua passagem. Os “comandos” ingleses se haviam instalado já nos povoados da Calábria e, adornados com flores, esperavam a chegada do grosso das forças. Nenhum canhão respondeu ao bombardeio inglês. Talvez houvesse razões militares para aquele canhoneio, mas na ocasião não pudemos compreender a sua finalidade, a não ser como simples método de destruição ou de super-segurança... talvez. Algumas naves de guerra navegavam junto à costa siciliana, semeando a ruína entre Raggio e San Giovanni. Pouco antes do alvorecer, os barcos lança-foguetes lançaram imensas rajadas para pulverizar as costas. Os foguetes eram como uma catarata enorme e amarelada, precipitando-se para cima com um fragor tremendo, superior até ao da preparação da artilharia. Afinal, centenas e centenas de botes e outras embarcações menores chegaram às praias sob a luz incerta da aurora. Não havia inimigo nem campos de minas nas costas. As baixas se reduziram a dois ou três homens que tropeçaram e caíram na água....

“Não víamos a Itália, escondida por grossas nuvens de fumaça produzidas pelo canhoneio. Em torno de nós, oscilando sob o sol brilhante, se moviam as lanchas de desembarque, transporte de tropas, grandes naves cheias de veículos, destróieres e alguns cruzadores ao longe. Alguns ima em direção à Itália, outros regressavam já. Os carros anfíbios avançavam em formação de V. O mar se agitava. Na margem, moças sicilianas ofereciam frutas aos soldados. Várias gaivotas buscavam na esteira dos barcos algum desperdício. A cena lembrava uma regata...”





O destino do Roma

La Spezia. Trieste. Tarento. Nas bases italianas reina a agitação. Os homens correm ao longo dos ancoradouros, soltando amarras, e descarregando abastecimentos de grandes caminhões que chegam ininterruptamente ao local.

É o dia 8 de setembro de 1943. A frota italiana, em cumprimento das cláusulas do armistício firmado com os Aliados, se apronta para levantar âncora. Seu destino: Malta. Comandando a frota, hasteando a sua insígnia no encouraçado Roma, viaja o Almirante Carlo Bergamini, veterano marujo italiano.

As naves que se preparam para partir constituem o grosso da frota peninsular. São seis couraçados, oito cruzadores, trinta destróieres, quarenta submarinos e numerosas naves auxiliares. Uma a uma, as grandes embarcações partem. São seguidas pelas unidades menores. Já em mar aberto, a esquadra aproa para o sul, rumo à ilha de Malta.

9 de setembro de 1943. As primeiras luzes da manhã arrancam lampejos das tranqüilas águas do Mediterrâneo. Dos barcos italianos, centenas de homens vigiam o horizonte. Navegam ao sul da Sardenha e temem um ataque de aviões alemães. E o ataque não falha.

A manhã já vai em meio quando, ao longe, a grande altura, vários pontos obscuros aparecem... São os bombardeiros alemães.

Os aparelhos alemães, armados com as novas bombas teledirigidas PC 1.400 FX, sobrevoam pouco depois a frota. Os projéteis, com o poder de uma bomba perfurante de 3.000 libras, estão especialmente projetadas para atacar naves de guerra ou fortificações com espessas blindagens.

As guarnições antiaéreas dos barcos italianos, imediatamente, abrem fogo contra os incursores. Os alemães, no entanto, aproximando-se de diversos ângulos, descarregam as PC 1.400 FX. Os projéteis, dirigidos dos aviões, caem em salva, atingindo imediatamente o grande encouraçado Roma. O Almirante Bergamini, fiel à tradição do mar, desaparece com seu barco. Quase 2.000 oficiais e marinheiros o seguem às profundezas do Mediterrâneo.

A frota, no entanto, a todo vapor, continua aproximando-se da ilha de Malta. Os aviões alemães, por sua vez, consumado o ataque, se afastam da formação italiana.

Atrás, debatendo-se nas águas, quase 2.000 homens vêem-se desvanecer-se as possibilidades de salvação. Os barcos italianos, submetidos ao ataque dos alemães, não podem salvá-los. Quando cessa o ataque a formação já está muito distante. Pouco depois, no lugar em que o Roma foi atingido, as águas recuperaram a sua primitiva calma. Grandes manchas de óleo flutuam aqui e acolá; restos de lanchas salva-vidas, que não puderam ser utilizadas, bóiam entre as ondas; tambores e balsas vazias são cruéis indícios do destino que acaba de colher a tripulação do Roma e seu heróico capitão, o Almirante Bergamini.





Capitulação

Ao receber, depois de uma luta curta, a capitulação das forças italianas, sediadas na zona de Roma, a 10 de setembro de 1943, o Marechal alemão Kesselring tentou atrair os chefes e oficiais italiano, para que se incorporassem novamente à ação armada contra os Aliados. Com esse fim, incluiu a seguinte cláusula no armistício: “Para os oficiais italianos será sumamente honroso intervir novamente na luta, a fim de demonstrar oficialmente sua discordância da traição do governo. Para conservar a honra do Exército italiano, se permitirá aos oficiais reterem as suas armas individuais...”. Depois, Kesselring fez circular a seguinte proclamação: “Oficiais das Forças Armadas Italianas!

“As Forças Armadas alemães, apenas tiveram conhecimento da deslealdade de Badoglio, tiveram que intervir , rápida e energicamente, para esmagar ainda em germe a maior traição da História. Agora a situação está esclarecida. O ex-rei e seu governo desonraram a Itália perante o mundo todo e abandonaram, depois, covardemente, o seu próprio povo. Por conseguinte, nenhum oficial italiano está mais ligado por lealdade a um rei que não deu à Itália senão vergonha, e o que permitiu a entrada do inimigo no país.

“Oficiais italianos!

“Abre-se diante de vós um novo horizonte. Pede-se todo vosso empenho. E nesta situação - como sempre - o oficial deve permanecer à frente e ser o primeiro a dar passo inicial para uma nova era. Deveis decidir:

“1) Se desejais continuar lutando junto a nós, conservando a honra de oficiais, ou cumprindo vosso dever como comandantes nas formações de serviço.

“2) Se desejais tomar parte na luta pela existência do vosso povo, refleti, pois todo aquele que não está conosco, está contra nós! Para todos os oficiais italianos, honestos e leais, não há senão uma palavra de ordem: Adiante, pela Itália!”.





Nosso ressurgimento está em marcha...

A 27 de setembro de 1943, no momento em que os exércitos aliados avançaram no sul da Itália, ao norte da península, as rádios davam o seguinte comunicado:

“Com a resolução aprovada pelo Conselho de ministros a 27 de setembro, se deu início ao funcionamento do novo Estado fascista republicano que deverá encontrar, na Assembléia Constituinte, que será proximamente convocada, a promulgação da sua definitiva ordem constitucional. O Duce assume hoje as funções de Chefe do novo Estado Fascista Republicano”.

Na citada reunião do Conselho de Ministros, Mussolini havia analisado a situação italiana. Eis suas palavras:

“A situação da Itália, no momento em que o Governo fascista Republicano empreende a sua ação, pode definir-se, sem nenhum exagero, como uma das mais graves da sua história. Bastam para confirmá-las as seguintes e simples considerações: na manhã de 25 de julho, a Itália, selvagemente açoitada pelos bombardeios anglo-americanos, era um Estado; seu território, com exceção da Sicília ocidental, estava intacto. Nosso pendão tricolor tremulava ainda em Rodas, Tirana, Lubiana, Spalato, Córsega e Varo. Hoje, a dois meses de distância, o inimigo ocupa um terço do território nacional e todas as nossas posições fora do nosso território e no ultra-mar foram reduzidas a escombros. A perda dessas posições, que tanto sangue e sacrifício custaram ao povo italiano, foi provocada por um armistício implacável, sem precedentes na História, combinado sem o conhecimento dos nossos aliados e, por conseguinte, através de uma traição iníqua, que basta para desonrar a monarquia e seus cúmplices.

“As conseqüências do armistício são simplesmente catastróficas. Entrega ao inimigo da Marinha italiana. Liquidação humilhante, através do desarmamento, de todas as outras forças militares. Bombardeios contínuos e desapiedados que deviam “encobrir” as negociações que já estavam em curso desde princípios de agosto. Abatimento profundo da alma nacional, desordem material e espiritual. Continuação da guerra em nosso território, tal como qualquer um podia ter previsto, facilmente.

“Dada esta situação de fato, as diretivas que guiam a ação do Governo não podem ser senão as seguintes: cumprir a aliança firmada com as nações do pacto Tripartite e, em função dessa aliança, retomar nosso posto de combate junto aos alemães, através da mais profunda reorganização de nossas forças militares, começando pelas da defesa antiaérea e costeira. Enquanto preparamos esta força, coisa que já iniciamos, prestaremos cordial e prática colaboração às forças alemães que operam na frente italiana. Através de nosso esforço militar, nos propomos não somente a apagar a página de 25 de julho (queda de Mussolini) e aquela ainda mais desastrosa de 8 de setembro (armistício com os Aliados), mas atingir também nossos objetivos, que são: a integridade territorial da nação, sua independência política, e o lugar que lhe corresponde no mundo...

“O atual Governo tem, entre suas obrigações, a fundamental, de organizar a Assembléia Constituinte que deverá tornar realidade o programa do partido, proclamando a criação do Estado fascista republicano.

“Como já disse no princípio, a situação, sob qualquer ponto de vista, é gravíssima, porém não desesperada. Um povo não pode perecer quando tem a consciência de ser um povo. Existiram povos que passaram por privações tremendas, mesmo durante séculos, e tornaram a ressurgir. As forças do nosso ressurgimento estão em marcha. O Governo se propõe a organizá-las, dirigi-las, e aplicá-las ao serviço da guerra, porque agora, como sempre, a sorte da guerra é decisiva para o futuro da pátria...”



Avanço rumo ao Estreito de Messina



Luta na Sicília:

Tomada de Palermo

Vitória aliada em Messina





Depois de se estabelecerem firmemente sobre as praias, as tropas aliadas prosseguiram o avanço para o interior da Sicília. Os americanos penetraram em direção à estrada que corria paralela à costa e pela qual se propunham continuar o avanço rumo ao norte.



O objetivo era alcançar o importante centro de comunicações de Caltanissetta, situado no centro da ilha. Deste modo se conseguiria cortar em dois o dispositivo defensivo do inimigo. Montgomery, por sua vez, continuava sua penetração através das planícies da costa oriental, em direção ao porto de Catânia.



As tropas do 2o Corpo de Exército americano, comandadas pelo General Bradley, depois de repelir o contra-ataque das forças italianas e da divisão Panzer Hermann Goering, em Gela, se deslocaram rumo à zona montanhosa do interior, para ocupar a estrada que levava ao estratégico centro de Caltanisetta.



Simultaneamente, outras unidades, sob as ordens do General Keyes, pressionavam em direção ao oeste, para ocupar o porto de Agrigento e empreender, em seguida, a marcha rumo a Palermo, situada na costa norte da ilha. As forças do Eixo, paralelamente, tentaram bloquear os movimentos aliados, porém o deslocamento de suas unidades através dos estreitos caminhos foi hostilizado pelos violentos bombardeios anglo-americanos.



No dia 14 de julho de 1943, no momento em que as unidades dos EUA se colocavam ao alcance da artilharia da Estrada de Caltanisetta, e se, aprontavam a ocupar essa rodovia, o General Bradley recebeu ordem de dirigir-se ao posto-de-comando de Patton. Quando lá chegou, foi informado de uma alteração que acabava de ser introduzida nos planos primitivos. A forte resistência oposta pelas forças do Eixo ao avanço de Montgomery havia decidido o comando aliado a tentar um movimento de flanco. Parte das forças britânicas se deslocariam para o interior, pelo caminho que os americanos se propunham a utilizar. Bradley, ante a inesperada situação, expressou a Patton o seu desacordo com a medida, assinalando que a mesma provocaria a retenção do ataque, no momento em que o inimigo retrocedia, inteiramente vencido. A ordem, contudo, era terminante. Havia-se confiado a Montgomery a missão de efetuar o ataque decisivo contra Messina. Para tal fim, teria que avançar em duas direções divergentes: uma delas seguia o caminho da costa, através das planícies pantanosas da Catânia, e se prolongava pela estreita rota que corria entre as encostas do monte Etna e o mar; a outra passava pelo lado oposto do Etna e se dirigia, diretamente, para Messina. Esta última estrada era que, primitivamente, deveria ser utilizada pelos americanos.



Dois dias mais tarde, 16 de julho, deu-se forma concreta ao novo plano. O General Alexander, chefe de todas as forças aliadas na Sicília, determinou que a ilha deveria ser dividida em duas metades: o 7o Exército americano de Patton procuraria conquistar a metade oriental e o 8o Exército de Montgomery teria a seu cargo o aniquilamento das forças do Eixo, no setor ocidental. A missão deste último chefe, apesar da zona que lhe fôra confiada ser mais reduzida, apresentava maiores dificuldades que a que cabia a Patton. De fato, o grosso das forças ítalo-alemães estava concentrado na planície de Catânia, em torno do monte Etna, para cobrir a rota de fuga via Messina, único porto pelo qual poderiam efetuar uma evacuação, no caso de derrota.





Avanço americano



A fim de conter a penetração anglo-americana que ameaçava dividir as suas forças, o General Guzzoni determinou a rápida colocação das unidades da divisão Assietta, na zona situada ao norte do porto de Agrigento, para que atuasse como elemento de ligação entre as formações situadas a leste e a oeste da ilha. Simultaneamente, a divisão Aosta se deslocou para a zona do monte Etna. Os americanos, porém, não deram trégua ao inimigo. Arremetendo a toda velocidade, as unidades da 2a Divisão Blindada e da 3a de Infantaria pressionaram Agrigento, que foi ocupada no dia 16 . Ficava, dessa forma, aberto o caminho para o norte, em direção a Palermo. No centro, as tropas de Bradley acossaram incessantemente as reduzidas formações da 15a Divisão Motorizada alemã, obrigando-as a retirarem-se desordenadamente. A situação, minuto a minuto, se agravava ostensivamente. As forças alemães, superadas numericamente pelo inimigo e pelo peso do seu material, corriam o risco de serem derrotados. Os caminhos através dos quais os alemães se retiravam estavam congestionados de veículos e extenuados soldados que procuravam escapar de uma destruição que parecia inevitável. As esquadrilhas aliadas, em vôo rasante, metralhavam as formações do Eixo em retirada. Os bombardeiros, sem dar quartel, descarregavam toneladas de explosivos, abrindo grandes claros nas fileiras do inimigo.



Ante essa situação, os comandos do Eixo decidiram encurtar rapidamente as suas linhas, para adotar um dispositivo concordante com as escassas forças de que ainda dispunham.



Todo o oeste da ilha, de acordo com os novos planos do Eixo, seria abandonado ao inimigo, praticamente sem oferecer maior resistência além da necessária para evitar um verdadeiro desastre. Paralelamente, a defesa se concentraria em torno do monte Etna e cobriria também o corredor que se estendia entre esse maciço e a costa norte da ilha. O objetivo era proteger a todo custo o porto de Messina.



No dia 17 de julho, o General Patton, compreendendo que as operações no oeste da ilha já não ofereciam praticamente nenhuma dificuldade, propôs ao General Alexander que o 7o Exército americano fosse usado, sem demora, juntamente com o 8o Exército britânico, no ataque contra Messina. Para irromper através da concentração, cada vez mais densa, de tropas inimigas entrincheiradas no Etna e no corredor da costa, o chefe americano considerava necessário empregar toda a potência dos efetivos de ambos os exércitos.



Os acontecimentos imediatos demonstraram a justeza da sua apreciação. Apesar de todos os seus esforços, os britânicos, nos dias subsequentes, não conseguiram quebrar a resistência alemã na planície de Catânia. Todas as forças italianas completaram a evacuação da zona ocidental da Sicília. Os americanos, por sua vez, ocuparam o vital objetivo de Caltanissetta e aprofundaram o seu avanço rumo a Palermo. Nada poderia deter a sua fulminante penetração. Ante o avanço das colunas blindadas de Patton, apoiadas pelo ar por uma corrente incessante de esquadrilhas de bombardeiros, toda a resistência desmoronou. Habilmente, os americanos difundiram a notícia de que todos os soldados sicilianos que se entregassem seriam postos imediatamente em liberdade e se permitiria que regressassem aos seus lares.



Ao entrar em Caltanissetta, o General Bradley solicitou ao bispo da cidade que desse conhecimento à população da libertação dos soldados italianos. O religioso, agindo ativamente, conseguiu que a notícia chegasse ao conhecimento dos milhares de soldados sicilianos que, dessa maneira abandonaram os seus esconderijos nas colinas e marcharam de encontro aos Aliados. Esta política foi logo aprovada pelo Alto-Comando e deu, como resultado que, no final da campanha, mais de 33.000 soldados sicilianos depuseram as armas, foram deixados em liberdade e retornaram aos seus lares e seus campos. A medida beneficiou as tropas americanas com o reconhecimento da população da ilha e facilitou a ação dos Aliados.



Ocupação de Palermo



Paralelamente ao avanço americano se desenvolveu o movimento de flanco britânico, sobre as fraldas ocidentais do monte Etna. Essa manobra ficou a cargo do 30o Corpo, sob as ordens do General Sir Oliver Leese. A ponta-se-lança era integrada pela 1a Divisão canadense, cujas unidades avançaram no dia 19 de julho sobre a localidade de Enna. Os canadenses se lançaram ao ataque, porém foram rechaçados pelas tropas alemães que resistiram encarniçadamente nas colinas próximas da cidade. O General Leese ordenou, então, diante da resistência, que suas forças continuassem, ultrapassando o reduto inimigo. Essa medida, porém, deixou a descoberto o flanco das unidades americanas, pois os caminhos que saíam de Enna se dirigiam diretamente à zona da retaguarda do 2o Corpo do General Bradley. Por essas estradas, os alemães poderiam movimentar-se, de surpresa, e introduzir uma perigosa cunha nas costas do dispositivo aliado.



Para superar a ameaça, o General Bradley resolveu empregar suas forças contra Enna. Enviou antes uma mensagem ao General Leese, comunicando-lhe, de forma cortante, as suas intenções. Dizia Bradley: “Estou informado que o senhor evitará tomar Enna, deixando o meu flanco descoberto. Em conseqüência, nós trataremos de tomá-la imediatamente, embora se ache no seu setor”.



O General Leese, que supunha que sua decisão de não atacar o reduto alemão havia sido oportunamente comunicado por seus assessores a Bradley, ao receber a nota deste, compreendeu que estava numa posição incômoda perante o seu colega americano; em virtude disso, enviou imediatamente uma nota em resposta, desculpando-se pela manobra que fôra abrigado a efetuar. O erro do chefe britânico teve, porém, um resultado positivo. De fato, Bradley lançou dois regimentos da 1a Divisão de Infantaria ao ataque, numa manobra de pinças, e os alemães, temendo ficar isolados, abandonaram rapidamente a fortaleza. O episódio, diante da opinião pública mundial, teve um final inesperado. Nessa mesma noite, a BBC de Londres deu publicidade a uma nota anunciando que a “cidade de Enna fôra conquistada pelos britânicos no seu espetacular avanço...”



Enquanto esses acontecimentos se sucediam, ocorria uma mudança radical nos planos aliados. Convencido pelos argumentos de Patton (que haviam sido confirmados pelos fatos), o General Alexander ordenou que o 7o Exército americano apoiasse o avanço de Montgomery para Messina. Os americanos, pelo norte, e os britânicos, pelo sul, irromperiam no perímetro defensivo alemão. Com este duplo ataque, esperava-se concretizar o completo aniquilamento das forças do Eixo na Sicília. As ordens correspondentes foram emitidas a 20 de julho. Dois dias mais tarde, as unidades da 2a Divisão blindada americana, com Patton à frente, romperam as defesas que cercavam Palermo e entraram na cidade. A população os acolheu com calorosas boas-vindas.



A conquista de Palermo marcou o fim da luta no oeste da Sicília. As forças americanas, que haviam suportado o peso da ação, cumpriram nessa oportunidade uma brilhante tarefa. Patton, pessoalmente, a classificou assim: “Creio que esta operação passará à História como um exemplo clássico do uso certo da arma blindada”.



De fato, tratou-se de uma operação em que os carros blindados penetraram profundo e inesperadamente na retaguarda inimiga, desbaratando toda possibilidade de resistência. Eisenhower declarou sobre ela: “A perseguição veloz é a ação mais frutífera da guerra. A velocidade requer adestramento, capacidade, confiança, moral, transportes adequados e hábil orientação... Patton utilizou todos esses elementos insuperavelmente...”.



Atacam os Aliados



A ordem de Alexander autorizando o 7o Exército americano a participar do ataque decisivo contra Messina, fez com que os efetivos de Patton, que avançavam pelo centro e pelo oeste da ilha, girassem para o leste.



O 2o Corpo de Exército americano, comandado por Bradley, que se situava no extremo da ala direita das forças americanas, foi o primeiro a efetuar a mudança de direção. A 23 de julho, uma de suas divisões, a 45a de Infantaria, alcançou a costa norte da Sicília, cortando a ilha ao meio. Ao mesmo tempo, se apoderou da estrada que corria paralela à costa, rota que seria posteriormente usada no avanço sobre Messina. Em seguida, todas as forças de Bradley completaram a mudança de frente mediante um giro de 90 graus para o leste de se prepararam para iniciar a ofensiva.



Enquanto isso, as forças do Eixo, ante a grave situação que se avizinhava, distribuíram aceleradamente as suas unidades para impedir os rompimentos inimigos. Da Itália chegaram elementos da 1a Divisão de pára-quedistas alemães e também da 29a Divisão de Panzergrenadier para reforçar o perímetro defensivo.



As posições em torno do monte Etna eram extremamente favoráveis para deter o avanço aliado. O Etna dominava a zona e constituía um baluarte inexpugnável. A sua massa era uma verdadeira barreira natural. Somente restavam livres pequenos pontos por onde seria possível levar adiante o ataque. As principais rotas de avanço estavam dominadas por cidades erigidas nos topos das colinas e poderiam ser defendidas por escassos efetivos, inclusive contra forças muito superiores. Além disso, mesmo que os defensores fossem desalojados, as minas e cargas de demolição localizadas nos pontos mais estratégicos (pontes e estradas) obstaculizariam seriamente a progressão aliada, dando tempo para que as forças do Eixo se retirassem a outras posições.



As tropas americanas, avançando pela estrada da costa, e por outra rota paralela que corria mais pelo interior, a uma distância de uns 32 km, iniciaram a sua penetração. A 45a Divisão de Infantaria atingiu, finalmente, a 31 de julho, a localidade de San Stefano, na costa. Por sua vez, a 1a Divisão de Infantaria, deslocando-se pelo interior, ocupou a cidade de Nicósia. Entrementes, os bombardeiros aliados acossavam sem cessar as colunas e as posições do Eixo, entorpecendo seus movimentos e os trabalhos de fortificação. As tropas de Montgomery, por seu lado, se juntaram ao ataque. A 28 de julho ocuparam, ao sul de Nicósia, a localidade de Agira e tentaram, imediatamente, continuar o avanço; foram, no entanto, contidos pelos campos minados e pelo intenso fogo de artilharia inimiga.



Assim, em fins de julho, os Aliados concretizaram a sua aproximação das posições alemães situadas no monte Etna. A luta se desencadearia agora com renovada intensidade nessa frente montanhosa de cerca de 200 km de extensão.



Luta em Troina



No dia 31 de julho, Patton ordenou às suas forças a realização da etapa final da campanha. A 45a Divisão de Infantaria foi substituída pela 3a e se determinou a esta última a missão de continuar o ataque pela estrada da costa. A 1a Divisão de Infantaria, reforçada por unidades da 9a, empreenderia o ataque para o interior, em direção ao estratégico reduto inimigo de Troina. Os ingleses, por seu lado, avançariam sobre a localidade de Adrano que, juntamente com Troina, constituíam os pontos chaves do sistema defensivo alemão. A importância desse objetivo era de tal magnitude que a sua perda nas mãos do Aliados eqüivaleria ao desmoronamento do sistema defensivo alemão.



A 1o de agosto, os americanos se lançaram ao ataque contra Troina. À frente marchou a 1a Divisão de Infantaria, comandada pelo General Allen. Os soldados americanos avançaram resolutamente, através de uma larga depressão desprovida de árvores e acidentes naturais, e em cuja extremidade estava Troina, no alto de uma montanha. O assalto, porém, fracassou. Os alemães desfecharam inesperadamente um violento contra-ataque e repeliram os americanos até as suas linhas primitivas. Diante disso, o General Allen decidiu realizar uma manobra de pinças, para evitar as grandes perdas de um ataque frontal. Suas tropas se deslocariam como tenazes, ao norte e ao sul, para cortar os dois caminhos que permitiriam aos alemães retirar-se das alturas que ocupavam. Assim, ao se verem ameaçados pela retaguarda, os alemães não teriam outra alternativa senão abandonar Troina ou ficar cercados. Os americanos se lançaram ao ataque, mas depararam com uma resistência praticamente intransponível. Durante três dias as tropas de ambos os lados travaram furiosos combates, numa série ininterrupta de ataques e contra-ataques, ao longo de toda a frente. Valendo-se de sua vantajosa posição, nas colinas, os alemães dirigiram um mortífero fogo de artilharia sobre os infantes americanos que avançavam pelos vales, causando-lhes graves baixas e conseguindo detê-los. Ante o fracasso da tentativa do General Allen, resolveu-se lançar uma última e devastadora investida. A operação seria decisiva. Como assinalou o General Bradley, “Troina seria bombardeada pela aviação ate que se rendesse ou ficasse reduzida a escombros”.



Na tarde de 4 de agosto se iniciou o ataque. Oito baterias de artilharia, que incluíam canhões pesados de 155 mm, concentraram um violento fogo sobre Troina, durante 50 minutos. Em seguida, os canhões diminuíram a intensidade do fogo e os caça-bombardeiros, aos grupos de 36 aparelhos, se lançaram sobre as posições inimigas. Em poucos minutos, Troina ficou envolvida por gigantescas colunas de fumaça e fogo, provocadas pela explosão de centenas de bombas de 150 kg. A Infantaria então iniciou ao avanço, confiando em que, desta vez, conseguiria quebrar a resistência inimiga. Os alemães, porém, abandonando os seus refúgios, lançaram um violento contra-ataque e paralisaram o avanço americano. No dia seguinte se reativou a ofensiva aliada, com violência crescente. Desta vez, afinal, se conseguiu a vitória. O 16o Regimento de Infantaria escalou as inclinadas encostas e se apoderou das ruínas de Troina, nas quais ainda resistiam alguns efetivos alemães.



Este sangrento encontro foi assim julgado por Eisenhower: “A batalha de Troina... foi uma ação menor da guerra, porém das mais encarniçadamente disputadas...”. De fato, a 1a Divisão de Infantaria, sobre a qual recaíra o peso da luta, sofreu um tal número de baixas que foi imediatamente retirada da linha de combate. Para substituí-la na ação, designou-se a 9a Divisão que, juntamente com os britânicos, levaria adiante o ataque em direção a Messina.



Entrementes, os britânicos realizaram o seu ataque no setor de Adrano e, depois de uma luta encarniçada que se prolongou até 6 de agosto, conseguiram apoderar-se dessa localidade, separando a 15a Divisão Motorizada alemã da Hermann Goering. Este rompimento provocou, como se esperava, a queda da principal linha de defesa do Eixo.



Avanço pela costa



A 3a Divisão de Infantaria americana, do General Truscott, teve a seu cargo o avanço para Messina pela estreita estrada do litoral. Essa rodovia serpenteava, semelhante ao desenho de uma cornija, entre a montanha e as planícies da costa. Contava também com numerosas pontes facilmente bloqueáveis pela ação do inimigo. O avanço americano se tornou sumamente lento e difícil. Nos primeiros dias de agosto, as tropas de Truscott ficaram detidas diante da aldeia de San Fratello, onde os alemães haviam organizado um poderoso reduto sobre uma colina de 750 metros de altura, que dominava a estrada. Não podendo abrir passagem por meio de um ataque frontal, os americanos tentaram flanqueá-lo, deslocando-se para o interior com o auxílio de mulas de carga. Porém, quando as tropas penetraram na montanha, os alemães romperam um mortífero fogo de artilharia. Os americanos, defrontados com essa inesperada resistência, foram obrigados a retirar-se.



Para solucionar a grave situação que acabava de surgir para suas forças, Patton resolveu efetuar uma medida improvisada. Efetuar-se-ia um desembarque de surpresa na retaguarda do sistema defensivo alemão. Ao se verem assim ameaçados pelas costas, e pressionados pela frente por um avanço simultâneo ao longo da estrada, os alemães teriam que abandonar sua posição, ou correr o risco de serem exterminados.



Nas primeiras horas da manhã de 8 de agosto, um batalhão de infantaria foi desembarcado a 10 km da retaguarda do reduto alemão de San Fratello. Simultaneamente, as tropas de Truscott atacaram pela estrada e conseguiram penetrar nas linhas alemães. Tal como se esperava, a manobra surtiu bom efeito. Os alemães, ante a perspectiva de serem destruídos, se retiraram desordenadamente e uns 1.500 deles, no entanto, não puderam evitar cair prisioneiros dos Aliados.



O êxito desta operação fez com que Patton decidisse repeti-lo, dias mais tarde. Desta vez, no entanto, os alemães ocupavam uma linha mais poderosa que a anterior, o que tornava duvidosa a possibilidade das tropas encarregadas da ruptura frontal poderem se unir rapidamente com as unidades desembarcadas na retaguarda. Estas últimas, por conseguinte, corriam o risco de serem aniquiladas. Essa possibilidade foi assinalada a Patton por Bradley que lhe solicitou que adiasse a ação por 25 horas, até conseguir a maior concentração possível de forças para o choque frontal. Patton, porém, respondeu negativamente, pois estava ansioso para ser o primeiro a chegar a Messina, adiantando-se a Montgomery. A operação, portanto, seria efetuada na data fixada: 11 de agosto.



Pouco antes do amanhecer do dia 11, um batalhão do 30o Regimento de Infantaria desembarcou nas cercanias do Cano Orlando, por trás das linhas alemães. No primeiro momento, os homens conseguiram passar inadvertidos; contudo, quando os infantes se acercaram do caminho da costa, cruzaram com um motociclista alemão. Um soldado americano, sem controlar sua reações, e violando uma ordem dada expressamente, atirou de imediato. Vários soldados mais, julgando-se atacados, abriram fogo com suas armas. O breve tiroteio alertou os alemães imediatamente. Numerosas bengalas explodiram no alto, dando o sinal de alarma ao grosso das tropas do Eixo. Os infantes americanos, apesar de tudo, conseguiram chegar a um monte próximo, onde se entrincheiraram e enfrentaram o violento ataque dos alemães. Nas praias, enquanto isso, haviam ficado atolados os veículos semilagartas que conduziam os canhões de assalto. Imediatamente, os mesmos foram objeto de um violento fogo por parte da artilharia inimiga. A operação culminou assim num verdadeiro descalabro.



Isolados na colina, os soldados do batalhão americano se aferraram à posição e resistiram durante todo o dia e à noite, até praticamente, esgotar suas munições. A crise prevista por Bradley acontecera. Defrontados por uma forte resistência, os homens de Truscott que avançavam pela estrada somente conseguiram abrir passagem nas primeiras horas do dia 12 de agosto e estabeleceram contato com os extenuados sobreviventes do batalhão americano, que fôra literalmente arrasado.



Cai Messina



A devastadora penetração das forças aliadas ao longo da costa e do interior convenceu os comandos do Eixo de que qualquer resistência já seria inútil. Na tarde de 11 de agosto, o grosso das tropas italianas iniciou a evacuação através do estreito de Messina empregando ferry-boats e toda espécie de embarcações.



Para proteger a operação de retirada, as forças do Eixo concentraram na região do Estreito a quase totalidade da sua artilharia antiaérea, que somava perto de 30 baterias. Desta maneira, conseguiu-se neutralizar eficazmente os ataques aéreos aliados.



As divisões alemães, em vista da retirada italiana, tomaram a seu cargo a responsabilidade de manter a frente. Esta, depois da queda de Troina e Adrano, havia praticamente deixado de existir. Somente restava um último reduto, Randazzo, através do qual mantinha-se a ligação ente as forças alemães que enfrentavam ao norte e ao sul as forças americanas e britânicas.



Os Aliados, conscientes da importância capital de Randazzo, lançaram uma ofensiva contra a cidade com duas pontas-de-lança, para desarticular definitivamente o dispositivo alemão e obrigar o Eixo a uma retirada geral. As tropas americanas avançaram pelo norte e as inglesas pelo sul, precedidas pelo apoio de intensos ataques aéreos, que foram aumentando de violência à medida que as unidades de terra se aproximavam do objetivo. Assim, no transcurso de poucas semanas, a aviação aliada realizou mais de 1.180 incursões contra Randazzo, convertendo-a no objetivo mais atacado da Sicília. Ante essa avalanche de fogo e aço, a resistência alemã não podia durar. E, com efeito, no dia 13 de agosto, Randazzo caiu nas mãos dos Aliados. Este episódio praticamente decidia a campanha da Sicília. A única solução que restava aos alemães era abandonar a ilha, para evitar um aniquilamento completo. Entrementes, na costa, Patton havia lançado um novo ataque de envolvimento anfíbio. Seus aviões de exploração informavam que, em Messina, aumentava, hora após hora, a corrente de naves carregadas de homens e materiais que abandonavam a ilha. Um regimento de infantaria desembarcou a 16 de agosto nas costas das unidades alemães que ainda resistiam na estrada, num ponto situado a 50 km de Messina. Simultaneamente, efetuou-se o ataque frontal, apoiado por uma barreira de fogo de canhões de 155 mm. Estas peças, de grande alcance, dispararam também os seus projéteis sobre o Estreito propriamente dito sobre o território da península italiana. Nesse momento a evacuação dos efetivos alemães se realizava aceleradamente. A maior parte das unidade já havia sido transladada para a península e unidades de retaguarda da Divisão Panzer Hermann Goering mantinham o perímetro, cada vez mais reduzido, em torno de Messina.



Ao cair da noite de 16, os infantes de Truscott se situaram a menos de 19 km do porto. Do sul, enquanto isso, avançavam as unidades do 8o Exército de Montgomery. Seu deslocamento, no entanto, via-se muito entorpecido pelas demolições e pelos campos de minas estendidas pelos alemães.



A meta, em conseqüência, foi alcançada em primeiro lugar pelas forças de Patton. Às 6h30 da manhã de 17 de agosto, as primeiras patrulhas da 3a Divisão de Infantaria americana se introduziram cautelosamente nos subúrbios de Messina. Pouco depois, os americanos ocuparam o edifício da Municipalidade. Sua chegada precedeu à de um Tenente-Coronel do 8o Exército de Montgomery, que, minutos depois, chegou precipitadamente, com a intenção de fazer valer para os britânicos o direito de prioridade na conquista da cidade.



Duas horas depois, Patton entrou na cidade com o Estado-Maior do 7o Exército. A campanha da Sicília chegara ao fim. O primeiro grande esforço aliado numa operação de desembarque fôra coroado pelo êxito mais retumbante.



Anexo



O “Exército” de Goering

Em 1943, quando os acontecimentos adversos na Itália e na Rússia davam lugar a uma crise definitiva nos planos de guerra de Hitler, já atuavam nas frentes de luta, junto com as divisões regulares do exército e das divisões das SS, novas unidades integradas por soldados da Luftwaffe. Estas formações foram criadas por iniciativa do Marechal Goering que, ante a exigência do Alto-Comando do Exército, de cobrir as brechas abertas nas fileiras da Wehrmacht com tropas da aviação, resolveu criar as denominadas “divisões de campanha da Luftwaffe”. A princípio, Hitler aconselhado pelos chefes militares, ordenara que os soldados da aviação fossem incorporados como simples substitutos nas divisões regulares. Porém, Goering interveio energicamente e convenceu o Fuhrer que os homens da Luftwaffe prestariam melhor serviço atuando em divisões próprias. Nessa oportunidade, insinuou zombeteiramente, que era totalmente inconcebível que “seus rapazes nacional-socialistas vestissem o uniforme cinza de batalha do exército reacionário”. Essa atitude depreciativa e hostil com relação ao Exército, que Hitler compartilhava com Goering, redundou na prática numa crescente debilitação do poderio combativo de suas unidades. De fato, os melhores homens, armas e equipamentos já nesse momento, eram destinadas às unidades selecionadas das SS. A essa divisão se somou uma terceira força, o “exército” de Goering. Este, valendo-se de sua enorme influência, conseguiu que se equipassem as novas unidades com excelente material. No decurso do outono de 1942 foram organizadas umas 20 “divisões de campanha da Luftwaffe”, integradas por jovens recrutas de excelente físico, privando-se assim o exército de cerca de 200.000 soldados que eram vitalmente necessários para cobrir as terríveis baixas sofridas na Rússia e na África.

As divisões de Goering, apesar da qualidade de seus homens e armas, não alcançaram, todavia, bons resultados. De fato, comandadas exclusivamente por oficiais da Luftwaffe, desprovidos de qualquer experiência na luta terrestre, não puderam desincumbir-se eficazmente de sua nova missão. Sofreram baixas numa proporção muito maior que as divisões regulares, causadas pelos erros táticos de comando de seus chefes, e não correspondiam com habilidade às diretrizes que lhes eram atribuídas. Só depois de sofrer sangrentas perdas, as divisões da Luftwaffe, já dizimadas, foram incorporadas ao Exército - em fins de 1943 - porém já era muito tarde para repara o erro inicial. Efetivamente, perdeu-se inutilmente grande quantidade de homens e materiais que teriam preenchido outras brechas.





A conquista de Palermo

O General Patton relata as operações que culminaram com a conquista da cidade de Palermo, a 22 de julho de 1943.

“As tropas se deslocaram às suas posições de assalto, a partir das 4 da tarde, e ao cair da noite completaram a sua concentração. Pela manhã iniciaram impetuoso avanço. O primeiro movimento foi aniquilar as forças de vanguarda inimiga. Isto foi feito pelo 41o Regimento de infantaria, apoiado por um batalhão de tanques médios. Conseguiu-se assim forçar o inimigo a retirar-se. A partir desse momento, tudo se reduziu a atacar com os tanques em forma convergente, a cada vez que os alemães procuravam nos conter, coisa que tentaram fazer em três oportunidades. Numa delas, um canhão de assalto de 75 mm montado num veículo semilagarta travou combate a uma distância de 500 jardas com um canhão alemão de 105 e o destruiu. Este episódio foi, ao mesmo tempo, afortunado e heróico. A última resistência foi encontrada nas montanhas a sudeste de Palermo, e logo vencida. Encontramos ali algumas das mais engenhosas armadilhas contra tanques jamais vistas até esse momento. Os alemães cavaram fossas de 18 pés de largura por 10 de profundidade na margem direita da estrada, cobrindo-as com arame trançado e terra para simular a superfície do terreno.

Em seguida, a uma distância de 30 pés mais adiante, sobre a margem esquerda da estrada, escavaram valas similares. Frente a cada fossa colocaram redes de arames, com o intuito de que nossos tanques ao avistá-las tentassem suplantá-las. Desta forma os blindados cairiam no fundo dos fossos. Afortunadamente isto não ocorreu. Noutros lugares escavaram armadilhas de 20 pés de largura e 15 de profundidade sobre um trajeto de várias milhas. Nossos tanques, mantendo-se sobre os caminhos e avançando a grande velocidade, conseguiram transpô-las sem dificuldade. Transferi-me para nossa coluna mais avançada e recebi uma cordial acolhida por parte dos soldados da 2a Divisão Blindada, os quais pareciam todos conhecer-me. Saudaram-me com entusiasmo, antes que eu o fizesse. Ao aproximar-nos da cidade (Palermo), já era noite. Escolhi então o Coronel Perry, chefe do Estado-Maior da divisão, como guia. Perry informou-me que julgava que a cidade já havia sido ocupada. Decidimos verificar e dirigimo-nos para o seu interior. Ao aproximar-nos vimos grandes incêndios nas colinas próximas. Prosseguimos encosta abaixo, onde a população se apinhava gritando: “Abaixo Mussolini! Viva a América!” Entramos assim na cidade e ali continuaram as aclamações. Nossas tropas que haviam chegado antes do anoitecer foram recebidas com chuva de flores e a população lhes ofereceu enormes quantidades de limões e melancias...”





Bombardeio de Bolonha e Liorna

“QG aliado em Argel, 25 de julho.

“Grandes formações de fortalezas-voadoras cruzaram mais de duas terças partes do território metropolitano da Itália, para bombardear ontem, em plena luz do dia, Bolonha, na região norte da península, numa incursão sem precedentes.

“Cumpriram as fortalezas um vôo completo de 2.400 km sem tropeçar com um só caça do Eixo, nem encontrar fogo antiaéreo e descarregaram sobre o seu objetivo, que constitui um importante núcleo ferroviário e rodoviário, uma elevada tonelagem de bombas.

“Com sua incursão sobre Bolonha, as fortalezas-voadoras estabeleceram para elas um novo recorde de distância, pois suas atividade anteriores, de bases norte-africanas, nunca haviam isso além de Spezia ou Liorna. Marcou também essa incursão o primeiro ataque que Bolonha sofreu, no curso da guerra.

“Como dado significativo pode-se assinalar que a incursão se efetuou poucas horas depois que os bombardeiros britânicos Lancaster atacaram Liorna, que se acha sobre a costa e a uns 160 km a sudeste de Bolonha.

“Os dois golpes, assestados de modo quase simultâneo na região norte da Itália, visavam, provavelmente, desorganizar o sistema de transportes do Eixo na parte norte da península, o que estaria de acordo com o devastador ataque efetuado, na segunda-feira, contra os entroncamentos ferroviários de Roma.

“Os centros ferroviários de Bolonha, cidade que se encontra, mais ou menos, na metade do caminho entre Liorna e Veneza, ficaram envolvidos pelas chamas quando os aparelhos incursores de afastaram do objetivo. Os pilotos dizem que o ataque obteve um grande êxito e que a zona do alvo ficou inteiramente coberta pelas explosões das bombas.

“Esta incursão das fortalezas como pontas-de-lança foi um dos assaltos mais amplos que as forças aéreas aliadas efetuavam, cada vez mais freqüentemente, contra as facilidades de transporte italianas, penetrando agora, profundamente, na Europa de Hitler.

“Atingido pelos projéteis, um trem de munições explodiu em Bolonha com terrível violência, e os pátios de manobra ferroviários, onde havia todo tipo de material rodante, ficaram cobertos de restos informes.

“Os comentários consideram como sintomático da diminuição das reservas de caças do Eixo, o fato de que nem um só desses aparelhos saísse ao encontro dos incursores.

“Enquanto isso, outros 36 aviões da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos atingiam três barcos surgidos no porto de Messina, deixando um deles envolto em chamas, enquanto que Beaufighter britânicos punham a pique outros dois barcos na baía de Nápoles.

“Durante o curso dessa ação coordenada, os Billy Mitchell, bombardeiros médios, do mesmo tipo dos utilizados na incursão contra Tóquio, atacavam as oficinas de reparos de locomotivas e pátios ferroviários de Marina de Catanzaro, no golfo de Squillace. Uma densa fumarada negra envolvia toda a zona atacada. Os bombardeiros metralharam também uns 300 vagões ferroviários, inclusive uns 60 que pareciam destinados ao transporte de petróleo, na aldeia de Curinga.

“Por sua vez, os Marauders, escoltados por Lightnings, atacaram Marina di Paolo, bombardeando as oficinas e as vias ao sul dos pátios de manobras.

“Também estiveram em atividade os Wellington, cumprindo uma série de ataques às comunicações e entroncamentos ferroviários e rodoviários no território metropolitano da Itália.

“Na noite de 23 para 24 do corrente, efetuaram dois ataques combinados contra os diques de San Giovanni, tendo os Wellington canadenses atingido com impactos diretos os cais do ferry, a estação ferroviária, e os armazéns do cais. A estação ficou envolta em chamas.

“Os Wellington britânicos também bombardearam, no decorrer da mesma noite, os pátios de manobras de estradas de ferro, em Salerno”.





George S. Patton

“Para a frente, sempre para a frente, até consumir o último cartucho e a última gota de gasolina. Depois, para a frente, a pé”.

Com estas palavras terminou sua peroração um general americano, alto e robusto, que acabava de passar em revista os soldados americanos que invadiram a Sicília. Era George S. Patton (filho), de cuja voz alta dizia-se que se “podia ouvi-la em todo o norte da África”. Era um militar que tinha a virtude de fazer enrubecer os soldados com suas expressões de cowboy enfurecido.

Patton nasceu em San Gabriel, Califórnia, a 11 de novembro de 1885. Muito jovem ainda mudou-se para a Virgínia, Estado famoso por sua granjas e seus célebres cavalos.

Aos 11 anos já era um consumado jogador de polo. Pouco depois ingressou no Instituto Militar da Virgínia, onde se destacou como jogador de futebol e grande jinete. Posteriormente, transferiu-se para West Point, onde culminou os seus estudos até graduar-se.

Nos jogos olímpicos de 1912, ganhou o terceiro prêmio do pentatlo moderno: equitação, corrida de obstáculos, natação, esgrima e tiro ao alvo.

Como era natural, por suas condições e antecedentes, Patton integrou a arma da Cavalaria; ao se criarem as primeiras unidades blindadas, no entanto, transladou-se imediatamente para o Corpo de Tanques. No curso da Primeira Guerra Mundial, Patton, que começara como tenente, terminou como coronel. Foi durante o desenrolar da guerra que organizou e exerceu o comando da escola de Tanques dos Estados Unidos em Langres. Comandou, também, o 304o Corpo de Tanques, durante a ofensiva de St. Mihiel. No dia que se iniciou a ofensiva do Meuse-Argonne, dirigiu uma carga contra as linhas alemães. Ficou ferido nessa ação, porém a sua brigada abriu passagem entre os ninhos de metralhadoras do inimigo.

Nos anos do após-guerra, Patton aprendeu a pilotar aviões e, no terreno esportivo, foi capitão de várias equipes militares de polo. Escreveu ensaios de caráter militar. Ao ser designado para prestar serviço nas ilhas Havaí, adquiriu imediatamente um barco de 12 metros de comprimento, estudou navegação e zarpou, rumo a Honolulu, acompanhado por sua esposa e seu filho de oito anos. Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, o General Patton foi designado para instruir a 2a Divisão Blindada e depois o 2o Corpo de Exército. Como terreno de adestramento, escolheu um deserto da Califórnia e acostumou suas tropas a suportar o mais intenso calor. Em todos os momentos, durante os treinamentos Patton tripulou um tanque; o general parecia não sentir a fadiga, evidente até nos seus soldados mais jovens.

Com relação aos seus soldados, exigia que fossem tão ágeis como os soldados rasos e, além disso, os submetia a um sistema de treinamento similar ao dos recrutas.

A todo oficial sob seu comando, repetia, diariamente, ser impossível “dirigir a guerra de uma banca escolar”. Dotado de verdadeira vocação para o serviço das armas, Patton despertou opiniões desencontradas entre seus contemporâneos.

Seu temperamento violento, de reações ásperas, trouxe-lhe muitos inimigos. Foi, contudo, um soldado valente, que soube arriscar a vida ao lado da de seus soldados.

George Patton morreu em 1945, num acidente automobilístico na Alemanha.





Dois “covardes”

A poucos quilômetros da frente de combate se ergue uma construção de aspecto precário. É um hospital de sangue de primeira linha. Encontra-se nele feridos e soldados afetados por crises nervosas. Em visita de inspeção chega ao posto o General Patton. Sua figura superiora, quase violenta, aparece na porta de entrada. Alguns médicos militares o acompanham. Uma por uma, percorre as salas onde se encontram os soldados feridos. Conversa com um, com outro, e para todos tem uma palavra de alento e um elogio pela coragem, demonstrada na luta. Para Patton, receber uma bala em combate significa ter sido valente e somente isso importa. Afinal, após visitar os últimos feridos, se translada a uma sala apartada, onde se encontram soldados afetados de neurose de combate. Patton entra e observa com curiosidade os internados. Rapidamente se dirige ao primeiro e o interroga: “Qual é seu ferimento?”. O soldado o escuta vacilante. Por fim, com voz apenas audível, responde que não está ferido, que não recebeu senão um forte choque e não é dono de seus reflexos, nem da sua vontade. O médico militar que se encontra junto a Patton, confirma as palavras do soldado e esboça uma breve explicação do seu estado. Patton o escuta, em silêncio. Depois sem poder sem conter, o general americano explode numa avalanche de impropérios. Não acredita em neurose de guerra nem fadiga de combate. Ele sabe que aquilo é simplesmente covardia. E o repete mais de uma vez com voz bem forte. O combatente, silencioso, o contempla com o temor espelhado em seu rosto. Não entende aquelas palavras, nem aqueles insultos. Sabe apenas que abandonou o campo de batalha sem saber porque o fazia, obedecendo a um impulso irresistível. Sabe que aquilo não foi medo. Não é um covarde. Porém a linha de frente não é um cômodo posto na retaguarda, onde a guerra é vista através de planos e diagramas. Na linha de frente as balas ricocheteiam em torno dos homens, enlouquecem-nos com seu silvar. E os gemidos dos feridos não são os secos informes que se escutam pelos telefones dos postos de comando. Por isso ele sabe que não é covarde. Por isso sabe que ninguém tem o direito de gritar com ele. Porém se cala. Silencia perante o superior, ante as estrelas que possui Patton. Os médicos militares não se atrevem também a intervir e por um fim ao dramático episódio.

Patton, então, se afasta e observa o soldado seguinte. Também ele está ali por neurose de combate. E o general americano, sem dominar a tensão que aflora em cada um dos seus gestos, repete a cena anterior. Somente que desta vez vai muito mais longe. Inesperadamente, sem que ninguém possa interpor-se, golpeia o soldado, no rosto. Desta vez, um médico militar impede que quilo se prolongue. Agarrando Patton, arrasta-o para longe. A ocorrência logo chega aos jornalistas, que se precipitam em busca da informação. E o fato se torna público. E chega até o General Eisenhower. O chefe supremo americano, imediatamente, toma pé no assunto. E envia a Patton uma nota, por escrito, terminante. Comunica-lhe que se o episódio se repetir lhe custará o comando; além disso, sem perda de tempo, deverá apresentar desculpas aos soldados ofendidos e ao pessoal do hospital onde o fato ocorreu. Patton, disciplinadamente, cumpre a ordem.

Assim termina um episódio que mostra em sua real dimensão a personalidade tão discutida ao chefe americano. Homem violento, valente e arrojado, não pôde em muitas oportunidades dominar o seu temperamento férreo.





Marshall

Pouco depois de terminada a Primeira Guerra Mundial, o General John J. Pershing manteve um diálogo com um militar amigo. Quando este lhe perguntou quem era, segundo ele, o melhor soldado do exército dos Estados Unidos, Pershing não vacilou ao responder: “O Coronel Marshall, claro...”. Pershing, comandante-chefe dos exércitos americanos, se referia a George Catlett Marshall, futuro chefe do Estado-Maior-Geral do Exército. Nascido em 1880, George Marshall sentiu desde a infância o apelo das armas. Foi assim que ingressou na célebre Academia Militar da Virgínia, da qual saiu como subtenente, em 1901.

Ao começar a Primeira Guerra Mundial, Marshall era já capitão, quando os Estados Unidos intervieram no conflito marchou para a França com as forças expedicionárias comandadas pelo General John Pershing. Teve destacada atuação nas sangrentas batalhas de Cantigny, Aisne-Marne, Saint Mihiel e Meuse-Argonne. Nestas duas últimas ações ocupou, como tenente-coronel, o cargo de chefe de operações do Primeiro Corpo de Exército americano; demonstrou então a principal característica que havia de assinalar a sua carreira militar: o talento organizativo e a destreza na orientação de grandes massas de homens e material. Seu brilhante desempenho, valeu-lhe ser qualificado pelo General Pershing como “o melhor soldado do exército americano”. Ao terminar a guerra havia sido distinguido com a medalha do Serviço Relevante, a Medalha da Vitória , e a Croix de Guerre e a Legião de Honra, francesas. Posteriormente, foi ajudante de campo do General Pershing, prestou serviços na China e comandou o 8o Regimento de Infantaria. Passou depois a atuar nas fileiras do Estado-Maior-Geral do Exército, como chefe de planejamento. Em setembro de 1939, quando a ameaça de guerra já se traduzia numa realidade concreta, o Presidente Roosevelt resolveu designar Marshall chefe do Estado-Maior, encarregando-o da difícil missão de recriar, partindo praticamente do nada, o poderio bélico americano. O pacifismo que até então havia dominado a política dos Estados Unidos reduzira as forças armadas a uma situação de extrema debilidade. Marshall demonstrou então, com plenitude, a sua capacidade de organizador. Sob sua orientação, efetuou-se o acelerado processo de rearmamento, que a curto prazo, permitiu aos Estados Unidos dispor de um exército integrado por milhões de soldados, e equipado com uma quantidade gigantesca de material. Este foi o instrumento que assegurou a vitória final dos Aliados. Marshall, ainda, teve decisiva participação na elaboração dos planos estratégicos que possibilitaram a derrota das forças do Eixo. Em novembro de 1945, renunciou à chefia do Estado-Maior, e, pouco depois, foi enviado pelo Presidente Truman, como representante pessoal à China, para tentar dar uma solução à guerra civil entre as forças comunistas de Mao Tsé-Tung e o governo de Chiang Kai-shek.

Seus esforços, porém, não chegaram a nenhum resultado positivo. Truman recorreu, mais tarde (janeiro de 1947), ao veterano general, para presidir o Departamento de Estado. No cumprimento dessas funções propôs a adoção da política de ajuda econômica (conhecida como Plano Marshall) que permitiu a reconstrução da Europa, nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial. George Marshall, o grande soldado americano, morreu em 1959.





Proclamação da vitória

“Soldados do 7o Exército:

“Surgidos do mar, batizados com sangue, e coroados pela vitória, no curso de 38 dias de luta e fadiga incessantes, haveis acrescentado um glorioso capítulo à história da guerra. Defrontados contra o que de melhor os alemães e italianos podiam opor-nos, fostes invariavelmente vitoriosos. A rapidez de vosso avanço, que culminou com a conquista de Palermo, foi igualada pela tenacidade inquebrantável com que atacastes Troina e Messina. Cada soldado do Exército merece igual reconhecimento. A obstinada coragem da infantaria e a feroz impetuosidade dos tanques foram equiparadas pelo incansável clamor de nossos canhões destruidores. Os engenheiros realizaram prodígios na construção e manutenção de caminhos que pareciam impossíveis sobre terrenos intransitáveis. Os Serviços de Reparações e Abastecimentos efetuaram verdadeiros milagres. O Corpo de Comunicações estendeu mais de 10.000 milhas de cabos telefônicos e o Departamento Médico cuidou de nossos feridos.

“Em todas as oportunidades a Marinha deu um apoio valente e generoso. Através de toda a campanha, nossa Aviação manteve os céus limpos de inimigos e secundou, incansavelmente, as operações das forças da terra. Como resultado desse esforço combinado, haveis morto ou capturado 113.350 soldados inimigos. Haveis destruído 265 de seus tanques, 2,324 veículos e 1.162 canhões de grosso calibre.

“Vossa vitória, porém, tem uma transcendência que supera e vai muito além do seu aspecto físico. Destruístes o prestígio do inimigo.

“O Presidente dos Estados Unidos, o Secretário da Guerra, o Chefe do Estado-Maior, o General Eisenhower, o General Alexander e o General Montgomery, reconhecem vosso valor. Vossa fama jamais morrerá!”. - George Patton - Tenente-General do Exército dos Estados Unidos.





Os erros do General Guzzoni

O general italiano Giacomo Zanussi, membro do Estado-Maior do Exército italiano, assim julgou a atuação do General Guzzoni, chefe do 6o Exército, a cujo cargo esteve a defesa da Sicília

“Retardou excessivamente a transferência da região ocidental para a oriental da ilha, das divisões Aosta e Assieta. Dada a importância estratégica da segunda e a violência do ataque, havia duas possibilidades: ou o inimigo não desembarcava no Ocidente, e então não havia razão para imobilizar ali duas divisões que teriam servido para robustecer a resistência no Oriente, ou bem o inimigo também desembarcava no Ocidente e então não sendo possível enfrentá-lo adequadamente nem uma nem outra direção, era preferível unir a Aosta e a Assieta no lugar mais perigoso, isto é, no Oriente, deixando para as divisões costeiras distribuídas no Ocidente a missão de retardar o avanço inimigo. Tendo retardado a transferência (Guzzoni) manteve ausentes essas duas divisões do lugar onde se travava a batalha decisiva e provocou o engarrafamento de ambas.

“Nem mesmo no quinto ou sexto dia da luta enviou uma só divisão nossa para combater junto com os alemães que defendiam a ilha.

“Não atuou com energia ante a deserção e a “corrida para o Estreito”. E continua o General Zanussi:

“Recordo que, um mês depois da queda da Sicília, o Tenente-Coronel Michelotti me perguntou o que teria acontecido, na minha opinião, se Roatta e eu não tivéssemos sido afastados do 6o Exército.
- Bem... - respondi - É difícil julgar a si mesmo, ai vai. O que teria acontecido? A Sicília teria caído da mesma forma, porém, primeiro: o comando se teria feito sentir; segundo: a resistência teria durado um pouco mais; terceiro: a campanha não teria sido um monólogo para os anglo-americanos, mas um diálogo entre eles e nós. Isto, repito, não teria salvo a ilha, mas a honra do Exército, sim, permaneceria intacta