http://www.flightglobal.com/assets/getasset.aspx?ItemID=11452

Após caminhada no espaço,

China quer colocar estação espacial em órbita e aterrissar na Lua

O Globo Agências internacionais

PEQUIM - O céu, definitivamente, não tem limites para o ambicioso programa espacial da China. Depois de ver o primeiro taiconauta (astronauta chinês) caminhando no espaço, no sábado, o governo de Pequim pretende agora investir em duas novas frentes: colocar uma estação espacial em órbita e aterrissar na Lua. Tudo isso, até 2020. Segundo o diretor da agência espacial chinesa, Wang Zhaoyao, a conquista do cobiçado satélite da Terra, além de "muito desafiadora", é "um campo tático na alta tecnologia global".

" Nós consideramos necessário para o nosso país fazer algo neste campo "

- Nós consideramos necessário para o nosso país fazer algo neste campo - disse Wang Zhaoyao, em declarações à CCTV.

Antes de ir à Lua, porém, os chineses precisam concluir as duas últimas etapas do atual programa espacial do país, que está em andamento. A primeira, única já concluída, foi enviar astronautas ao espaço. A segunda, que deve ser finalizada até 2010, é montar um laboratório espacial. E a terceira, que deve ser finalizada até 2020, é construir uma estação espacial.

Segundo Zhaoyao, Pequim prevê lançar o seu laboratório em 2011, a fim de instalá-lo de forma permanente no espaço. Só depois disso vai avançar para o projeto da estação espacial. E a Lua seria o passo seguinte.

Astronautas chineses retornam à Terra com sucesso

Uma comitiva de crianças recebeu, nesta segunda-feira, em Pequim, os três astronautas que participaram da missão espacial Shenzhou 7. O retorno da tripulação, pouco antes das 17h40m do horário local (06h40m da manhã, em Brasília) foi "perfeito", segundo o astronauta-comandante, Zhai Zhigang.

Durante as 68 horas em que esteve em órbita, a tripulação da Shenzhou 7 conduziu experimentos, lançou um satélite e realizou a primeira caminhada no espaço de um astronauta chinês ( Assista ao vídeo ).

- Foi uma missão cheia de desafios, mas com um resultado perfeito. Estou muito orgulhoso do meu país - afirmou Zhai à imprensa estatal após aterrissar em um descampado na província da Mongólia Interior, norte da China.

Primeiro chinês a caminhar no espaço/Foto: BBC

No sábado, o comandante Zhai saiu do módulo espacial às 16h41m (05h40m de Brasília) para uma caminhada no espaço que durou cerca de 20 minutos, enquanto os astronautas Liu Boming e Jing Haipeng acompanhavam as manobras de dentro da cápsula espacial. Com o feito, a China se juntou à Rússia e aos EUA no seleto grupo de países que possuem tecnologia exploratória espacial capaz de permitir a sobrevivência em espaço aberto.

Orgulho nacional

A missão espacial foi divulgada pela imprensa chinesa com grande alarde. O canal de TV estatal CCTV fez uma cobertura especial ao vivo dedicada à missão, que despertou forte senso de orgulho nacional entre os chineses. Não por coincidência o retorno dos astronautas ocorre às vésperas das celebrações pelo dia nacional da China, 1º de outubro, data que marca o 59º aniversário da fundação da China moderna com a chegada do Partido Comunista ao poder.

Reforçando a mensagem patriótica, o presidente Hu Jintao e o primeiro ministro Wen Jiabao acompanharam de perto os momentos decisivos da missão espacial. Wen estava presente na sala de comando quando os astronautas retornaram à Terra. Ele disse que a jornada foi "um novo e importante sucesso" para a nação em termos de tecnologia espacial e "uma inspiração para o povo da China".

" O sucesso de vocês representa a quebra de barreiras no nosso programa espacial tripulado "

Hu Jintao, por sua vez, acompanhou o momento da caminhada espacial no sábado e teve uma conversa com os astronautas por telefone via satélite, transmitida ao vivo pela televisão.

- O sucesso de vocês representa a quebra de barreiras no nosso programa espacial tripulado - disse Hu aos astronautas. - A pátria mãe e o povo agradecem vocês.