04/10: 1957 - É lançado o Sputnik I
Fonte: JB
A União Soviética surpreendeu o mundo lançando o primeiro satélite artificial, o Sputnik I: uma pequena esfera de metal, de aproximadamente 80 kg e 50 cm de diâmetro, com 4 antenas transmissoras de rádio.
Confira aqui mais informações técnicas sobre o satélite Sputnik I.
Segundo nota da Agência oficial soviética TASS, o programa espacial, voltado para testes e pesquisas, tinha finalidade estritamente científica.
A ousada missão foi recebida com suspeitas no Ocidente. Os americanos questionaram o verdadeiro motivo das investidas soviéticas ao espaço. Temiam tratar-se não apenas de um exercício de espionagem, como do início de um sagaz plano de predomínio militar.
O Sputnik I orbitava a Terra a uma altura de 200km sobre o nível do mar, e fazia uma volta completa a cada 90 minutos. Ele permaneceu em órbita durante 92 dias até retornar à Terra, em 4 de janeiro do ano seguinte.
Esse projeto destacou a supremacia soviética, comprovando seu conhecimento no campo da tecnologia aeroespacial e sua capacidade de ação em futuros confrontos militares. E fez com que os americanos acelerassem seus esforços para também lançarem-se ao espaço.
Assim, a Guerra Fria atingiu dimensões estelares.
Assim, a Guerra Fria atingiu dimensões estelares.
O pioneirismo soviético na exploração do espaço foi um marco da História comparado à descoberta do fogo, à invenção da imprensa, à aplicação da tração a vapor e à domesticação do átomo. Veja aqui a análise publicada pelo JB.
No dia 3 de novembro de 1957, a União Sovética deu seu segundo passo na conquista do espaço, lançando o Sputnik II, com a cadela Laica a bordo. E somente no dia 31 de janeiro de 1958, sob a supervisão de Von Braun, os norte-americanos tiveram sua primeira experiência espacial, com o lançamento do satélite artificial Explorer I.
0 Comentários