http://www.softwar.net/TU160.JPG
Rússia exercício inédito com a sua aviação estratégica

Fonte: Revista Asas

A Rússia está conduzindo desde esta segunda-feira (dia 6) um grande exercício militar envolvendo a sua aviação estratégica, numa região que inclui o seu território e o da Belorússia. O ponto principal das manobras será a operação dos bombardeiros estratégicos com armas reais. Depois de muitos anos sem realizar esse tipo de operação, as tripulações dos Tupolev Tu-160 “Blackjack” e Tu-95MS “Bear”, os dois principais tipos do poderio estratégico da Força Aérea da Rússia (VVS), estão voando com o máximo da capacidade bélica de suas aeronaves, o que inclui mísseis cruise de longo alcance, “e vão disparar todo esse arsenal de uma só vez durante os vôos”, declarou o tenente coronel Vladimir Drik, porta-voz da VVS.

Os Blackjack podem transportar até 12 mísseis cruise Kh-55 (que possuem 3.000km de alcance), enquanto os Tu-95 Bear levam seis mísseis Kh-55.

http://cache.daylife.com/imageserve/0ae3bACe9K6Ck/610x.jpg

Os exercícios deverão se encerrar apenas no dia 12 de outubro e, além dos “Bear” e “Blackjack”, os Tupolev Tu-22M3 Backfire também participaram das operações, junto com caças de superioridade aérea e aeronaves reabastecedoras, que prestaram o apoio nas missões simuladas de longo alcance. Durante as manobras, os bombardeiros estão realizando vôos de patrulha com armamento nuclear a bordo.

“Os Tu-95 só conduziram uma operação desse tipo, lançando todo o armamento numa única missão, apenas uma vez antes de 1984. Os Tu-160 nunca fizeram isso, pois os gastos são extremamente elevados”, disse Drik.