Sri Lanka bombardeia quartel-general da guerrilha tâmil
Fonte: UOL
O Exército do Sri Lanka lançou hoje uma ofensiva aérea contra o quartel-general da guerrilha tâmil no distrito de Kilinochchi, no norte do país, considerado um reduto dos rebeldes, informou o Ministério da Defesa cingalês.
Aviões de combate da Força Aérea bombardearam o quartel-general da guerrilha Tigres de Libertação do Tâmil Eelam (LTTE), situado a dois quilômetros da cidade de Kilinochchi, segundo um comunicado.
A operação teve êxito e aconteceu às 12h40 (3h40, Brasília), segundo a nota, que não informa sobre vítimas civis nem militares.
O site "TamilNet", afim à guerrilha, informou que dois civis morreram e outros cinco ficaram feridos durante a ofensiva aérea.
Segundo a fonte, os militares bombardearam a sede do escritório político e a secretaria de paz dos LTTE, ambos no centro da cidade.
Os dois edifícios eram utilizados por mediadores de paz noruegueses e diplomatas estrangeiros que tinham intervindo nas negociações entre a guerrilha e o Governo, acrescentou o "TamilNet".
Além disso, várias casas e estradas próximas aos edifícios bombardeados sofreram danos.
O Exército cingalês intensificou sua ofensiva nos últimos meses com o objetivo de encurralar o LTTE no norte do país, onde os choques armados são constantes.
Pelo menos 17 rebeldes morreram ontem em enfrentamentos entre a guerrilha e as tropas cingalesas nos distritos de Vavuniya, Jaffna e Welioya, todos no norte do país.
Um soldado cingalês morreu e três ficaram feridos nos choques.
Os rebeldes da LTTE enfrentam as Forças Armadas do Sri Lanka há mais de duas décadas para conseguir um Estado independente no leste e no norte do país.
No dia 16 de janeiro, o Governo renunciou aos acordos de cessar-fogo assinados em 2002, jogando o país novamente em estado de guerra após o fracasso em 2007 das negociações entre o Executivo e a guerrilha.
Força Aérea do Sri Lanka em vídeo:
Sri Lankan Air Force Attack LTTE Camp - The best free videos are right here
0 Comentários