Voa o Primeiro MB-339CD reconfigurado para a Força Aérea Italiana
By Vinna – Fonte: Defense Talk
Venegono, Itália: No final de setembro, A Aermacchi realizou testes de voo com o primeiro MB-339CD atualizado para o padrão Batch 2. Os voos transcorreram com sucesso e a aeronave esta pronta para se apresentada a Alenia Aeronautica para a sua aceitação oficial.
Este será o primeiro de 14 treinadores abrangidos pelo acordo firmado em outubro de 2007 entre a Força Aérea italiana - Alenia e a Aermacchi, uma empresa Finmeccanica. O acordo prevê a readaptação ao padrão Batch 2 de 14 MB-339CD de trinamento avançado formadores. Considera-se o padrão Batch 1 as aeronaves que tiveram entrega efetivada até 1995.
Todas as 14 aeronaves serão reconfiguradas e entregues durante o ano fiscal de 2009 conforme cronograma que integra o contrato de 2007. Os 14 MB-339CD estão sendo atualizados, principalmente no que diz respeito aos seus sistemas de aviónica, em especial seu IFF, além dos equipamentos de comunicação e geo posicionamento, que acresentará um sistema de cartografia digital e integração de visão noturna.
O contrato inclui também o apoio logístico para gerenciar as atividades manutenção que ficarão a cabo da 61a Wing - base de Lecce, que introduziu o MB-339CD em 1997. Com este apoio da Força Aérea italiano pretende otimizar o potencial do voo da frota de MB-339, alem de propiciar a integração dos seus próprios recursos logísticos com as da indústria. A aeronave possui sonda para reabastecimento em voo, o que a torna ainda mais representativa entre os mais modernos aviões de caça a Alenia alem é claro de reforço na formação e capacidades operacionais da força.
Além da Itália, o MB-339 é utilizado pela Força Aérea de oito nações. Entre elas a A Nova Zelandia (versão CB - 18 aeronaves - com capacidade de lançamento de misseis AIM-9L and AGM-65 Maverick alem de designador de bombas guiadas a Laser e alerta radar), Eritrea (versão CE – 12 aeronaves - similar a versão da Nova Zelândia). A Malásia é o mais recente cliente, que encomendou oito MB-339CM em novembro de 2006. Ventila-se no meio Aeronautico Militar que a Força Aérea da Nigéria (12 aeronaves) sujeitará seus aviões ao mesmo up-grade a que foram submetidas as aeronaves da Força Aérea Italiana.
0 Comentários