Getúlio & Roosevelt


Brazão das forças americanas

Muito se especulou sobre qual a pergunta do almirante Ingram teria motivado as risadas da comitiva que ensejou a foto histórica abaixo. Inclusive uma das mais recorrentes seria: A casa da Maria Boa é aqui perto? (acima)

Ai o soldado respondeu: Claro! Pertin, levo já o senhor lá!

(isso é mera especulação. coisa que o "povo " conta...)

Getúlio Vargas e Roosevelt e Rafael Fernandes Governador do Rio Grande do Norte

Rosevelt e Getulio Vargas em Natal. O luto deve-se à morte do filho do presidente americano em combate.


Parnamirim Field Vista Aérea - onde se vê as duas pistas em forma de cruz como nos campos ingleses

Parnamirim Field Vista Aérea - Pátio de Estacionamento e oficinas

Parnamirim Field Vista Aérea - Visão geral


Parnamirim Field - Torre, pátio da manutenção

Dois Presidentes na "Conferência de Natal"

Fonte: Scribd

Quando o presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt se encontrava em Marrocos, solicitou ao almirante Jonas Ingram para marcar um encontro com Getúlio Vargas, presidente do Brasil, na Cidade do Natal.

Acertada a reunião, todas as providências foram tomadas em sigilo. O presidente Getúlio Vargas chegou em Natal no dia 27 de janeiro de 1943, acompanhado de sua comitiva.

Ficou alojado no Destróier Jouett. Na manhã do outro dia, dois aviões trouxeram o presidente dos Estados Unidos, Roosevelt, e sua comitiva.

As autoridades brasileiras sediadas em Natal não foram informadas das ilustres presenças e a segurança dos dois americanos, causando um mal-estar. O governante potiguar Rafael Fernandes foi convidado para comparecer à base sozinho.

Liberator em pleno abastecimento (acima e abaixo)

Local onde ficavam os tambores de gasolina de aviação antes da construção do depósito definitivo

Chegando lá é que soube da novidade. Depois, Getúlio Vargas e Roosevelt, acompanhados de Rafael Fernandes, cumpriram um programa de inspeções: base de hidroaviões, Parnamirim e os quartéis brasileiros do exército e da aeronáutica. À noite, Vargas e Roosevelt participaram da "Conferência de Natal" que, segundo Clyde Smith Junior, "girou em torno de interesses mútuos e laços de amizades entre seus países, a prevenção de um possível e perigoso ataque dirigido de Dakar para o hemisfério ocidental, e o apoio do Brasil aos objetivos de guerra de Roosevelt.

Patio de parnamirim field com aeronaves de carga DC-3
( a confirmar pois tenho a mesma foto creditada a Pici Field)

No dia seguinte. Roosevelt voou para Trinidad e Vargas voltou ao Rio acompanhado pelo almirante Ingram e pelo general Wash".

Ao que parece, Roosevelt teria "pedido" ao presidente Vargas, o envio de tropas brasileiras para o "front" na Europa e o estadista gaúcho "concordou". A reunião, portanto, não foi apenas um encontro cordial de amigos para conversar futilidades. Nela, ficou acertado o envio de tropas brasileiras para o "front".