Evangelho (Lucas 17,11-19)

Quarta-Feira, 12 de Novembro de 2008
São Josafá

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: "Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!" 14Ao vê-los, Jesus disse: "Ide apresentar-vos aos sacerdotes".
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.
17Então Jesus lhe perguntou: "Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?" 19E disse-lhe: "Levanta-te e vai! Tua fé te salvou".

São Josafá

São Josafá Hoje celebramos a Memória do santo Bispo que derramou o seu sangue por amor do Supremo e Único Pastor das ovelhas, tornando-se precursor do ecumenismo. João Kuncewicz nasceu na Ucrânia, no ano de 1580 numa família de ortodoxos, ou seja, ligados à Igreja Bizantina e não a Romana.
Com a mudança de vida mudou também o nome para Josafá, pois era comerciante até que tocado pelo Espírito do Senhor abraçou a fé Católica e entrou para a Ordem de São Basílio, onde como monge desde os 24 anos, tornou-se apóstolo da unidade e sacerdote do Senhor. Dotado de muitas virtudes e dons, foi superior de vários conventos, até tornar-se Bispo de Polotsk, e lutar pela formação do clero, catequeze do povo e evangelização de todos.
São Josafá, além de promover com o seu testemunho a caridade para com os pobres, desgastou-se por inteiro na promoção da unidade da Igreja Bizantina com a Romana; por isso conseguiu levar muitos a viverem a nota Una da Igreja de Cristo. Os que entravam em comunhão com a Igreja Romana, como Josafá, passaram a ser chamados de "uniatas", ou seja, excluídos e acusados de maus patriotas e apóstotas, segundo os ortodoxos. Aconteceu que numa viagem pastoral, Josafá, com 43 anos, foi atacado, maltratado e matirizado entrando assim no Céu, donde continuou intercedendo pela unidade, tanto assim que os próprios assassinos mais tarde se converteram à unidade que Cristo deseja.