Evangelho (Lucas 19,41-44)

Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2008
33a Semana Comum


Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

Santo Otávio, São Soluto e Santo Advento

Santo Otávio, São Soluto e Santo Advento Santo Otávio, São Soluto e Santo Advento

Esses soldados da legião Tebana, defenderam com a própria vida a determinação de permanecerem fiéis e devotos ao cristianismo.

Com as perseguições do imperador Maximino e com as reformas do bispo Máximo de Turim que exortava os seus fiéis a honrar os santos que haviam derramado o seu sangue pela cidade, os três soldados foram capturados. Santo Otávio e Santo Advento foram logo executados. São Soluto conseguiu escapar, mas, denunciado, foi morto a golpes de espada.

Conta-se que uma mulher, de nome Juliana, convidou os assassinos a sua casa e depois de embriagá-los conseguiu descobrir o local em que eles foram sepultados. Ali ela ergueu um túmulo onde os sepultou dignamente.