O “WhiteKnightTwo” da Virgin Galatic está terminado

Fonte: Quintus por Clavis Prophetarum

Está cumprida a primeira etapa da caminhada que levara algumas centenas de turistas espaciais - entre os quais estão pelo menos dois portugueses - ao Espaço a partir de 2010. Esta etapa consiste no fim da construção do avião-mãe “WhiteKnightTwo” pela empresa Scaled Composites para a Virgin Galactic do multimilionário Richard Branson.

O “WhiteKnightTwo” foi completamente construído em fibras de carbono de forma a manter um peso muito baixo, sem sacrificar uma grande resistência estrutural que lhe permita usar quatro poderosas turbinas a reação para levar o avião de apenas 30 toneladas assim como o pequeno “SpaceShipTwo” que transporta entre a sua dupla fuselagem, levando dois pilotos e turistas espaciais ate uma altitude 100 km.

O primeiro lançamento para um curto, mas sempre espectacular voo suborbital do par ira ocorrer em meados de 2009 e se for bem sucedido provara a viabilidade e segurança de um sistema capaz de colocar em orbita cargas úteis de pequeno peso, mas a uma fração dos mais baratos foguetões da atualidade: a serie “Longa Marcha” chinesa e o PLS indiano. O conceito de avião-mãe e avião-foguete transportado pelo primeiro corresponde aos primeiros planos da NASA para o Shuttle, na década de setenta, depois abandonados por limitações orçamentais, mas o seu ressurgimento privado prova a sua viabilidade e economia de custos… E serve de lição a todos os países que continuam a fazer depender os seus programas espaciais de sistemas dispensáveis e extremamente dispendiosos.