Projeto do novo Antonov-70 em estudo
Fabricado por chineses e ucranianos, concorrerá com o A-400


As autoridades da Ucrânia divulgaram nesta semana que prosseguem as negociações entre China e Ucrânia, para a produção do avião de transporte pesado Antonov Na-70

O projecto Na-70 começou a tomar forma ainda durante o período soviético como substituto do IL-76 que existe em elevados números em vários países, nomeadamente na Rússia. Com o colapso da União Soviética o projecto continuou a ser desenvolvido, embora tenha sofrido vários problemas com acidentes dos aviões protótipos. Em 2002 Russia e Ucrânia acordaram o desenvolvimento a meias do avião, mas com a chegada ao poder da oposição ucraniana e com o consequente esfriamento das relações entre os dois países o projecto foi novamente afectado. Os russos optaram por uma versão do velho IL-76 com novos motores e nova electrónica e sistemas de navegação, enquanto que a Ucrânia ficou sozinha com o projecto mas sem os recursos necessários para o seu desenvolvimento.

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A China que se mostrou interessada no projecto ainda nos anos 90 apoiou o seu desenvolvimento. A Força Aérea da Ucrânia está interessada no avião mas tem apenas capacidade para adquirir cinco unidades, o que seria claramente insuficiente para garantir a viabilidade do projecto.

Segundo as mais diversas fontes, os ucranianos tentaram negociar o desenvolvimento da aeronave com indústrias ocidentais, mas os governos de países como a Alemanha ou a França não se mostraram interessados, alegadamente para proteger o desenvolvimento do projecto europeu A-400, com o qual o Antonov An-70 concorre directamente, pois ele era maior e tinha mais capacidade de carga e alcance.

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Porém o novo An-70, do qual não são conhecidas fotografias, será diferente do projecto inicial. Se inicialmente se previa que se tratasse de um turbo propulsor a hélice, os modelos que estão a ser desenvolvidos em cooperação com a China serão movidos por um turbo reactor, que deverá ser de concepção chinesa.

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A inclusão de motores diferentes poderá alterar as características da aeronave, mas pelas suas dimensões e características esperadas, que incluem capacidade para transportar quase 50 toneladas, a sua venda no mercado internacional não deixará de ser uma possibilidade. Ele concorrerá tanto com o A-400M como com o IL-76 russo.