http://www.defenseindustrydaily.com/images/AIR_F-18_Australia_lg.jpg

Boeing inicia a montagem final dos caças F/A-18F Super Hornet da Real Força Aérea Australiana

Fonte: Aviação Brasil

No último dia 9 de dezembro, a Boeing iniciou as operações para a montagem final do primeiro, entre os 24 jatos F/A-18F Super Hornet para a Real Força Aérea Australiana (RAAF – Royal Australian Air Force). Os caças multitarefa Super Hornet serão entregues à RAAF entre o primeiro trimestre de 2010 e o final de 2011.

“O Super Hornet está dentro do prazo de entrega e proporcionará à Austrália capacidade multitarefa sem comparação”, disse Bob Gower, vice-presidente dos Programas F/A-18 e EA-18 da Boeing Integrated Defense Systems. “A tecnologia de próxima-geração do Super Hornet Block II – incluindo o radar Active Electronically Scanned Array (AESA), os sensores integrados e o ambiente de compartilhamento de dados de rede centralizada – fornecerão uma gama abrangente e vasta de soluções em combate aéreo às forças armadas australianas. Estas capacidades serão entregues com data e custo certos e programados”, conclui Gower.

O coronel Steve Roberton, chefe do gabinete de transição de combate aéreo da RAAF, disse que o Super Hornet permitirá à Austrália deter uma capacidade superior de combate aéreo em sua região. “O Super Hornet trará à Austrália uma nova geração de poder aéreo”, declarou Roberton. “Seu avançado sistema de armas proporciona capacidades sem precedentes na arena de combate aéreo, cobrindo todas as missões de defesa aérea, ataque terrestre estratégico e marítimo. É um verdadeiro caça multitarefa e o Grupo de Combate Aéreo (Air Combat Group) aguarda com ansiedade a chegada do Super Hornet da Real Força Aérea da Austrália”, celebra Roberton.

O Super Hornet em produção para a Austrália é baseado no F/A-18F, utilizado pela Marinha Norte-Americana. O Super Hornet Block II é o primeiro caça em operação a incorporar capacidades de próxima-geração.

“O Super Hornet é o programa de aquisição-modelo para os Estados Unidos e a Marinha Americana. É aquele que continua a acrescentar capacidade enquanto reduz custos”, disse o capitão da Marinha Americana, gerente e representante internacional de negócios do Programa F/A-18, James Kennedy. “O Super Hornet fornecerá aos nossos parceiros na Austrália um novo e poderoso sistema de armas. Estou certo de que, assim como os pilotos da Marinha Americana, os pilotos Australianos reconhecerão que o Super Hornet proporciona uma consciência situacional sem paralelo e seus sistemas avançados permitem com que essa aeronave realize missões ar-ar e ar-superficie numa mesma missão com eficiência inigualável. O Super Hornet está entregando hoje, as capacidades de amanhã”, conclui.

O Governo Australiano anunciou em março de 2007 a aquisição de 24 unidades do F/A-18F, fazendo da Austrália o primeiro cliente internacional do Super Hornet.

O F/A-18E/F Super Hornet Block II é um caça multitarefa, capaz de desempenhar virtualmente qualquer missão, incluindo superioridade aérea, ataque diurno/noturno com armas-guiadas de precisão, acompanhamento de caça, suporte aéreo, supressão de defesa aérea inimiga, ataque naval, missões de reconhecimento, controle aéreo avançado e missões de reabastecimento em vôo. A Boeing já entregou mais de 375 unidades do F/A-18E/F à Marinha Americana. Todo Super Hornet produzido foi entregue no prazo, ou antes.

Uma unidade da Boeing Company, a Boeing Integrated Defense Systems é uma das maiores empresas do mundo no setor espacial e de defesa, especializada em soluções inovadoras, desenvolvidas sob medida para as necessidades dos seus clientes. É ainda a maior e mais versátil indústria de aviões militares do mundo. Sediada em Saint Louis, nos Estados Unidos, a Boeing Integrated Defense Systems tem negócios avaliados em US$ 32,1 bilhões e conta com 71.000 funcionários.