A Google comprou um Alpha Jet

Fonte: Quintus por Clavis Prophetarum

www.richard-seaman.com

(Alpha Jet da FAP na base aérea de Beja in http://k53.pbase.com)

A Google tem agora… um caça a jato. Trata-se de um Alpha Jet, como este na fotografia que foi utilizado até finais de 2005 na Força Aérea Portuguesa) na missão de apoio aéreo ofensivo sendo então substituídos pelos F-16 da Esquadra 301. Atualmente são usados apenas nas missões de instrução avançada e acrobacia aérea. O Alpha Jet da Google está no aeródromo da Google em “Moffet Field”, em Mountain View. Durante algum tempo, o avião esteve no exterior da pista, mas agora foi resguardado dentro de um hangar, depois de terem surgido nos meios de comunicação as primeiras notícias sobre a sua existência… O jornal “New York Times” afirma que o avião vai ser recheado de instrumentos científicos para uso pela NASA, mas a Google já tem outros aviões a jato, como um Boeing 757, um Boeing 767 e dois Gulfstream V, todos estacionados em Mountain View, a alguns quilómetros da sede da empresa. Um dos CEOs da Google tem um brevet, pelo que não me admiraria muito se começassem a andar no Alpha Jet… Colocando em risco a sólida cotação das ações da Google, pois… Contudo, não seriam os primeiros CEOs de empresas de TI que andam em antigos jatos militares: Larry Ellison, o CEO da Oracle, também tem um antigo caça F-5 (como os que equipam a Força Aérea Brasileira) e voa sozinho nele sempre que está de feição para tal. Na Google, nenhum dos fundadores tem brevet, quem o tem é o CEO Eric Schmidt que é descrito pelo Times como sendo “um piloto ávido” e que provavelmente acabará por dar uma boleia aos dois fundadores da empresa,Larry Page e Sergey Brin.

A NASA tem no seu site oficial os acordos estabelecidos com esta subsidiária da Google que controla efetivamente a frota de aviões a jato da Google. Aqui, observamos que a Google (via H211) tinha um acordo com a NASA para… monitorizar a reentrada da cápsula europeia “Jules Verne” (ATV) quando este se autodestruiu na na atmosfera em Outubro de 2008! Aparentemente, o Alpha Jet vai ser usado para este tipo de fins! Para tal, contudo, terá ainda que receber ainda a instalação de câmaras de alta resolução, instrumentos de análise espectral e um detetor de infravermelhos.

Segundo os registos públicos, o Alpha Jet da Google está registado em nome da subsidiária H211 L.L.C. da Google e foi construído em 1982.

Bem, seja o Alpha Jet usado para missões da NASA ou para fins recreativos pelos abastados gestores da Google … Se quiser mesmo, pode juntar-se a este clube restrito de megamilionário que voam em antigos jactos de combate… Basta para tal que escolha um destes aviões disponíveis para venda na http://www.thorntonaircraft.com e começar a voar neles, captando ou não, dados para a NASA. Aqui no Quintus, já reservámos dois…

T-38A, N538TC

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Mfg. Serial No: 5881 USAF Serial No: 65-10462Airframe Time: 2003 TTSN
Wing Time: 2030 TTSN
Engine Times: 5 SOH, 481 SOH

Lowest time T-38 in the world,
now ready for paint and delivery

F-5B, N675TC

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Mfg. Serial No: 8064 USAF Serial No: 68-9085Airframe Time: 4095 TTSN
Wing Time: 4095 TTSN
Engine Times: 0 SHSI, 0 SHSI

Pre-moratorium two seat fighter,
ready to go

F-5A, N685TC

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Mfg. Serial No: 1009 USAF Serial No: 68-9108Airframe Time: 3331 TTSN
Wing Time: 3664 TTSN
Engine Times: 50 SHSI, 70 SHSI

Pre-moratorium single seat fighter, a gorgeous aircraft

Both the F-5 and T-38 offer superb performance, excellent flight characteristics, and unmatched safety records in military service. While there is a high level of commonality between these aircraft, the F-5 has a drag chute, large power disk brakes and provision for external fuel. On the other hand, the T-38 is lighter and has somewhat higher performance than the F-5. The range of the T-38 at 750NM is slightly greater than than that of the F-5 in the clean (tip tanks) configuration. However, the range of the F-5 can be extended to 850NM with the addition of an external centerline fuel tank. Take-off and landing performance of the F-5 is superior to that of the T-38 due to the drag chute and larger wheels and brakes of the F-5. In addition, the F-5 exhibits less buffet in the traffic pattern due to its leading edge flaps.