O fabricante sueco SAAB, veio afirmar que uma bateria de testes confirmou e demonstrou a capacidade do último desenvolvimento da empresa, o Gripen «NG» voar a uma velocidade de MACH 1.2 sem pós combustão.
A confirmação desta capacidade ocorre após mais de 40 missões de teste. Isto implica que o caça Gripen pode não apenas voar a uma velocidade superior à do som sem utilização de pós-combustão em condições especificas ou pontuais, mas que consegue utilizar aquela característica de forma sustentada.
A capacidade de uma aeronave voar a uma velocidade superior à do som, sem a utilização de pós-combustão[1] é desde há algum tempo considerada como um argumento de vendas muito válido, pois permite um aumento considerável da sua autonomia e do seu raio de acção operacional.
A autonomia do Gripen é vista por muitos analistas como um dos pontos negativos do avião, pelo que a capacidade agora confirmada vem confirmar os valores apontados para a autonomia operacional do novo Gripen «New Generation», a última versão do caça sueco que está no momento envolvido em vários concursos internacionais.
O voo em «supercruise» de forma sustentada é um importante argumento de vendas numa altura em que surgiram algumas dúvidas na imprensa internacional relativamente às possibilidades de o Gripen continuar na corrida para o fornecimento de mais de 120 unidades do caça para a força aérea da Índia
A capacidade de «supercruise» é uma característica dos dois caças norte-americanos «Stealth», F-22 (Já em operação) e o F-35 que está presentemente em fase avançada de desenvolvimento. Estas aeronaves são capazes de voar sem pós combustão a velocidades de MACH 1.3 a 1.5 (Algumas fontes apontam valores superiores, mas sem confirmação).
Outras aeronaves também poderão desenvolver ou vir a certificar a capacidade para voar nestas condições, e uma delas é o F-16 proposto à Índia, cujo fabricante – a Lockeed Martin - afirmou há algum tempo que o F-16 para a Índia poderia ser fornecido com aquela capacidade.
No entanto o valor apontado para o F-16 é de MACH 1.05, uma velocidade apenas marginalmente superior à velocidade do som.
É importante realçar que excepto nos novos caças Stealth norte-americanos que transportam armas em baías internas na fuselagem, a velocidade da aeronave é condicionada pelo armamento que transporta. Os testes efectuados pela SAAB comprovam a capacidade «Supercruise» do Gripen, mas pelas declarações fornecidas pelo fabricante não permitem concluir se os testes foram feitos numa configuração «limpa» ou se por outro lado foram transportados armamentos.
[1] A pós combustão é um processo que aumenta o consumo de combustível, reduzindo a autonomia.
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