Oman vai comprar 24 Typhoons

Fonte: Quintus por Clavis Prophetarum

Oman está em negociações com o governo britânico para a aquisição de 24 Eurofighter Typhoons por 1,5 biliões de libras. Os aviões irão substituir os já ultrapassados Jaguar por volta de 2012.

O país da Península Arábica deverá receber Typhoons de Tranche 1 Block 5 oriundos do grupo de 53 aviões deste tipo atualmente na RAF, cuja venda deverá financiar a aquisição de Typhoons de Tranche 3.

A RAF não estará muito interessada em manter estes aparelhos porque têm uma limitada capacidade para serem atualizados. Mas poderão ser pelo menos adaptados ao cumprimento de missões ar-terra e à utilização de bombas de precisão, uma adaptação que faz parte das exigências de Oman, país que assim ficará com um dos melhores interceptores do mundo, bem capaz de enfrentar qualquer avião que o Irão, a grande ameaça regional, lhe possa atirar para a frente e que simultaneamente permitirá ao Reino Unido prosseguir com a atualização dos seus Typhoon em época de grandes constrangimentos orçamentais.

O trabalho de transformação também irá ocupar as fabricas da BAE no Reino Unido e garantir postos de trabalho numa época onde a ameaça ao Emprego assola todo o continente europeu, e o Reino Unido com especial incidência.