FAA recebe o primeiro Twin Otter modernizado

Fonte: Segurança & Defesa

No dia 27 de janeiro chegou a El Palomar, em um vôo de traslado originado em Corpus Christi (EUA) o DHC-6 Twin Otter 200 de matrícula T-86, recentemente modernizado e repotencializado para a Fuerza Aérea Argentina pela empresa Texas Air Service Inc. O primeiro vôo de teste aconteceu em 12 de dezembro do ano passado.

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O traslado foi feito em 13 dias, com 57 horas de vôo e 33 escalas em 13 países. A tripulação, totalmente argentina, era composta por quatro pilotos, dois mecânicos, dois OSEA (Operadores de Sistema de Entrega Aérea) e um navegador de C-130, para apoio à navegação internacional.

Os primeiros vôos de traslado de Twin Otter argentinos ocorreram em 1968, quando foram adquiridos ao Canadá. Na ocasião, a rota adotada costeava o Pacífico, enquanto dessa vez se decidiu costear o Atlântico, aproveitando ao máximo o espaço aéreo brasileiro, que dispõe de maiores auxílios à navegação, além de evitar vôos sobre montanhas. A aviônica foi totalmente modernizada, com “displays” de cristal líquido, radar Bendix/King RDR 2100, dois GNS Garmin 430 (GPS+VOR+VHF), dois MFD Garmin G600 e equipamento de comunicações digitais.

Os motores originais Pratt & Whitney PT6A-20 de 579shp foram trocados por dois PT6A-27 de 680shp. Mesmo assim, o avião continua sendo caracterizado como série 200, já que para passar a ser da série 300 seriam necessários reforços nas asas. A intenção da FAA é elevar toda sua frota de Twin Otter a esse padrão. Por esse motivo, uma aeronave semelhante se encontra na Viking Air Limited, sediada no aeroporto internacional de Victoria, na Columbia Britânica, Canadá.

Enquanto isso, prossegue a licitação para fornecimento de um Twin Otter série 300 para aumentar a frota do Escuadrón VII da IX Brigada Aérea de Comodoro Rivadavia. (Juan Carlos Cicalesi e Juan Manuel Barragán)