A imagem “http://img.rian.ru/images/11996/66/119966601.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Gobierno de Kirguizistán presenta al Parlamento documento sobre el cierre de base aérea de EEUU en el territorio del país

Fonte: RIA Novosti

El Gobierno de Kirguizistán envió al parlamento la disposición que rescinde el acuerdo con EEUU sobre el emplazamiento de una base aérea estadounidense en el territorio de esta república centroasiática, informaron hoy fuentes del Ejecutivo kirguís.

En rueda de prensa, celebrada ayer en Moscú, el presidente de Kirguizistán, Kurmanbek Bakiev, confirmó la decisión de las autoridades republicanas de cerrar la base militar estadounidense en el aeropuerto de Manas.

Esa base aérea, abierta en diciembre de 2001 en virtud del mandato correspondiente de la ONU, se utiliza para prestar apoyo logístico a la operación antiterrorista que se realiza en Afganistán.

A imagem “http://img.rian.ru/images/11998/98/119989887.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Kirguistão fecha maior base americana na região

DEFESANET - Fernando Diniz

O governo do Kirguistão planeja fechar definitivamente uma importante base militar norte-americana em seu território. A base militar de Manas é usada como rota para o envio de tropas e suprimentos para o Afeganistão. A informação foi divulgada pela imprensa russa.

O Presidente Kurmanbek Bakiyev declarou numa conferencia de imprensa em Moscou que todos os passos estão sendo dados para o fechamento da Base Aérea de Manas. O anuncio foi feito após a divulgação de um multimilionário pacote de ajuda econômica da Rússia para o Kirguistão.

Um porta-voz do Pentágono declarou que Manas é de uma enorme importância estratégica para os EUA e seus aliados da OTAN na luta em território afegão. A base é o principal ponto de distribuição de tropas e suprimentos aliados, além de base de reabastecimento de aeronaves, e o governo americano espera que o governo kirguiz reconsidere, declarou o porta-voz.

O gen. David Petraeus, C-in-C no Oriente Médio e Afeganistão esteve no Kirguistão numa tentativa de reverter a decisão. Declarou que a visita envolvia outros temas, que o fechamento da base não foi discutido e que oficiais de alto nível disseram a ele que as notícias vazadas pela imprensa russa são sem fundamento.

O Kirguistão é um país montanhoso na Ásia Central, e fez parte da antiga União Soviética, sendo o segundo país mais pobre da região.

Os Estados Unidos pagam cerca de USD 63 milhões por ano pelo uso da base, e empregam mais de 300 trabalhadores locais. A base está em operação desde dezembro de 2001 sob mandato da ONU.

A imprensa russa informou que o governo de Moscou ofereceu um pacote de ajuda econômica de mais de USD 300 milhões, um prazo de 40 anos para pagar a um juro de 0,75% ao ano, além do cancelamento de uma dívida kirguiz com Moscou de mais de USD 180 milhões.

O Kirguistão também hospeda a base russa de Kant, oficialmente aberta em 2003.

Com a decisão americana de enviar mais 30mil homens ao Afeganistão, o uso de Manas torna-se essencial para o esforço de guerra da Aliança.

As relações entre os Estados Unidos e o Kirguistão foram afetadas depois que um cidadão kirguiz foi morto por um aviador americano em dezembro de 2006. O militar foi transferido e foi oferecido à família do morto compensação monetária. O presidente Bakiyev declarou no anuncio do fechamento da base que não estava satisfeito com o andamento das investigações sobre o incidente, e que a incapacidade de seu governo de prover segurança a seus cidadãos era um ponto de constante preocupação para ele.