Foto: Murilo S. Romeiro

Explosão ocorreu por volta das 14h20, em São José dos Campos

Explosão em paiol do CTA deixa um ferido, diz Aeronáutica

Uma pessoa teve escoriações leves no incidente desta tarde.
Área do paiol foi isolada e bombeiros, acionados para combater incêndio.

Do G1, em São Paulo

O comando da Aeronáutica, por meio de nota oficial em seu site e assinada pelo brigadeiro do ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, confirmou que, por volta das 14h15 desta quarta-feira (18), houve “uma sequência de queima de materiais explosivos em um dos paióis do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos", a 97 km de São Paulo.

A Aeronáutica informou ainda que ao menos uma pessoa ficou ferida, com escoriações leves, no incidente. A assessoria de comunicação do CTA havia informado anteriormente que não houve vítimas na explosão.

Por medida de prevenção, o CTA isolou a área do paiol atingido e evacuou os militares e civis que estavam em instalações nas imediações. Além disso, o Corpo de Bombeiros de São José dos Campos foi acionado para apoiar as equipes de combate a incêndio do CTA, segundo informações da nota da Aeronáutica.

Ao finalizar a nota, o comando da Aeronáutica afirma que iniciou os procedimentos necessários para investigar as circunstâncias do incidente.


Paiol de armas da Aeronáutica explode em São José dos Campos

VNews Via O Globo

Um paiol de armas do Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) explodiu por volta das 14h20m desta quarta-feira, em São José dos Campos, a 92 quilômetros da capital. O paiol, onde eram armazenados diversos produtos explosivos como pólvora, bombas, munição e combustível para foguetes, explodiu dentro da área do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Ainda não há informações sobre mortos ou feridos. Os bombeiros ainda não sabem o que causou a explosão.

Os prédios do IAE foram evacuados. Segundo informações, os funcionários foram retirados do local e serão dispensados. Estão no local seis viaturas dos bombeiros e cerca de 20 homens. A situação já estaria controlada, de acordo com os bombeiros.

Moradores de vários bairros da cidade ouviram a explosão e ficaram assustados com a fumaça, que pode ser vista de longe. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Vale do Paraíba, houve uma primeira explosão de maior impacto, seguida de várias outras com menor intensidade.




Paiol da Aeronáutica com pólvora e armas explode

Moradores de São José dos Campos relataram ter ouvido barulho muito forte Após três explosões, uma pessoa ficou levemente ferida, um vigia chegou a desmaiar e funcionários tiveram de evacuar o prédio

FÁBIO AMATO - DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - MATHEUS PICHONELLI - DA AGÊNCIA FOLHA

Uma série de explosões em um dos paióis de armas do CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (91 km de São Paulo), deixou uma pessoa levemente ferida ontem à tarde.

Testemunhas relataram que o barulho provocado por elas foi muito forte e pôde ser ouvido em diversos pontos da cidade. A fumaça também podia ser vista à distância.

"Ouvimos três explosões muito fortes. Em seguida, recebemos a ordem para evacuar os prédios e nos mandaram para casa", disse um funcionário do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) ouvido pela reportagem que não quis se identificar.

O paiol fica dentro do IAE, braço da instituição responsável por projetos como o do desenvolvimento do VLS (Veículo Lançador de Satélites).

De acordo com o CTA, havia pólvora e armamentos dentro do local atingido. Não foi informada a quantidade. No momento da explosão ninguém estava dentro do local. Um vigia que estava do lado de fora desmaiou, mas não se feriu. Uma pessoa ficou levemente ferida com escoriações provocadas por estilhaços de vidro.

"Tudo tremeu"

Minutos após a explosão, a região próxima ao CTA foi tomada por vizinhos e curiosos em busca de informações sobre o que estava ocorrendo.

"Nunca vi uma coisa assim. Foi horrível. A rua inteira estremeceu. Na hora pensei que um avião tivesse caído", disse Joaquim Ribeiro, 55, dono de uma loja de autopeças vizinha ao CTA.

Na hora do estouro, cerca de 30 clientes de um restaurante vizinho dali saíram para ver o que acontecia. Uma funcionária, que estava em um escritório, pensou que se tratava de alguém tentando invadir o local com socos e pontapés.

"Em uma hora, deu pra ver uma peça do tamanho de um carro voando na altura de um prédio grande. Tudo tremeu", disse o gerente do restaurante, Jaede de Toledo Santos, 30.

A Aeronáutica informou que deu início às investigações para descobrir o que provocou as explosões. O Corpo de Bombeiros informou que enviou para o local quatro carros e 11 homens, que atuaram no combate ao incêndio que atingiu a mata ao redor do paiol. O fogo foi contido ainda ontem à tarde.