http://www.milavia.net/news/images/ec635_jordan.jpg
França venderá ao Iraque 24 helicópteros militares

Da EFE - Via G1

O Governo francês chegou a um acordo com o iraquiano para a venda de 24 helicópteros militares fabricados pela Eurocopter, filial do grupo europeu EADS, no primeiro contrato militar entre os dois países desde 1990, afirmou o Ministério da Defesa francês.

O preço da transação, assinada na quarta-feira em Paris pelos ministros da Defesa Hervé Morin (França) e Abdel Kader Obeidi (Iraque), é de 360 milhões de euros, segundo fontes do departamento.

Os aparelhos, que estarão configurados para cumprir missões de segurança interna, são do modelo EC 635 da Eurocopter, que não deu, por enquanto, nenhuma declaração a respeito, à espera que o contrato entre em vigor.

O convênio estabelecido ontem é um passo necessário, após um primeiro acordo que os dois países tinham definido sobre a venda dos 24 helicópteros.

O novo documento se refere também à formação de pilotos e à manutenção das aeronaves, entre outros elementos.

As fontes francesas insistiram em que é o primeiro contrato de armamento que Paris assina com o Iraque desde que o regime de Saddam Hussein invadiu o Kuwait, em 1990.

A Eurocopter tinha vendido antes dessa data outros helicópteros ao Iraque, mas, a partir de então, a situação ficou congelada, devido ao embargo internacional a qual Bagdá esteve submetida, em particular para a aquisição de material de uso militar.