http://diariodigital.sapo.pt/images_highlight/coreia-norte-misseis.jpg
Coreia do Norte anuncia lançamento de satélite

Reuters/Brasil Online - Por Jon Herskovitz - Via O Globo - (Reportagem adicional de Kim Junghyun, Rhee So-eui e Cheon Jong-woo em Seul, Yoko Nishikawa em Tóquio e Chris Buckley em Pequim)

A Coreia do Norte afirmou neste sábado que está preparando o lançamento de um satélite em um de seus foguetes, fato que os analistas consideram que seria na realidade o teste de disparo de um míssil de longo alcance projetado para atingir o território dos Estados Unidos.

O anúncio, que causou instabilidade no mercado financeiro da Coreia do Sul, foi feito depois de semanas de duras declarações da Coreia do Norte direcionadas ao governo conservador sul-coreano e também de advertências de que a península coreana estava à beira da guerra.

Analistas dizem que as autoridades norte-coreanas estão recorrendo a pronunciamentos extremados para pressionar o novo governo dos EUA e seus principais aliados na região, a Coreia do Sul e o Japão, para que revertam duras políticas contra o Norte. Em viagem à Ásia na semana passada, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, preveniu a Coreia do Norte contra quaisquer ações provocativas.

"Os preparativos para o lançamento de um satélite experimental de comunicações... estão agora em rápido progresso", afirmou a agência de notícias da Coreia do Norte, a

KCNA

"Quando este lançamento de satélite se tornar um sucesso, a tecnologia e ciência espacial da nação darão um novo passo gigante na construção de uma potência econômica."

Autoridades em Seul, Tóquio e Pequim disseram estar observando de perto os desdobramentos no Norte e peritos em segurança se mostraram divididos sobre se o lançamento será realizado dentro de dias ou semanas.

A Coreia do Norte assombrou a região ao disparar um míssil sobre o Japão em 1998, dizendo que havia lançado um satélite.

Se os foguetes de longo alcance forem bem-sucedidos, a Coreia do Norte passaria a ter um míssil com um alcance máximo de 6.700 quilômetros, projetado para eventualmente carregar uma ogiva nuclear que poderia atingir o território dos EUA, mas não os 48 Estados contínuos do país, disseram analistas.

Com isso, pela primeira vez os EUA ficariam diante de uma ameaça direta à sua segurança. A Coreia do Norte só testou uma vez o foguete de longo alcance, conhecido como Taepodong-2, em 2006, quando voou por alguns segundos e explodiu.

Peritos em proliferação de armas dizem que o Norte, que já testou um dispositivo nuclear também em 2006, não possui a tecnologia necessária para a fabricação de uma arma nuclear suficientemente pequena para ser colocada em uma ogiva.

A Coreia do Norte costuma fazer pronunciamentos provocativos em momentos de intensa diplomacia regional. O anúncio sobre o satélite foi feito logo depois que o primeiro-ministro japonês, Taro Aso, chegou a Washington para uma reunião de cúpula com o novo presidente dos EUA, Barack Obama. A notícia da KCNA também surgiu pouco antes do primeiro aniversário do presidente sul-coreano, Lee Myung-bak.

A Coreia do Norte se irritou com a decisão de Lee de por fim à ajuda incondicional ao país e vem ameaçando atacar Seul.

Analistas dizem que o Norte, empobrecido, não se arriscaria a entrar em um amplo conflito porque seu grande arsenal militar é antiquado e não teria como enfrentar os 670 mil soldados da Coreia do Sul e seu poderoso aliado, os EUA, que mantêm 28 mil militares no Sul.

Míssil balístico ou veículo lançador de satélites ?
Anúncio coreano gera desconfiança
ÁREA MILITAR

O anúncio por parte de autoridades da Coreia do Norte sobre o lançamento dentro dos próximos dias de um satélite, levantou dúvidas sobre o verdadeiro objectivo das autoridades daquele país.

Analistas ocidentais citados pelas principais estações de televisão e jornais, afirmam que o anuncio sul-coreano corresponde não ao lançamento de um satélite de comunicações mas sim ao lançamento de uma das versões mais recentes do míssil Taepodong-II, uma variante muito modificada dos antigos mísseis Scud da União Soviética.

Sabe-se que em 2006 a Coreia do norte lançou um míssil Taepodong, que voou sobre o Japão tendo caído no oceano pacífico. O lançamento foi considerado como falhado, não tendo segundo analistas militares disparado o seu segundo estágio. Aparentemente e segundo analistas afirmaram em 2006, o míssil norte-coreano é um sistema com capacidade para (em teoria) atingir alvos a distâncias de 4.000.
Na altura os Estados Unidos consideraram o lançamento do míssil coreano uma provocação, pois ele foi lançado (juntamente com outros de menor alcance) no dia 4 de Julho, festa nacional nos Estados Unidos.

No entanto, ao afirmar que se prepara para lançar um satélite, a Coreia do Norte poderá na realidade estar a preparar mais um teste de um míssil, que para ter capacidade para vencer a gravidade, também terá segundo estimativas avançadas, um alcance que pode chegar a 6.000km[1]. Desta forma o sistema norte-coreano terá capacidade para atingir alvos em pontos tão distantes como Anchorage no Alaska, Darwin na Austrália ou Nova Delhi na Índia.

Outras fontes afirmam que a Coreia do Norte para de facto lançar um satélite, avançando no entanto que todo o veículo lançador de satélites pode ser convertido para transportar uma ogiva nuclear.

No entanto, embora a Coreia do Norte tenha já feito explodir um pequeno engenho nuclear, existem dúvidas de que tenha conseguido reduzir o seu tamanho de forma a permitir o seu transporto a bordo do míssil.


[1] Considera-se como míssil balístico intercontinental aquele que tenha um alcance superior a 5.500km