Fonte: Revista Veja Com agência Reuters
A equipe Honda de Fórmula 1 teve seu salvamento anunciado na noite desta quinta-feira. A escuderia será substituída pela Brawn GP, de propriedade de Ross Brawn. Os pilotos serão o inglês Jenson Button e o brasileiro Rubens Barrichello -mesma dupla que representou a Honda no campeonato passado.
Em nota, Brawn, antigo diretor-técnico da Ferrari, afirmou que está ansioso pelo início da nova temporada após meses de dúvida sobre a sobrevivência da equipe. A Honda havia anunciado sua saída da Fórmula 1 em dezembro do ano passado.
Os motores serão fornecidos pela Mercedes-Benz. A montadora alemã exigiu garantias financeiras de que a equipe participará de toda a temporada 2009, no que foi atendida por Brawn. O primeiro teste com os carros da nova equipe deverá acontecer nesta sexta-feira. O campeonato começa no dia 29 de março, na Austrália.
Otimismo na Brawn F1
Fonte: UOL - Blog do Teo José
A Brawn F1, deve ser este o nome da ex-Honda, está otimista com o modelo que nesta sexta-feira anda pela primeira vez em Silverstone. Jenson Button já foi convocado e será o responsável pelo shakedown. O inglês e Rubens Barrichello vão dividir os quatro dias de testes em Barcelona -- na semana que vem.
O modelo 2009 foi desenvolvido debaixo das ordens de Ross Brawn. Este trabalho começou na metade do ano passado e não parou. A Honda continua injetando dinheiro na escuderia.
As primeiras informações, extra-oficiais, indicam que mesmo diante do novo regulamento aerodinâmico o carro perdeu muito pouco. Fala-se em 10%. A estimativa para todas as equipes indicavam perdas de no mínimo 30%. Parte disto é devido ao carro de 2008 ser muito ruim e, também, boas soluções encontradas.
Outra informação saída de dentro da Brawn F1 diz respeito ao motor Mercedes. O propulsor tem 95 quilos, igual ao Honda. Só que mesmo com o congelamento das evoluções os engenheiros estão comemorando. O modelo alemão tem mil giros a mais que o japonês e isto dentro das atuais regras.
Ficarei surpreso se este carro entrar na pista e de cara for rápido. Me parece que é um pouco melhor do que o RA108, mas continuo com o meu pensamento de que vai lutar por posições lá atrás do grid. Mesmo com os testes coletivos indicando que vamos ter um equilíbrio maior em 2009.
O orçamento da equipe vai girar em torno 150 e 170 milhões de dólares, bancados pela Honda e Bernie Ecclestone. Nesta sexta, no shakedown, o modelo estará todo branco. Mas, na semana que vem, em Barcelona, pode ter algum patrocinador.
Do Blog do Teo José
Nas últimas semanas o assunto mais comentado por aqui foi a ex-Honda. Agora saiu o anúncio oficial e de novidade só o nome, era para ser Brawn F1 e passou a ser Brawn GP. Na minha avaliação por ser um carro novo, dentro do novo regulamento, a escolha da dupla foi a correta. Rubens Barrichello com sua experiência e conhecimento, vai ser peça fundamental no desenvolvimento do modelo, com as provas em andamento.
Bruno Senna seria uma aposta, só que em tempo errado. Acho que foi até preservado, poderia ter um ano terrível, com poucas condições de mostrar algo e no futuro ter sua trajetória encurtada.
Continuo com os dois pés atrás, mesmo depois de ter escutado coisas positivas com relação ao carro, como falei ontem. É tudo muito corrido e orçamento apertado. Vai ser um ano de sobrevivência. Nos testes da semana que vem em Barcelona teremos uma noção um pouco melhor.
Sem dúvida foram três meses de muita especulação e Rubens Barrichello pode comemorar mais uma vitória. Mesmo poucos acreditando que ele ainda poderia estar lá. Se isto que o faz feliz, que siga em frente e aproveite.
Não foi dito de onde vai sair a grana do time. Na verdade parte vem da própria Honda, que assim diminuiu o que gastaria com o fechamento da escuderia e o restante do Bernie Ecclestone.
Fonte: UOL
O novo dono da equipe Brawn GP, Ross Brawn, espera que o desempenho de sua equipe no início da temporada seja 'respeitável'. O diretor falou após o anúncio em que assumia a ex-Honda. Nesta sexta-feira o time apresentou os pilotos Rubens Barrichello e Jenson Button para a temporada 2009, além de comunicar que usará motores Mercedes.
Esse é o fim da novela que se arrastava desde o anúncio da montadora japonesa que se retirava da F-1, no final do ano passado. Apesar de ter pouco tempo para testar o carro, Brawn está esperançoso de que a equipe poderá ter um desempenho digno e progressos ao longo do ano.
"Nosso maior obstáculo era estar no grid de Melbourne, como conseguimos agora vamos em busca de outras metas. No início poderemos ter problemas com a adaptação do carro, devido a falta de testes, mas entendemos que temos um bom carro e esperamos um desempenho respeitável," falou Brawn.
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